Estava a navegar e vi uma duvida de um user, logo me lembrei que contráriamente ao que tinha prometido á tempos, tenho de fazer um DIY deste "serviço"
nada de complicadissimo, algo que com tempo e paciência se faz, o ideal é ter o material desmontado e não stressar com pressa de voltar a meter tudo ao sitio, se assim for, mais vale mandarem um pintor fazer o serviço e pagarem €€€€€€
ora aqui vai, isto até certo ponto aplica-se seja a pegas das portas, trims, consola central, etc...
neste caso as fotos que tenho são das pegas das portas e pontualmente tenho uma ou outra pic dos trims e do cinzeiro..
MATERIAL NECESSÁRIO:
:arrow: material a pintar :lol:
:arrow: Lixas com fartura, normal P400 e de água P600; P800; P1000; P2000 (na casa dos 0,20 a 0,40€ cada folha - comprem isto em casas de pintura!!)
:arrow: tinta da cor que querem pintar, em spray (preto semi gloss da MOTIP 7,50€ na norauto)
:arrow: verniz MOTIP CLEAR VANISH (entre 9,5 a 11€ na norauto ou stationmarché)
:arrow: desengurdorante (aqui aparece o MOTIP mas em casa de tintas encontra-se mais baratos na casa dos 4€ para 1 litro)
:arrow: primário transparente para plasticos MOTIP (5,50€ na norauto)
:arrow: navalha ou faca de bico rombo
:arrow: sitio com pouco pó para deixar as peças a "curar"
:arrow: luvas de latex (+/- 3€ uma caixa numa farmácia)
:arrow: tempo e paciência (priceless )
ora então, cá vamos nós..
depois do material desmontado vamos começar por retirar a camada original de revestimento..
seja o rubber touch no caso das pegas ou do cinzeiro, ou o verniz dos trims em madeira..
:arrow: #1
no caso dos trims/consola isto agora não interessa...
eu usei uma faquita pequena para raspar o maximo possivel, deixando as peças com este aspecto:
:arrow: #2
(este passo já se faz nos trims e consola, mas para essas peças começem apenas na lixa P400 ou se estiverem em bom estado, logo na P600 )
para uniformizar as peças lixei-as com a lixa mais abrasiva (cheguei a meter uma passagem de P200), depois de sair a borracha toda acompanhei o tratamento em todo o material, primeiro com P400, depois com P600 e por fim para ficarem suaves com P800 molhada em água.
no fim disso ficam com este aspecto:
cinzeiro
:arrow: #3
depois dessa passagem e de deixar secar a água das peças (isto foi feito no verão, secou depressa), agarra-se no desengordurante, embebe-se um pano e passa-se em toda a peça.
isto serve não só para tirar a gordura mas tambem para limpar os restos de material/pó que fica após a lixagem...
evidentemente se depois de desengordurada tocarem nas peças com os dedos, elas ficam com as impressões digitais, essa "gordura" dos dedos é o suficiente para ficar uma zona que não deixa aderir a tinta!!! para evitar isso, desde o momento em que desengorduram usem luvas de enfermeiro as luvas de latex, isso custa uns 2~3€ numa farmácia, vendem-se ás caixas de 50 unidades..
:arrow: #4
tudo desengorduradinho, vamos começar!! primeiro o primário para plásticos, numa finssima camada e logo seguido pelas camadas de tinta.
assim que se desengordura uma peça, vê-se o producto a evaporar (tipo alcool), deve-se aplicar logo o primário, este seca igualmente rápido!
depois a primeira camada de tinta, uma camada leve, com a lata afastada da peça para não criar "poças" de tinta, assim que esteja acabada a 1ª camada, deve-se guardar a peça num sitio seguro para que não caia ao chão nem apanhe pó.
basta um filamento de pó para que se note, claro que se cair com a tinta fresca ou meio curada tambem se nota..
eu utilizei a adega de minha casa, limpei-a e coloquei as peças sobre bocados de esferovite.
assim levava-as no esferovite em vez de lhes ter de pegar directamente
no fim de dar a 1ª camada em cada uma das peças, individualmente, fui buscar a 1ª peça pintada e repeti a camada de tinta, assim se as camadas forem realmente pequenas, a peça está seca quando se chega ao fim da ultima peça (considerando que eu fiz 4 pegas, 6 trims, consola central, cinzeiro e argolas traseiras, a "volta" ás peças era grande..)
