Dúvida-IMI

Tou agora a começar a minha casa, e surgiu-me aqui uma incógnita!!!

Quanto se paga de IMI??? Eu sei que depende da zona, da área e da avaliação da mesma.

Mas assim por alto quanto irei pagar??
Zona: Vila do Conde
Áreas: cave +/- 85m2
rés do chão +/- 124m2
1º piso 100m2

Isto é só pa ter uma ideia quanto vou inchar por ano :lol: :lol: :lol:

Já agora o pessoal pode por quanto paga :green: :green: :green:

Last edited:
Esse não é o imposto que se for para 1ª residência fica-se isento de pagamento?

Digo isto porquê...

aqui à tempos fui fazer uma escritura de uma casa que compramos, e no escritório a "fulana" perguntou se era para ser a nossa residência... e como já íamos com a história sabida.... dissemos que sim :green:

e não pagamos esse imposto... acho que era o IMI

Digo isto porquê...
aqui à tempos fui fazer uma escritura de uma casa que compramos, e no escritório a "fulana" perguntou se era para ser a nossa residência... e como já íamos com a história sabida.... dissemos que sim :green:

Eu sei que à uns tempos havia insenção, porque em 2004 comprei um apartamento, e como era para habitação própria permanente, fiquei insento durante 8 anos (mas vendi-o à uns meses).

Mas penso que essa insenção já acabou, mas posso estar enganado!!!!!

essa exenção é so para 3 anos salvo erro apartir de agora ...os meus pais tinham mas acabou á uns 2 anos k teve a duração de 5 anos e pagamos á volta de 369€ depende da casa tipo T3 ou T4 cenas assim

Sim e não

Digo isto porquê...

Era o IMT, no entanto, dependendo do valor da aquisição pode haver lugar a pagamento de imposto (acima de cerca de € 90.000 já se paga e é progressivo). Mas após o prédio em teu nome tens um prazo para requerer isenção de IMI a qual tem vários escalões e os respectivos anos de isenção. Acima de cerca € 250.000 a isenção é de zero anos.

Eu sei que à uns tempos havia insenção, porque em 2004 comprei um apartamento, e como era para habitação própria permanente, fiquei insento durante 8 anos (mas vendi-o à uns meses).

Mas penso que essa insenção já acabou, mas posso estar enganado!!!!!

Este é outro pormenor, cada pessoa só pode ter duas isenções de IMI, a partir da terceira paga-se sempre...

Quanto à avaliação, tens um simulador no portal das finanças...

Depende do concelho de residência mas ronda os 0,004* Valor de avaliação das finanças ( valor patrimonial penso que seja assim que se diz) podes pedir isenção por 6 anos salvo erro e caso não estejas incluído em nenhum grupo já mencionado

Back