Duvida na valvulina para direcção assistida

Boas pessoal.
Preciso de mudar a valvulina da minha maquina, mas tenho andado a pesquisar e encontrei algumas coisas.
Há pessoal que diz que tem que ser de origem.
Sei que tem que ser da cor da tampa do reservatorio (a minha é verde).
A minha duvida é se a valvulina 75W90 que penso que é sintectica, tem cor verde ou vermelha?
Se alguem me souber ajudar eu agradecia.
Cumprimentos
 
o que tu precisas é disto....

fotografia0090.jpg
[/IMG]

e não inventes, poe o oleo OEM que o teu argolas agradece :cool:
 
Estas a misturar tudo amigo,valvolina é para a caixa de velocidades. Esse reservatorio de tampa verde é do oleo da direção assistida
 
75w90?? Isso é oleo para engrenagens e não para direcçao assistida....
Se te referes ao oleo da caixa, deves usar o 75w90 Sintético, atençao que existe tambem semi-sintético mas o recomendado para o teu carro é Sintético. E gasta 3,6 litros
Se te referes ao oleo da direcção assistida deves usar oleo com a norma G 002 000 de preferencia da cor da tampa do reservatório (apesar da cor nao ser muito importante ja que o queres substituir todo . Nao deves misturar oleos de cores diferente)
 
Last edited:
75w90?? Isso é oleo para engrenagens e não para direcçao assistida....
Se te referes ao oleo da caixa, deves usar o 75w90 Sintético, atençao que existe tambem semi-sintético mas o recomendado para o teu carro é Sintético. E gasta 3,6 litros
Se te referes ao oleo da direcção assistida deves usar oleo com a norma G 002 000 de preferencia da cor da tampa do reservatório (apesar da cor nao ser muito importante ja que o queres substituir todo . Nao deves misturar oleos de cores diferente)
so uma retficação!!
a norma G 002 000 ja não existe, passou a ser a norma G 004 000 ;)
 
Obrigado pessoal.
Eu quero mesmo mudar o oleo da direcção assistida..
Mas fui a uma casa de peças e disseram-me que se chamava valvulina.
Mas tambem fui á marca e aconsenharam-me este com esta norma G 004 000 que veio substituir o G 002 000 .
Esta minha pergunta e porque a carrinha faz um barulho ao virar a direcção tanto para um lado como para o outro.
E fui ver o oleo e já esta com uma cor acastanhada.
Obrigado mesmo pela vossa ajuda
 
e acredita que depois de mudares isso, vais notar uma boa diferença!

eu já o fiz nos dois carros e vale bem a pena o abuso que esse oleo custa por litro..


e se estás com a mão na massa, aproveita e muda o fluido dos travões, que também se deve fazer de 2 em 2 anos ;)
 
Epa eu vou aproveitar para mudar já isso tudo.
Qual o melhor oleo de travoes?
Tambem já deve de ser preciso mudar.
 
o melhor é o original.. DOT4.1 salvo erro..
não alteres o DOT se não mudares as tubagens para malha...


no meu, meti tubos OEM novos quando mudei os discos, e sangrei o circuito com DOT4.1
 
o melhor é o original.. DOT4.1 salvo erro..
não alteres o DOT se não mudares as tubagens para malha...


no meu, meti tubos OEM novos quando mudei os discos, e sangrei o circuito com DOT4.1

Deves ter usado DOT 4 que é o normal hoje em dia, existe também o DOT 5.1 (ou Super DOT 4) que tem um ponto de ebulição mais elevado, logo é superior. Podes perfeitamente utilizar DOT 5.1 sem alterar absolutamente nada, convém é substituir todo o óleo. Ambos são à base de polietilenoglicol e compativeis um com o outro, apenas a única diferença é o seu ponto de ebulição, DOT 4 230ºC, DOT 5.1 270ºC a seco e 155ºC e 190ºC húmido respectivamente.
O que se deve ter em atenção é o DOT 5 que é um óleo à base de silicone incompativel com os outros, se misturado pode danificar vedantes e provocar falhas no sistema
 
Last edited:
Ah, e os DOT 4 e DOT 5.1 são óleos higroscópicos, absorvem humidade do ar reduzindo o ponto de ebulição, por isso se deve substituir o oleo de travoes a cada 2 anos.
O DOT 5 é hidrofóbico, não absorve a humidade do ar e dura muito mais tempo (teoricamente a vida do carro) sem perder propriedades, por isso é normalmente utilizado em viaturas militares devido a não criar tanta dependencia de manutenção, e também não danifica a pintura como os outros (por isso é utilizado pela Harley Davidson). A maioria dos fabricantes não aconselha o uso deste óleo.
 
Obrigado malta..
Assim já fico mais esclarecido.
O oleo da direcção assistida já comprei(15€/litro) agora vou comprar o dos travoes e mudo logo tudo.
 
És tu que vais mudar?
Atenção que isso tem formas de se fazer. O sistema de direcção assistida trabalha com altas pressões (na ordem dos 100bar). Tirar tubagens da bomba é complicado e deve ser feito por quem tem experiência.
Os travões é mais facil, mas tem procedimentos que têm que ser respeitados para que o sangramento fique bem feito, e tem que ser com 2 pessoas. Se deixas entrar uma bolha de ar para o sistema ficas com o pedal esponjoso e a travar mal, cuidado com essas coisas!
 
Back
Top