NOTA: se alguma das peças se estragar, voltar ao passo #2
foto do cinzeiro antes do verniz
:arrow: #5
depois das peças bem curadas (depois das 2 ou 3 camadas de tinta, nunca mexer nas peças em menos de 24 ou mesmo 48h para certificar que estão bem secas!!! mais uma vez, basta uma dedada pra estragar o serviço feito!! ) verifiquem que a pintura está uniforme, se virem marcas de pó, dedos, toques, etc, podem recupera-las lixando as peças com lixa mais fina e água, usem a P800 ou P1000
se a pntura correu mesmo bem e ficou tudo imaculado, siga para bingo..
desengordurem as peças novamente, com as luvas de latex calçadas, e vamos passar ao envernizamento aplicando a mesma técnica anterior, uma peça de cada vez, sempre em cima do esferovite e guardando a peça imediatamente após a camada.
aplicar finas camadas, de preferencia 2 camadas antes de deixar novamente as peças a curar..
:arrow: #6
peças envernizadas e curadas, exelente!! devem estar com este apecto:
cinzeiro envernizado
eu sinceramente gosto do preto brilhante, mesmo brilhante, por isso costumo dar-me ao luxo da pintelhice
no fim do verniz curado, agarro em água e uma lixa P2000 e lixo muito levemente todas as peças envernizadas, lixo-as até passar os dedos e não sentir uma unica irregularidade!!
depois disso, calço as luvas de latex, desengorduro e dou as ultimas 2 camadas de verniz..
novamente a cura de 24 ou 48h (consoante a temperatura ambiente) e estão acabadas!!!
para mim, isso ainda não chega, eu normalmente ainda lhes dou uma polidela com "PaintPolish" e encero-as com a cera que aplico no exterior do carro, mas assim certifico-me de um exelente resultado e protecção da pintura
sim, isto dá um trabalhão brutal, mas depois o resultado compensa!!
tenho o cuidado de ao limpar limpar apenas com um pano macio, não passo ali com escovas nem nada que se pareça para não riscar a pintura (ah pois, deu muito trabalho :lol: )
ora então, as fotos:
pegas acabadas de secar:
trims, cinzeiro, consola e argolas acabadas de secar:
jantes acabadas de pintar (não fui eu que as pintei...) :
jantes acabadas de polir e encerar:
e o material montado no devido local...
pegas (antes de pintar os trims):
interior completo
jantes
posso afirmar que deu muitoooooo trabalho!
mas é um orgulho cada vez que vejo isto no sitio
espero que isto ajude alguem!
EDIT:
BURACOS OU ARRANHADELAS PROFUNDAS NAS PEÇAS?? A SOLUÇÃO...
lembrei-me de um pormenor que tambem vos pode ser util...
nos trims da porta da frente tinha umas arranhadelas mais profundas, tive de os disfarçar..
a solução custa 5,5€ na norauto é um primário chamado MOTIP FILLER
isto é um primário mais grosso, se aplicarem uma camada no sitio do "rasgo" ou "buraco" o primário enche, depois de seco dão uma lixadela até chegar á base novamente, a fazer isto reparem que tudo se desgasta menos o sitio que foi cheio, é um passo que se pode repetir sempre que necessário e sempre antes de darem o primário de plásticos, a partir daí é seguir os passos normais indicados acima...
testei este processo para reparar raspadelas no deposito da minha mota e nos plasticos laterais... e funcionou!!
têm obrigatoriamente de lixar este primário pois ele fica rugoso depois de secar, e aviso-vos que este primário larga muito pó!! não lixem isto perto das peças que estão a curar a pintura!!
nada de complicadissimo, algo que com tempo e paciência se faz, o ideal é ter o material desmontado e não stressar com pressa de voltar a meter tudo ao sitio, se assim for, mais vale mandarem um pintor fazer o serviço e pagarem €€€€€€
ora aqui vai, isto até certo ponto aplica-se seja a pegas das portas, trims, consola central, etc...
neste caso as fotos que tenho são das pegas das portas e pontualmente tenho uma ou outra pic dos trims e do cinzeiro..
