Duvida, colaça, troca motor 90cv motor 110cv

Boa tarde

Tenho um audi a3 8l TDI de 90CV, antes de mais vou contar oq ue aconteceu, se não tiverem tempo de ler podem passar diretamente para o 6 paragrafo.

Após uma revisão da distribuição mal feita, a qual a bomba de agua não ficou a trabalhar correctamente o carro sobreaqueceu, e consequentemente queimou a junta da colaça.

O carro trabalha/anda (como é lógico não ando com ele, mas assim que ele arrefeceu eu como estava perto de casa trouxe-o para casa) ele tinha agua quando cheguei a casa, hoje de manha fui ver e já não tinha, deve-se ter misturado com o óleo, só para experimentar meti agua e pus a trabalhar, mais uma vez pegou sem problema.

De notar que o carro sempre andou muito bem chegava com muita facilidade aos 200km/h e desde que fiz a revisão a distribuição(a cerca de um mes), ah quando fiz a revisão da distribuição mudei também a caixa de velocidades pois o carro fazia uma vibração e o mecânico disse que podia ser o rolamento da caixa de velocidades (não era) o carro ficou a andar muito menos, via-se negro para chegar aos 180km/h.

Desde a dada revisão, vez enquanto aparecia o erro de temperatura no quadrante, mas nunca tinha passado dos 90º eu parava via a agua estava tudo impecável, cheguei ate a ligar para o mecânico ele disse "não te preocupes deve ter sido lixo no sensor",

Enfim indo ao que interessa, ouvi dizer que depois de um escaldão o motor nunca mais é o mesmo, ou anda muito menos, ou consome oleo/agua etc. Isto é verdade?
Tem ideia de quanto fica uma reparação do motor neste estado?

Acham que vale a pena reparar o motor ou comprar um usado?

Eu tenho a oportunidade de comprar um SEAT LEON 1M 1.9tdi 110cv por 1500€ o carro esta impecável pelo menos assim aparenta, o carro tem matricula estrangeira dai o valor.

A minha questão é posso colocar o motor do leon no meu a3 sem andar a inventar, tipo pegar no motor turbo etc e colocar no A3 sem andar a ir a torneios arranjar adaptadores. sei que a electrotécnica também não será a mesma, terei de colocar a centralina do Leon no meu a3?
De notar que no meu a3 é motor AGR geometria fixa e sem bimassa. o o leon tem geometria variável e bimassa.

O que fariam na vossa opinião? Acham bom negocio o Leon? compensava mais comprar um de 90cv na sucata (mas ai era um tiro no escuro).

Opiniões precisam-se sff e se me poderem esclarecer sobre a trocas de motores também agradecia.
 
Em primeiro lugar queixava me era ao mecânico
Embora o aquecimento que levou reparação porque uma junta não é cara,a negligência do mecânico mexer na distribuição e entregar o carro sem testar primeiro ameaçava o logo de ir apresentar queixa a ver o jeito na pior das ipoteses pagas a junta e ele mete o carro em condições afinal o erro foi dele comprar outro diferente e adaptar = dores de cabeça mas é só a minha opinião é vale o que vale [emoji6]

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
 
Em primeiro lugar queixava me era ao mecânico
Embora o aquecimento que levou reparação porque uma junta não é cara,a negligência do mecânico mexer na distribuição e entregar o carro sem testar primeiro ameaçava o logo de ir apresentar queixa a ver o jeito na pior das ipoteses pagas a junta e ele mete o carro em condições afinal o erro foi dele comprar outro diferente e adaptar = dores de cabeça mas é só a minha opinião é vale o que vale [emoji6]

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk

Vou-me queixar, mas como ouvi dizer que o motor depois de aquecer nunca será o mesmo estou meio apreensivo.
Quando dizes que não é caro anda porque valores? É quando isto acontece é normal avariar mais alguma coisa além da junta? De notar que o carro está a funcionar não sei se é comum ficar a funcionar depois de um escaldão.
 
A junta por exemplo a uns 60€ e mais não obra mas não tens que te preocupar com valores mas sim em apertar com o mecânico
Sou electricista e se ligar um quadro trifásico sem neutro vou queimar tudo terei que assumir o erro pois todo trabalho antes de apresentar ao cliente como pronto tem que se confirmar tudo antes aperta com ele amigo se ele se estiver a esquivar não está a ser teu amigo não tenhas pena defende o teu trabalho [emoji6]

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
 
Obrigado Nuno, pensei que fosse muito mais caro. Daí ponderar comprar outro motor.
Não sei é se o motor volta a ser o que era.
 
O preço pode chegar a 400 a 600€ porque não é só a junta tem mudança de óleo ,de liquido refrigeração e depois vem o já agora que são extras que aparece ou faz se de vez como mudar os bronzes etc
Para pagares é caro ,para o mecânico faz a brincadeira com 100€ para as costas e um dia de trabalho entendes?
Não te deixes enganar o mecânico terá que assumir quando fores lá não bebas 1 cerveja bebê 3 ou 4 para ires com mais pica de lhe dizer que se calhar está na altura de se reformar ou ir para sapateiro

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
 
No seu lugar iria sempre reclamar com o mecânico e não saía de lá enquanto ele não assumisse a negligência e a reparação sem mais custas para si.
Se pagou uma mudança de distribuição, é isso que tem que ser servido. Sem pagar mais juntas nem mais nada.
Mudar de motor para outro de construção diferente, nesse caso, acarretaria andar ilegal e as consequências seriam bem piores. Já para não falar nos gastos.
Mudar junta, óleo, G12, pôr a bomba de água a trabalhar corretamente e no final fazer um teste de compressão é (NO MÍNIMO) aquilo que o seu mecânico tem que fazer.
 
Vou falar com ele amanhã

Andar ilegal não me parece que ia andar, a única coisa que mudava era o código do mor de AGR para AHF, motor esse que existe nos A3.
o motor à vista é exactamente igual.

O meu receio é que o motor nunca mais seja o mesmo depois do escaldão
 
Vou falar com ele amanhã

Andar ilegal não me parece que ia andar, a única coisa que mudava era o código do mor de AGR para AHF, motor esse que existe nos A3.
o motor à vista é exactamente igual.

O meu receio é que o motor nunca mais seja o mesmo depois do escaldão
É ilegal na mesma.
Uma operação Stop mais minuciosa ou uma IPO mais rigorosa davam conta da diferença.
Carro e documentos apreendidos até aprovação em IPO e coima de 250€.
Não aconselho.
 
o motor agr e um dos mais fiaveis da marca. o mecanico falhou, vai ter de arranjar, nao vale a pena inventar. possivelmente e so meter junta nova, a colaça nem deve ter sofrido nada e isso fica novo.
 
Back
Top