Vou aqui tentar explicar o melhor possível os procedimentos necessários, e que eu utilizei, para passar deste módulo de telefone:
Para este módulo Bluetooth.
Material necessário:
- 1 Ficha 54 pinos para módulo BT
- 7 Fio de reparação Audi (são necessários 14 pinos, cada fio traz dois destes pinos)
- 1 ficha D-Sub Macho 25 pinos
- 1 ficha D-Sub Macho 50 pinos
- 1,5m Cabo de 4 condutores 0,5 mm2, de preferência blindado
- Ferro soldar
- Solda estanho
- Manga termo retráctil
- Abraçadeiras de fivela
- Algum material adicional que considerem necessário
Pois bem, a minha ideia inicial era tentar fazer um adaptador "plug & play" que desse para ligar nas fichas do carro que ligavam o módulo de telefone antigo e que depois ligaria ao novo módulo BT.
Para isso precisava de saber o Pinout do módulo antigo, o pinout do módulo novo e arranjar as fichas.
Depois de algum tempo de espera, eis que consigo esta informação.
PINOUT do Módulo de Telefone Part Number: 8E0 862 333 A:
PINOUT do Módulo Buetooth:
Sabendo agora os Pinouts dos dois módulos, vamos agora fazer o adaptador.
Primeiro temos de adaptar as fichas D-Sub Macho para que encaixem perfeitamente nas fichas do carro. Para isso temos de partir alguns pinos.
Deverão ficar assim:
Como a numeração das fichas D-Sub é diferente da numeração das fichas do módulo, fiz esta tabela de correspondência:
Agora que temos as correspondências correctas e as tabelas dos pinouts, cortamos 5 fios de reparação AUDI ao meio de forma a ficar-mos com 10 fios com um pino numa das pontas.
Depois vamos soldando as pontas sem pino nas fichas D-Sub.
Deverão obter algo parecido com isto:
A seguir é só inserir os pinos das pontas dos fios, nas posições correspondentes, na ficha do módulo Bluetooth.
Deverão então obter um cabo adaptador parecido com este:
Aqui já ligado no módulo Bluetooth e pronta a instalar no carro:
MUITO IMPORTANTE:
Neste ponto, a instalação deveria consistir em ligar o adaptador nas fichas do carro:
Configurar o módulo Bluetooth (ver aqui todos os passos: http://project8e.nsguru.com/diy-e-t...ao-do-sds-em-audi-a4-b6-c-radio-rns-e-t61.htm) e, se tudo estivesse em ordem, deveria funcionar como deve ser
No entanto queria alertar para o facto de que em certas instalações, como a minha, por exemplo, não ser bem assim.
No caso de o carro ter uma instalação como a que me deparei no meu, terão de ter algum trabalho extra e precisarão de mais algum material para que tudo fique a funcionar correctamente.
Os problemas com que me deparei foram:
- O RNS-E não reconhecia o módulo Bluetooth (apesar de poder aceder a ele via Vag-Com e conseguir emparelhar o telemóvel)
- O módulo Bluetooth apresentava o erro de não ter nenhum microfone ligado.
Não aprofundei estas questões porque, felizmente, as consegui resolver rapidamente.
Assim por alto, penso que o facto de o microfone não estar ligado directamente ao módulo de telefone terá a ver com um módulo de comandos de voz exterior que vinha instalado de origem e que agora desliguei. Acredito que o microfone estivesse ligado a este módulo e só depois passaria o sinal para o telefone. Como agora estava desligado, esse sinal não seguia.
O problema de o RNS-E não reconhecer o módulo Bluetooth tinha a ver com a facto de o meu carro ter um rádio Symphony II de origem e nessa instalação não ser necessário que o módulo de telefone estivesse ligado directamente ao rádio. Por isso faltavam dois fios numa das fichas do rádio, o TEL+ e o TEL-.
Embora nas fichas que ligavam o módulo de telefone antigo estivessem indicadas estas duas ligações (como se pode ver nas imagens anteriores), nas fichas do rádio os fios não estavam lá.
Depois de detectados estes problemas, a resolução passou por desfazer as ligações no adaptador e ligar o tal cabo blindado de 4 condutores entre o RNS-E e o módulo Bluetooth para fazer as ligações em falta:
O cabo passei por aqui:
E pronto, se tudo correr como o esperado, deverão ficar com a instalação do módulo Bluetooth a funcionar correctamente.
Aqui está o módulo Bluetooth já acondicionado dentro da caixa onde anteriormente estava o módulo de telefone:
Queria só acrescentar que as configurações do módulo Bluetooth podem ser consultadas aqui:
http://project8e.nsguru.com/diy-e-t...ao-do-sds-em-audi-a4-b6-c-radio-rns-e-t61.htm
Está lá tudo muito bem explicado e não vale a pena estar a repetir.
Na verdade, até talvez tivesse sido menos complicado instalar uma cablagem nova, à semelhança do que é explicado no link que refiro atrás.
Talvez as únicas vantagens desta instalação sejam o aproveitamento das linhas de comunicação com o módulo de telefone (CAN High; CAN Low e K-Line) e também o aproveitamento da alimentação de 12V do módulo antigo, ficando o novo módulo Bluetooth protegido pelo fusível já existente na caixa de fusíveis.