MATERIAL NECESSÁRIO:
:arrow: material a pintar :lol:
:arrow: Lixas com fartura, normal P400 e de água P600; P800; P1000; P2000 (na casa dos 0,20 a 0,40€ cada folha - comprem isto em casas de pintura!!)
:arrow: tinta da cor que querem pintar, em spray (preto semi gloss da MOTIP 7,50€ na norauto)
:arrow: verniz MOTIP CLEAR VANISH (entre 9,5 a 11€ na norauto ou stationmarché)
:arrow: desengurdorante (aqui aparece o MOTIP mas em casa de tintas encontra-se mais baratos na casa dos 4€ para 1 litro)
:arrow: primário transparente para plasticos MOTIP (5,50€ na norauto)
:arrow: navalha ou faca de bico rombo
:arrow: sitio com pouco pó para deixar as peças a "curar"
:arrow: luvas de latex (+/- 3€ uma caixa numa farmácia)
:arrow: tempo e paciência (priceless )
ora então, cá vamos nós..
depois do material desmontado vamos começar por retirar a camada original de revestimento..
seja o rubber touch no caso das pegas ou do cinzeiro, ou o verniz dos trims em madeira..
:arrow: #1
no caso dos trims/consola isto agora não interessa...
eu usei uma faquita pequena para raspar o maximo possivel, deixando as peças com este aspecto:
:arrow: #2
(este passo já se faz nos trims e consola, mas para essas peças começem apenas na lixa P400 ou se estiverem em bom estado, logo na P600 )
para uniformizar as peças lixei-as com a lixa mais abrasiva (cheguei a meter uma passagem de P200), depois de sair a borracha toda acompanhei o tratamento em todo o material, primeiro com P400, depois com P600 e por fim para ficarem suaves com P800 molhada em água.
no fim disso ficam com este aspecto:
cinzeiro
:arrow: #3
depois dessa passagem e de deixar secar a água das peças (isto foi feito no verão, secou depressa), agarra-se no desengordurante, embebe-se um pano e passa-se em toda a peça.
isto serve não só para tirar a gordura mas tambem para limpar os restos de material/pó que fica após a lixagem...
evidentemente se depois de desengordurada tocarem nas peças com os dedos, elas ficam com as impressões digitais, essa "gordura" dos dedos é o suficiente para ficar uma zona que não deixa aderir a tinta!!! para evitar isso, desde o momento em que desengorduram usem luvas de enfermeiro as luvas de latex, isso custa uns 2~3€ numa farmácia, vendem-se ás caixas de 50 unidades..
:arrow: #4
tudo desengorduradinho, vamos começar!! primeiro o primário para plásticos, numa finssima camada e logo seguido pelas camadas de tinta.
assim que se desengordura uma peça, vê-se o producto a evaporar (tipo alcool), deve-se aplicar logo o primário, este seca igualmente rápido!
depois a primeira camada de tinta, uma camada leve, com a lata afastada da peça para não criar "poças" de tinta, assim que esteja acabada a 1ª camada, deve-se guardar a peça num sitio seguro para que não caia ao chão nem apanhe pó.
basta um filamento de pó para que se note, claro que se cair com a tinta fresca ou meio curada tambem se nota..
eu utilizei a adega de minha casa, limpei-a e coloquei as peças sobre bocados de esferovite.
assim levava-as no esferovite em vez de lhes ter de pegar directamente
no fim de dar a 1ª camada em cada uma das peças, individualmente, fui buscar a 1ª peça pintada e repeti a camada de tinta, assim se as camadas forem realmente pequenas, a peça está seca quando se chega ao fim da ultima peça (considerando que eu fiz 4 pegas, 6 trims, consola central, cinzeiro e argolas traseiras, a "volta" ás peças era grande..)
