Duvida legalização carro importado

Boas, a situação é a seguinte, um conhecido tem um carro importado q se quer desfazer dele e eu estou disposto a ficar com ele só que o carro é importado. O carro ja tem matricula portuguesa da altura (matricula ??-??-SD) so que o esse senhor apesar de ter o livrete e a guia de circulação,penso que é assim que se chama, não tem o registo de propriedade. Qual é o procedimento para passar esse carro para meu nome se é que é possivel.
Obrigado.
 
costaqui disse:
Boas, a situação é a seguinte, um conhecido tem um carro importado q se quer desfazer dele e eu estou disposto a ficar com ele só que o carro é importado. O carro ja tem matricula portuguesa da altura (matricula ??-??-SD) so que o esse senhor apesar de ter o livrete e a guia de circulação,penso que é assim que se chama, não tem o registo de propriedade. Qual é o procedimento para passar esse carro para meu nome se é que é possivel.
Obrigado.

vais com o dono a DGV com o livrete´e o teu amigo pede uma segunda via do documento.
Porque oteu amigo não tem o registo de propriedade?
Perdeu?
Será que o carro está em nome dele?
 
Algo e estranho... Quando legalizei o meu ao chegar de alemanha foi logo livrete e registro.
Matricula SD já tem um tempinho... Andou sem registro? perdeu? nunca teve?

E preciso mais informação.

Cpts
Fx
 
O senhor diz que nunca teve pois nunca o pediu, como tinha a tal guia de circulação que não precisava e não se deu ao trabalho. Ele diz que o carro ta em nome da mulher. Mais informação por enquanto não tenho. Pelo que ele diz o carro não anda já a algum tempo.
 
Não basta dizer que está em nome de A, B ou C... é preciso provar, e a única prova válida é o registo de propriedade. Se decidires comprar o carro, um dos documentos que tens que receber é precisamente o registo de propriedade.

Essa tal guia tem uma validade, que segundo sei é reduzida (1 ou 2 meses), pelo que já terá caducado à muuuuuuuito.
 
Tag disse:
Não basta dizer que está em nome de A, B ou C... é preciso provar, e a única prova válida é o registo de propriedade. Se decidires comprar o carro, um dos documentos que tens que receber é precisamente o registo de propriedade.

Essa tal guia tem uma validade, que segundo sei é reduzida (1 ou 2 meses), pelo que já terá caducado à muuuuuuuito.


Sim, nisso deves de ter razão. A guia suponho que tenha um prazo curto mas o facto de ter deixado de ficar valida não é impeditivo de ser comprovativo que qq coisa esteja em teu nome. Digo eu, não sei. De leis percebo pouco.
 
O dono do carro sempre pode ver no site das finanças se o carro esta em nome dele ou de outra pessoa.Pois existe uma ligaçao nos ficheiros da antiga DGv e nas finanças, e por expriencia depois de requerer o titulo de registo, fica logo carregado na base de dados das finanças.Caso naõ tenha feito o registo em nome dele, com essa guia ainda o poderá fazer pagando as multas, e só depois é que aconselho a fazer o negócio.
 
costaqui disse:
Boas, a situação é a seguinte, um conhecido tem um carro importado q se quer desfazer dele e eu estou disposto a ficar com ele só que o carro é importado. O carro ja tem matricula portuguesa da altura (matricula ??-??-SD) so que o esse senhor apesar de ter o livrete e a guia de circulação,penso que é assim que se chama, não tem o registo de propriedade. Qual é o procedimento para passar esse carro para meu nome se é que é possivel.
Obrigado.

Boas,
Tem em atenção a isso, sem a totalidade dos documentos, incluindo o registo de propriedade, não poderás registar em teu nome.
Com poderá passar-te uma declaração de compra e venda de uma viatura que não tem documentos que comprova que é dele?

E se por algum motivo o documento estiver apreendido, não estás a comprar um carro, mas sim um problema. :x
Aconselho-te a ir a DGV e a PSP a ver se os dados conferem e o carro não tem os documentos apreendidos ou a viatura está dada como furtada... nunca se sabe. :evil:
Dá uma vista de olhos no nº de chassis e motor... :x

Cumps
 
costaqui disse:
Sim, nisso deves de ter razão. A guia suponho que tenha um prazo curto mas o facto de ter deixado de ficar valida não é impeditivo de ser comprovativo que qq coisa esteja em teu nome. Digo eu, não sei. De leis percebo pouco.

Não é uma questão de leis... é uma questão de te ser apresentado um documento que não prova (actualmente) que o veiculo é propriedade de quem o está a vender.

Seja como for convêm confirmar convenientemente que guia é essa. Se é a guia passada pela DGV, esta tinha como objectivo substituir o livrete até à emissão deste. Se a guia foi passada pela DGRN então quer dizer que a propriedade foi registada em nome de alguem, faltando apenas o documento comprovativo. O vendedor deve providenciar a sua emissão.

transmontano19 disse:
O dono do carro sempre pode ver no site das finanças se o carro esta em nome dele ou de outra pessoa.Pois existe uma ligaçao nos ficheiros da antiga DGv e nas finanças, e por expriencia depois de requerer o titulo de registo, fica logo carregado na base de dados das finanças.Caso naõ tenha feito o registo em nome dele, com essa guia ainda o poderá fazer pagando as multas, e só depois é que aconselho a fazer o negócio.

Está aqui uma excelente forma de confirmares a propriedade do carro. Se o veiculo estiver registado, esse estará associado ao NIF do proprietário. Desta forma podes inclusivé validar se a propriedade (veiculo) não está penhorada pelas finanças.
 
Obrigado. Por acaso o meu pai até trabalha nas finanças e acho q tem maneira de ver em nome de quem está o carro em questão. A ver vamos como diz o cego. Esperemos que corra tudo bem.
Mas supondo que está tudo legal e que só fará mesmo falta do registo de propriedade. O que há a fazer é o tal senhor requeri-lo mediante a apresentaçao da tal guia e livrete na dgv ou posso eu faze-lo ja em meu nome logo directo medianta a tal procuraçao de venda?
 
Aconselho a primeiro que seja o sr. a pedir em nome dele e depois com a declaração de compra e venda acompanhado do DU automovel faças o pedido de mudança de propriedade.
 
Acho que será preferivel ser o senhor a pedir uma 2ª via do DU, até porque não fica caro (Mod. nº 7 + 30Euros). Se houver direito a multa.... é ele que a paga e não tu. :)

Depois com esse documento, que te garante que está tudo nos conformes, juntas a declaração de compra e venda e fazes a alteração de propriedade.

Sugiro que aproveites esse momento para averbar tudo o que puderes (medida de jantes/pneus, pelicula, etc.) Poupas tempo e dinheiro.
 
Back
Top