DRL: O que era estética e "giro"...passou a ser obrigatório!

Comissão Europeia

Automóveis novos têm de ter luzes de circulação diurna

"Os automóveis de passageiros e os veículos de entregas novos têm, a partir de hoje, de estar equipados com luzes de circulação diurnas, uma medida que a Comissão Europeia considera muito importante para reduzir os acidentes.

As luzes de circulação diurnas -- conhecidas pela sigla DRL (Daytime Running Lights) em inglês - são lâmpadas especiais que se acendem automaticamente quando se liga o motor dos automóveis. Espera-se que a utilização destas luzes permita uma diminuição da sinistralidade nas estradas europeias visto que elas aumentam muito a visibilidade dos automóveis.

"As luzes de circulação diurnas darão uma contribuição importante para o nosso objectivo de reduzir o número de acidentes nas estradas europeias", disse o comissário europeu da Indústria. Para Antonio Tajani a utilização deste tipo de luzes especiais também significa "boas notícias" para a protecção do ambiente porque reduz o consumo de energia e as emissões de dióxido de carbono. Os novos camiões e autocarros também serão obrigados a utilizar este tipo de luzes daqui a 18 meses.

De acordo com as estatísticas europeias, em 2009 mais de 35 mil pessoas morreram em acidentes nas estradas dos 27 e por cada morto há ainda quatro pessoas com lesões incapacitantes permanentes, 10 com lesões graves e 40 com contusões menos graves.

Nalguns Estados-membros, nomeadamente nos países nórdicos, já é obrigatório a utilização destas luzes há algum tempo, o que não era o caso em Portugal."

in http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1777800&seccao=Europa

Alegrem-se....Não é preciso Homologar €€€! :) será?
 
Por norma, mesmo de dia, costumo andar sempre com os minimos ligados... Concordo com a essa nova lei!... :)
 
o que vai acontecer é ter de ir ao electrecista e ligar direto os minimos...
Ha tanto ano que os americanados e até os canadianos usam isso, e so agora chegaram a esta conclusão.... enfim!
 
A ideia de andar com os médios sempre ligados já foi obrigatória na antiga IP5 e digo-vos que é uma medida acertada, não é para ver... é para ser vistos!
 
Engraçado é que aqui em angola se andares com as luzes ligadas durante o dia és multado... enfim... países de terceiro mundo...
Tem os carros a cair de podre... Emitem fumo para a atmosfera á bruta..., Podem conduzir bêbados porque não tem o "balão", Podem andar a 300 nas AE's porque não existem radares... De 2 vias de rodagem fazem 4... a faixa de urgência é utilizada como faixa de ultrapassagem, etc etc etc...

Mas pronto ter as luzes ligadas durante o dia é que de facto é perigoso... O que há a dizer ??
 
Os meus minimos andam sempre ligados... Pelo sim pelo nao... O meu carro é quase da cor do alcatrao nao va ninguem confundir as coisas.. xD
 
Eu sinceramente sou um pouco céptico em relação a isto...

Acho que vai de cada condutor...

Se tiver um dia solarengo, com o céu azul e com boa visibilidade, para que quero isso ligado? e as tantas nem se vê..

Agora se o dia estiver nublado, por norma ligo sempre os médios... E tal como diz o Professor, não é para eu ver, mas sim para eu ser visto em melhores condições.

Os condutores é que não se adaptam às condições/visibilidades...


Dos países nordicos já ser orbigatório, é natural... Pois sabemos bem que eles não têm o tempo que nós temos aqui!!!

Mas pronto.. venha lá isso... Penso que não seja por aí, que diminua assim tanto os acidentes :p
 
Concordo com a medida a 100% o que achei pena foi so agora ter chegado a essa conclusão...

