[DIY] Troca de Cullman por Modulo BT em A4 8E

Boas.

Ja que comigo nao encontrei nenhuma informação relativa a esta mod decido colocar os passos necessários para trocar o kit cullman por um modulo bluetooth. No meu caso é para um concert mas tambem explico para o RNS-E.

Infelizmente esqueci-me de tirar fotos, mas a facilidade da mod é tanta que em 30/60 min se mete tudo a funcionar. (mas pego em fotos de outros links que me ajudaram)

Material necessário:
:arrow: Ter um kit cullman instalado no carro (mesmo que esteja inactivo)
:arrow: Módulo bluetooth (neste caso é a ultima revisão) 8P0 862 335 S + antena 8P0 035 503 E
IMGP0301.jpg
:arrow: cabo kufatec "old bluetooth to new adapter" ( http://www.kufatec.de/shop/product_...etooth-Old-to-New---Adapter---Audi-A4-8E.html )
404_0.jpg

:arrow: Kit de chaves para tirar o rádio
:arrow: Kit de chaves Torx (o numero das chaves coloco mais tarde)

Processo:

Tirar tapete do banco do pendura e desocupar essa área bem como o acesso ao banco de trás

Tirar o banco do pendura (atenção que é necessário desligar os cabos (airbag, aquecimento, regulação elétrica) que estao por baixo do banco bem como 4 parafusos grandes e dois pequenos.

Tirar o plástico da moldura da porta
elec133_carpet.jpg


Levantar a carpete com cuidado para nao rasgar nem descolar nada.

Tirar a tampa da caixa preta (atenção que o modulo que la estara nao é o mesmo que este)
elec133_bbinternal.jpg


Aqui vemos o modulo do kit cullman (caixa vermelha) que puxamos para fora, desligamos os cabos e podemos guardar já que agora se torna inutil.

Colocar o cabo que estava ligado ao kit cullman no adaptador da kufatec "Interface-ALT" e o outro torna-se obsoleto ja que nao tem utilidade para o módulo BT

Colocar a antena e o conector de 54 pin no modulo bluetooth e colocá-lo no interior da caixa preta (no meu caso coloquei um pouco de "bubble-wrap" a volta para aconchegá-lo la dentro)

Passar os cabos "Can-Bus/Diag" e "Ladeschale" para as costas do guarda-luvas e voltar a colocar carpete, banco, etc. tudo no sitio

10º Tirar o guarda-luvas e passar os cabos de modo a ficarem junto ao rádio
BT20.JPG

BT21.JPG

bt22.jpg


11º Colocar o guarda-luvas de volta

12º Tirar o rádio

13º Ligar os fios : Preto/Branco - Can High - Pin 7 no concert II / Pin 9 no RNS-E
Preto(Amarelo - Can Low - Pin 12 no concert II / Pin 10 no RNS-E
Amarelo - Diagnóstico - Pin 3 (Power) no concert II / Pin 5 (K-Line) no RNS-E

Tem aqui a localização de cada um

Concert II:
audi-concert-1070.jpg


RNS-E
435sa4o.jpg


14º O cabo "Ladeschale" que sobrou podem deixa-lo ao lado do rádio ja que serve apenas caso pretendam instalar um carregador para o telemovel nessa zona

15º Colocar o rádio de volta

16º Por esta altura podem experimentar a ver se o bluetooth ja funciona, rodando a chave até as luzes do quadrante acenderem (atenção que so tem 30seg até o carro desligar a função), colocarem o telemovel em modo de procura e caso apareça "handsfree" ou "audi", escolham e coloquem o PIN 1234 ou 0000 (o que funcionar)

17º Caso tenha funcionado tem o BT a funcionar. Caso não tenha detectado passam ao passo seguinte.

18º Devem abrir a pag.37-45 deste PDF ( http://www.nsxjr.com/docs/RNS.pdf ) e seguir os passos para codificar

19º Para fazer adaptações ao módulo (volume, sensitividade do microfone, etc.) vão à pag. 40 do mesmo PDF


Espero ter ajudado. E so posso dizer que até agora o modulo é 5*****!!! Quando tiver o RNS-E entao é que vai arrebentar :D
 
Amigo parabéns pelo DIY... está muito bom e vai ser de muita utilidade para muita gente!

Podes crer que a adição do módulo BT é de grande utilidade e então em conjunção com o RNS-E é mesmo brutal... umas das mods que fiz que considero mais útil! Bom Trabalho!!!!
 
migsan disse:
Amigo parabéns pelo DIY... está muito bom e vai ser de muita utilidade para muita gente!