NOTA: se alguma das peças se estragar, voltar ao passo #2
foto do cinzeiro antes do verniz
:arrow: #5
depois das peças bem curadas (depois das 2 ou 3 camadas de tinta, nunca mexer nas peças em menos de 24 ou mesmo 48h para certificar que estão bem secas!!! mais uma vez, basta uma dedada pra estragar o serviço feito!! ) verifiquem que a pintura está uniforme, se virem marcas de pó, dedos, toques, etc, podem recupera-las lixando as peças com lixa mais fina e água, usem a P800 ou P1000
se a pntura correu mesmo bem e ficou tudo imaculado, siga para bingo..
desengordurem as peças novamente, com as luvas de latex calçadas, e vamos passar ao envernizamento aplicando a mesma técnica anterior, uma peça de cada vez, sempre em cima do esferovite e guardando a peça imediatamente após a camada.
aplicar finas camadas, de preferencia 2 camadas antes de deixar novamente as peças a curar..
:arrow: #6
peças envernizadas e curadas, exelente!! devem estar com este apecto:
cinzeiro envernizado
eu sinceramente gosto do preto brilhante, mesmo brilhante, por isso costumo dar-me ao luxo da pintelhice
no fim do verniz curado, agarro em água e uma lixa P2000 e lixo muito levemente todas as peças envernizadas, lixo-as até passar os dedos e não sentir uma unica irregularidade!!
depois disso, calço as luvas de latex, desengorduro e dou as ultimas 2 camadas de verniz..
novamente a cura de 24 ou 48h (consoante a temperatura ambiente) e estão acabadas!!!
para mim, isso ainda não chega, eu normalmente ainda lhes dou uma polidela com "PaintPolish" e encero-as com a cera que aplico no exterior do carro, mas assim certifico-me de um exelente resultado e protecção da pintura
sim, isto dá um trabalhão brutal, mas depois o resultado compensa!!
tenho o cuidado de ao limpar limpar apenas com um pano macio, não passo ali com escovas nem nada que se pareça para não riscar a pintura (ah pois, deu muito trabalho :lol: )
ora então, as fotos:
pegas acabadas de secar:
trims, cinzeiro, consola e argolas acabadas de secar:
jantes acabadas de pintar (não fui eu que as pintei...) :
jantes acabadas de polir e encerar:
e o material montado no devido local...
pegas (antes de pintar os trims):
interior completo
jantes
posso afirmar que deu muitoooooo trabalho!
mas é um orgulho cada vez que vejo isto no sitio
espero que isto ajude alguem!
EDIT:
BURACOS OU ARRANHADELAS PROFUNDAS NAS PEÇAS?? A SOLUÇÃO...
lembrei-me de um pormenor que tambem vos pode ser util...
nos trims da porta da frente tinha umas arranhadelas mais profundas, tive de os disfarçar..
a solução custa 5,5€ na norauto é um primário chamado MOTIP FILLER
isto é um primário mais grosso, se aplicarem uma camada no sitio do "rasgo" ou "buraco" o primário enche, depois de seco dão uma lixadela até chegar á base novamente, a fazer isto reparem que tudo se desgasta menos o sitio que foi cheio, é um passo que se pode repetir sempre que necessário e sempre antes de darem o primário de plásticos, a partir daí é seguir os passos normais indicados acima...
testei este processo para reparar raspadelas no deposito da minha mota e nos plasticos laterais... e funcionou!!
têm obrigatoriamente de lixar este primário pois ele fica rugoso depois de secar, e aviso-vos que este primário larga muito pó!! não lixem isto perto das peças que estão a curar a pintura!!
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