[DIY] Mudar opticas de A4 B5 para restyling - Step by Step

Boas,

Vou tentar fazer este DIY de modo todos possam alterar as suas opticas sem terem de gastar €uronios em eletricistas e etc.

Vamos começar pelo inicio

Material necessario

diy1.JPG


:arrow: 2x Opticas restyling para A4 B5 :arrow: 360€
Referencias valeo: 87500 e 87501
Referencia OE: 8D0941029AK E 8D0941030AK

:arrow: 2x Motores de regulaçao de altura
Referencia valeo: 87299
Referencia OE: 1J0941295F

:arrow: 2x Terminais para farois :arrow: 15€
:arrow: 2x Terminais para piscas :arrow: 10€
:arrow: 14x Conectores :arrow: 15€
:arrow: 1x Serrote de ferro :arrow: 2€ :lol:
:arrow: 1x Lima de ferro
:arrow: Tinta da cor da carroçaria anti-ferrugem
:arrow: Chave que não sei o nome, é mistura de sextavada com uma estrela :oops:
:arrow: Paciencia uma tarde livre e 400€ +/- :)


Começando...


Ora inicialmente vamos ver qualquer coisa tipo isto


diy2.JPG



:arrow: As setas vermelhas apontam os parafusos a ser desapertados


diy3.JPG



:arrow: A seta vermelha aqui aponta para uma patilha por detras do pisca, essa patilha terão de puxar para o lado do guardalamas para a desencaixar.
:arrow: Após tirarem essa patilha teram uma outra patilha por cima da que acabaram de tirar, basta empurrar ligeiramente para baixo e de seguida empurrar o pisca para fora e.... voila


diy4.JPG



:arrow: Quem não achou as patilhas veja agora na foto com o pisca ca fora. A seta a vermelho aponta para a patilha que têm de tirar 1º e a amarela para a segunda.


diy5.JPG



:arrow: Após retirarem o pisca veram qualquer coisa deste género. O próximo passo é retirar o parafuso para o qual a seta esta a apontar
:arrow: Após tirar o parafuso basta puxar um pouco para o lado do guardalamas (para sair do encaixe que esta do outro lado) e tirar a optica ca para fora


O proximo passo é o que requer um pouco de bricolage...

diy6.JPG


Apos tirarem a óptica veram algo parecido com isto mas com um rebordo onde esta a seta, terão então duas hipoteses:

1º Cortam o rebordo todo
2º Cortam um bocado ( +/- por onde esta a linha vermelha e dobram de forma a que acompanhe a borracha da nova optica que foi o que fiz e considero o melhor ate para não entrar agua.

diy6-1.JPG


Este passo para mim foi o que custou mais porque foi um bocado um trabalho de precisão e tentativa\erro mas são ossos do oficio..

Uma coisa que não se podem esquecer é de pintar o que cortaram\lixaram para n terem problemas de ferrugem no futuro.

Aqui podemos ver a difrença do antigo look para o novo.


diy7.JPG




diy8.JPG



Com esta parte terminada resta-nos a instalação eletrica.
Como ja devem saber estas opticas não são faróis de nevoeiro depois teram que comprar a parte e como tal vai sobrar um fio para as luzes de nevoeiro e 3 fios que serão para o motor.

Como disse no inicio vamos precisar de novas fichas e conectores

diy9.JPG


Teremos que cortar o antigo conector redondo que liga a optica antiga deixando um bocado de fio para caso queiram voltar a por como estava.

Apos fazer isto podemos começar a soldar os fios segundo este esquema:

Optica esquerda:

Minimos: Cinzento\Preto
Medios: Amarelo\Preto
Maximos: Branco\Preto
Massa: Castanho


Optica direita:

Minimos: Cinzento\Vermelho
Medios: Amarelo\Branco
Maximos: Branco\Amarelo
Massa: Castanho

O mesmo procedimento para as fichas dos piscas.

Por bastante solda para que não exista qualquer resistência a passagem de corrente e no fim isolar bem.

As lampadas para a optica sao as mesmas da optica antiga sendo que sobra uma H1 que é das luzes de nevoeiro.

E pronto em vez de termos esta luz

diy10.JPG


Temos

diy11.JPG



Espero ter ajudado, acho que agora n restão duvidas a quem quer trocar de opticas num B5 :)

Cumps
 
Já agora uma ajudinha para os menos experientes.
Para isolarem convenientemente os fios e dar um acabamneto um pouco profissional podem dirigir-se a uma casa de componentes electrónicos e compram manga retratil que será colocada em cada fio a ser soldado de forma a cobrir a soldadura efectuada, depois é só dar um pouco de calor com um isqueiro e a manga retrai-se e fica justinha aos fios, dando assim um optima protecção e optimo acabamento.

dtread ,nao leves a mal a minha intervenção ao teu excelente post :p
Cumpts
 
Ora ai esta uma coisa que nao me lembrei :p e que é uma boa ideia! :)

Ideias dessas são sempre bem vindas :)

Cumps
 
Mesmo o topico que eu andava a procura, excelente amigo. :wink:

A minha unica duvida ainda é quanto aos motores de regulação das opticas, sao diferentes de umas pras outras ou usam os mesmos?
 
Pfv. Alguém que me diga onde posso arranjar estas fichas, no ferro velho ou novo?já tenho as ópticas sou tou á espera disto!

abraço
 
mpmacedo disse:
Pfv. Alguém que me diga onde posso arranjar estas fichas, no ferro velho ou novo?já tenho as ópticas sou tou á espera disto!

abraço

Isso novo custa meia duzia de trocos. :wink:

Não te esqueças de pedir os terminais pa cravar nos fios tambem.
 
eu não soldei fios. comprei os terminais que encaixam nas fichas e cravei. em halogeneo nao tem prob mas no xenon quando adaptei soldei dentro da optica e quando desmontei para por na A6, os terminais tinham folga, a solda tinha desaparecido por completo e o isolamento do fio junto ao terminal negro... axo que a solda não aguentou com a descarga do balastro na lampada :icon_eek:
 
nmb disse:
eu não soldei fios. comprei os terminais que encaixam nas fichas e cravei. em halogeneo nao tem prob mas no xenon quando adaptei soldei dentro da optica e quando desmontei para por na A6, os terminais tinham folga, a solda tinha desaparecido por completo e o isolamento do fio junto ao terminal negro... axo que a solda não aguentou com a descarga do balastro na lampada :icon_eek:

Foi o que eu fiz, ficou como se fosse de origem, acho que é o melhor.
 
Back
Top