Podes crer que a adição do módulo BT é de grande utilidade e então em conjunção com o RNS-E é mesmo brutal... umas das mods que fiz que considero mais útil! Bom Trabalho!!!!

muito obrigado! :oops: :D

fiz mesmo para que toda a gente consiga fazer esta mod (facilima), que acabou por nao ficar muito cara e da um jeitaço para livrar das multas! so ainda nao consegui que aceder por vag-com ao modulo.. vou à "adress 77 -> telephone" e ele nao me reconhece... embora esteja a funcionar :roll: :p

Edit: e o rns-e ja nao falta muito.. para ja é so meter o choques e os escapes e depois acho que vou andar uns mesitos parado para meter "A" mod! :D
 
Boas amigo!

Se não consegues aceder ao módulo 77 das duas 1:

- Ou estás a usar uma versão do Vag inferior à 607
- Ou tens o fio do K-line mal ligado
 
migsan disse:
Boas amigo!

Se não consegues aceder ao módulo 77 das duas 1:

- Ou estás a usar uma versão do Vag inferior à 607
- Ou tens o fio do K-line mal ligado

estranho.. porque nesse caso o concert nao reconhecia tambem o modulo.. e quando entro no carro aparece la "phone" e tudo funciona...

mas amanha verifico.

quanto ao vag-com é o 805 :|
 
aiidonevs disse:
estranho.. porque nesse caso o concert nao reconhecia tambem o modulo.. e quando entro no carro aparece la "phone" e tudo funciona...

mas amanha verifico.

quanto ao vag-com é o 805 :|

Claro que o Concert reconhece... o K-line é a linha de diagnóstico apenas! ;)
 
Boas a todos, antes de mais parabéns pelo diy. Tenho umas duvidas só que são como posso verificar se a minha A4 b6 tem esse kit cullman? E se caso não tiver dá para instalar esse modulo bluetooth? Só mais uma duvida o microfone onde fica instalado?

Obrigado, cumprimentos.
 
ELFuracon disse:
Trocaste os fios CAN (o H com o L)! ;) é fácil isso acontecer....

por acaso acabei por nunca resolver isso porque fui deixando andar :oops: enquanto funcionar bem nao stresso, no dia em que deixar de dar bem, ja sei o que fazer 8) :D
 
Wiesmann disse:
Boas a todos, antes de mais parabéns pelo diy. Tenho umas duvidas só que são como posso verificar se a minha A4 b6 tem esse kit cullman? E se caso não tiver dá para instalar esse modulo bluetooth? Só mais uma duvida o microfone onde fica instalado?

Obrigado, cumprimentos.

Boas.

Para verificares é facil.. Se tiveres tens de ter a peçinha do telemovel ao lado do radio ou no apoio do braço.. Se nao nao tens.

Se nao tiveres, da para instalar, mas este não é exemplo para essa instalação (embora tenha semelhanças em determinados pontos) nem os cabos sao estes.

O microfone fica no plafonier escondido. Mas como eu tinha o cullman, nem foi preciso la ir.

abraço
 
aiidonevs disse:
por acaso acabei por nunca resolver isso porque fui deixando andar :oops: enquanto funcionar bem nao stresso, no dia em que deixar de dar bem, ja sei o que fazer 8) :D

Mas sem estar bem ligado, não consegues "ver" o modulo BT no vag-com e codificá-lo, fazer diagnostico, etc...
 
Exelente DYN :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Já ando á muito com vontade de fazer a mesma coisa ,mas como não sabia se dava para aproveitar alguns componentes do kit Nokia deixei andar

Vamos ver se é desta

aiidonevs tens PM
 
aiidonevs disse:
Boas.

Para verificares é facil.. Se tiveres tens de ter a peçinha do telemovel ao lado do radio ou no apoio do braço.. Se nao nao tens.

Se nao tiveres, da para instalar, mas este não é exemplo para essa instalação (embora tenha semelhanças em determinados pontos) nem os cabos sao estes.

O microfone fica no plafonier escondido. Mas como eu tinha o cullman, nem foi preciso la ir.

abraço

Eu por acaso tinha um da Nokia, que tinha o suporte na consola ao lado do radio, mas não sei se tem o microfone no plafonier, mas se tirar o plafonier deve dar para ver!

Obrigado
 
Wiesmann disse:
Eu por acaso tinha um da Nokia, que tinha o suporte na consola ao lado do radio, mas não sei se tem o microfone no plafonier, mas se tirar o plafonier deve dar para ver!

Obrigado

Se apontares uma lanterna para o plafonier, deve dar para ver, esta dentro de uma zona com um "picotado"
 
Back
Top