MR. Jones compreendo que queiras andar com as tuas luzes diurnas acesas sempre e sem que ninguém te chame azeiteiro ou isto ou aquilo e realmente esta lei faz com que pelo menos tenhas uma desculpa para dar aos amigos para andar com aquilo ligado e por outro lado também arranjas uma desculpa para dar à mulher/pai/mãe para os €€ que gastas-te nas ópticas :) agora dizer que já não era sem tempo?!!?! LOL que jeito é que isso me vai dar?! Eu quando quero ser visto ligo tudo não há cá essas coisas de andar só com os mínimos ligados.. Ou é tudo ou é nada (quando digo tudo falo dos minimos e médios), os minimos só são utilizados quando um gajo estaciona meio mal e sujeito a não ser visto lá se deixa a luz de presença ligada... Mas lá está se tivesse umas opticas como as tuas se calhar já pensava de maneira diferente! :p

Eu sinceramente sou um pouco céptico em relação a isto...

Acho que vai de cada condutor...

Se tiver um dia solarengo, com o céu azul e com boa visibilidade, para que quero isso ligado? e as tantas nem se vê..

Agora se o dia estiver nublado, por norma ligo sempre os médios... E tal como diz o Professor, não é para eu ver, mas sim para eu ser visto em melhores condições.

Os condutores é que não se adaptam às condições/visibilidades...


Dos países nordicos já ser orbigatório, é natural... Pois sabemos bem que eles não têm o tempo que nós temos aqui!!!

Mas pronto.. venha lá isso... Penso que não seja por aí, que diminua assim tanto os acidentes :p

Plenamente de acordo
 
Quando alguem precisar de umas DRL para conseguir ver um carro, sugiro que vá ao oftalmologista porque o problema nao está certamente nas DRL ou falta delas

;)
 
Quando alguem precisar de umas DRL para conseguir ver um carro, sugiro que vá ao oftalmologista porque o problema nao está certamente nas DRL ou falta delas

;)

As coisas não são bem assim, eu não tenho problemas de visão (felizmente) mas confesso que por vezes os carros tornam-se pouco "visíveis" em muitas situações, e umas DRL OEM (que são mais que mínimos, atenção à comparação) fazem o seu serviço.

Quanto à lei, os DRL passam a ser obrigatórios em carros que sejam homologados a partir desta data, tudo o que já foi homologado ANTES não precisa ter ou aplicar qualquer sistema DRL.

Ou seja, os carros que actualmente não têm DRL, poderão ser multados ou chumbados na IPO se fizerem esta adaptação á posteriori, pois altera as características do carro em questão.

Assumo que para os carros sem DRL, mais cedo ou mais tarde, se aplique a regra dos médios acesos.
 
As coisas não são bem assim, eu não tenho problemas de visão (felizmente) mas confesso que por vezes os carros tornam-se pouco "visíveis" em muitas situações, e umas DRL OEM (que são mais que mínimos, atenção à comparação) fazem o seu serviço.

Quanto à lei, os DRL passam a ser obrigatórios em carros que sejam homologados a partir desta data, tudo o que já foi homologado ANTES não precisa ter ou aplicar qualquer sistema DRL.

Ou seja, os carros que actualmente não têm DRL, poderão ser multados ou chumbados na IPO se fizerem esta adaptação á posteriori, pois altera as características do carro em questão.

Assumo que para os carros sem DRL, mais cedo ou mais tarde, se aplique a regra dos médios acesos.

Sou da mesma opiniao, alias o pessoal só está a ver o uso disto em tempo perfeito sol ceu limpo etc! E nas ocasiões que esta o tempo mais escuro, nevoeiro etc, é que ha muita gente que nao liga as luzes, quando esta a chover fortemente por exemplo mesmo de dia, que fica difícil ver outros carros! Acho que as DRL é mais para esse fim, nao é o utilizador do carro que vai ter que ligar as luzes, elas já vao estar ligadas e nesses casos sim evitar alguns acidentes! Claro que em tempo perfeito nao faz muita diferença! Mas em tempos piores acredito que faça, nem que seja para aqueles condutores esquecidos que nem minimos ligam! Depois acontecem aqueles acidentes como na A25! mas é só a minha maneira de ver as coisas!
 
Back
Top