Digamos que desta maneira a instalação fica um pouco mais OEM, já que se aproveita parte da cablagem já existente no carro.
Para este módulo Bluetooth.
Material necessário:
- 1 Ficha 54 pinos para módulo BT
- 7 Fio de reparação Audi (são necessários 14 pinos, cada fio traz dois destes pinos)
- 1 ficha D-Sub Macho 25 pinos
- 1 ficha D-Sub Macho 50 pinos
- 1,5m Cabo de 4 condutores 0,5 mm2, de preferência blindado
- Ferro soldar
- Solda estanho
- Manga termo retráctil
- Abraçadeiras de fivela
- Algum material adicional que considerem necessário
Pois bem, a minha ideia inicial era tentar fazer um adaptador "plug & play" que desse para ligar nas fichas do carro que ligavam o módulo de telefone antigo e que depois ligaria ao novo módulo BT.
Para isso precisava de saber o Pinout do módulo antigo, o pinout do módulo novo e arranjar as fichas.
Depois de algum tempo de espera, eis que consigo esta informação.
PINOUT do Módulo de Telefone Part Number: 8E0 862 333 A:
PINOUT do Módulo Buetooth:
Sabendo agora os Pinouts dos dois módulos, vamos agora fazer o adaptador.
Primeiro temos de adaptar as fichas D-Sub Macho para que encaixem perfeitamente nas fichas do carro. Para isso temos de partir alguns pinos.
Deverão ficar assim:
Como a numeração das fichas D-Sub é diferente da numeração das fichas do módulo, fiz esta tabela de correspondência:
Agora que temos as correspondências correctas e as tabelas dos pinouts, cortamos 5 fios de reparação AUDI ao meio de forma a ficar-mos com 10 fios com um pino numa das pontas.
Depois vamos soldando as pontas sem pino nas fichas D-Sub.
Deverão obter algo parecido com isto:
A seguir é só inserir os pinos das pontas dos fios, nas posições correspondentes, na ficha do módulo Bluetooth.
Deverão então obter um cabo adaptador parecido com este:
Aqui já ligado no módulo Bluetooth e pronta a instalar no carro:
MUITO IMPORTANTE:
Neste ponto, a instalação deveria consistir em ligar o adaptador nas fichas do carro:
Configurar o módulo Bluetooth (ver aqui todos os passos: http://project8e.nsguru.com/diy-e-t...ao-do-sds-em-audi-a4-b6-c-radio-rns-e-t61.htm) e, se tudo estivesse em ordem, deveria funcionar como deve ser
No entanto queria alertar para o facto de que em certas instalações, como a minha, por exemplo, não ser bem assim.
No caso de o carro ter uma instalação como a que me deparei no meu, terão de ter algum trabalho extra e precisarão de mais algum material para que tudo fique a funcionar correctamente.
Os problemas com que me deparei foram:
- O RNS-E não reconhecia o módulo Bluetooth (apesar de poder aceder a ele via Vag-Com e conseguir emparelhar o telemóvel)
- O módulo Bluetooth apresentava o erro de não ter nenhum microfone ligado.
Não aprofundei estas questões porque, felizmente, as consegui resolver rapidamente.
Assim por alto, penso que o facto de o microfone não estar ligado directamente ao módulo de telefone terá a ver com um módulo de comandos de voz exterior que vinha instalado de origem e que agora desliguei. Acredito que o microfone estivesse ligado a este módulo e só depois passaria o sinal para o telefone. Como agora estava desligado, esse sinal não seguia.
O problema de o RNS-E não reconhecer o módulo Bluetooth tinha a ver com a facto de o meu carro ter um rádio Symphony II de origem e nessa instalação não ser necessário que o módulo de telefone estivesse ligado directamente ao rádio. Por isso faltavam dois fios numa das fichas do rádio, o TEL+ e o TEL-.
Embora nas fichas que ligavam o módulo de telefone antigo estivessem indicadas estas duas ligações (como se pode ver nas imagens anteriores), nas fichas do rádio os fios não estavam lá.
Depois de detectados estes problemas, a resolução passou por desfazer as ligações no adaptador e ligar o tal cabo blindado de 4 condutores entre o RNS-E e o módulo Bluetooth para fazer as ligações em falta:
O cabo passei por aqui:
E pronto, se tudo correr como o esperado, deverão ficar com a instalação do módulo Bluetooth a funcionar correctamente.
Aqui está o módulo Bluetooth já acondicionado dentro da caixa onde anteriormente estava o módulo de telefone:
Queria só acrescentar que as configurações do módulo Bluetooth podem ser consultadas aqui:
http://project8e.nsguru.com/diy-e-t...ao-do-sds-em-audi-a4-b6-c-radio-rns-e-t61.htm
Está lá tudo muito bem explicado e não vale a pena estar a repetir.
Na verdade, até talvez tivesse sido menos complicado instalar uma cablagem nova, à semelhança do que é explicado no link que refiro atrás.
Talvez as únicas vantagens desta instalação sejam o aproveitamento das linhas de comunicação com o módulo de telefone (CAN High; CAN Low e K-Line) e também o aproveitamento da alimentação de 12V do módulo antigo, ficando o novo módulo Bluetooth protegido pelo fusível já existente na caixa de fusíveis.
Digamos que desta maneira a instalação fica um pouco mais OEM, já que se aproveita parte da cablagem já existente no carro.
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