Dúvida no downpipe

Boas gostava que me ajudassem no meu s3 8v queria fazer uma alteração escape ou seja por um downpipe mas tb e quem aconselhe por downpipe com Cat 200 cell alguém daqui já meteu um deste dois ou qual aconselham
 
colocar dowpipe com cat o_O
Ou pões um ou pões outro, os dois em simultâneo não dá..
agora vamos ver outros pormenores, sem cat é chumbo certo no IPO e tens problemas com autoridades caso eles descubram que andas com dowpipe, e olha que eles não são parvos, por isso a meu ver o ideal seria colocares o cat 200 células, mas também já ouvi dizer, e repito ouvi dizer que esses cats só funcionam bem com motores bem afinados, caso contrario é chumbo no IPO, e que tem uma vida util mais reduzia, se é verdade ou não não sei, mas quando o meu cat entregar a alma ao criador, vou colocar um de 200 celulas :D
 
Acho quem sim, que há downpipes com um "miolo" lá dentro, mas aquilo é mais silenciador que outra coisa.
Mas tenho duvidas que isso aprove bem.
Mesmo um downpipe livre nestes motores mais modernos.. Os mapas da ecu sao cada vez mais complexos, já tem em conta todos os componentes inclusive da exaustão, não sei se irá ganhar algo significativo, pra além do barulho.
 
Acho quem sim, que há downpipes com um "miolo" lá dentro, mas aquilo é mais silenciador que outra coisa.
Mas tenho duvidas que isso aprove bem.
Mesmo um downpipe livre nestes motores mais modernos.. Os mapas da ecu sao cada vez mais complexos, já tem em conta todos os componentes inclusive da exaustão, não sei se irá ganhar algo significativo, pra além do barulho.
Nunca vi nenhuma dowpipe com miolo, e nao faz sentido ate porque o sentido da dowpipe é os gases fluírem livremente, a dowpipe é bom para o turbo, pois eles nao aquecem tanto devido aos gases de escape fluirem mais rapido por nao ter a "obstrução" do catalisador , o barulho fica diferente sim, mas nao muito, para alem da potencia subir ligeiramente
 
Nunca vi nenhuma dowpipe com miolo, e nao faz sentido ate porque o sentido da dowpipe é os gases fluírem livremente, a dowpipe é bom para o turbo, pois eles nao aquecem tanto devido aos gases de escape fluirem mais rapido por nao ter a "obstrução" do catalisador , o barulho fica diferente sim, mas nao muito, para alem da potencia subir ligeiramente

Existem sim..
São os chamados High flow catted downpipe

VRSF-High-Flow-Catted-Downpipe-N54-135-335__06552.1584024927.jpg

Devem ser a estes que o user se referia..


Aqueles a que tu te referes são estes:

N54RWDDownpipes_3_2000x_f10be5c4-90ce-4422-8d63-14919267852d_1024x1024@2x.jpg

Cattless downpipe
 
E como o miolo do primeiro é uma catalisador da alto fluxo (high flow), na minha opinião aquilo nao vai catalisar quase nada pelo que a utilidade que vejo naquilo é silenciar um pouco o barulho do escape.
 
Nunca vi nenhuma dowpipe com miolo, e nao faz sentido ate porque o sentido da dowpipe é os gases fluírem livremente, a dowpipe é bom para o turbo, pois eles nao aquecem tanto devido aos gases de escape fluirem mais rapido por nao ter a "obstrução" do catalisador , o barulho fica diferente sim, mas nao muito, para alem da potencia subir ligeiramente

A questão que coloquei sobre o motor poder nao aprovar é porque nao havendo uma catalização, as sondas lambda vão dar valores errados e vão influenciar a injeção, dependendo sempre do motor em causa e da centralina.
Podes ganhar muito, ganhar pouquinho, ou nada até. Agora, se houver a acompanhar uma repro.. Ok.
 
os da primeira foto são catalisadores de 200 celulas, não são dowpipe
o user enviou-me fotos por PM e os que ele enviou era dowpipe com flexível
O carro não tendo catalisador, vai cosumir mais, mas tambem fica com melhor performance, quanto a sonda lambda, ela vai enviar dados para a ECU e esta vai ajustar a mistura, não precisa de repro nem nada do género, pode sim acender a luz do motor devido á ausência do catalisador pois a mistura fica fora dos parâmetros de fabrica, e claro é chumbo certo no ipo
 
E como o miolo do primeiro é uma catalisador da alto fluxo (high flow), na minha opinião aquilo nao vai catalisar quase nada pelo que a utilidade que vejo naquilo é silenciar um pouco o barulho do escape.
Errado, vai catalisar sim, sem quem os tem montados e passou no IPO sem problemas nos gases, agora o senão disso, é que para eles serem eficientes, tens que ter um motor bem afinado, e a vida util deles pelo que dizem é menor, mas olha ate tenho um catalisador low cost no meu faz mais de 10 anos, e o gajo ainda la anda, o que me surpreendeu, mas quando ele se deitar, vai levas com um de 200 celulas
 
os da primeira foto são catalisadores de 200 celulas, não são dowpipe
o user enviou-me fotos por PM e os que ele enviou era dowpipe com flexível
O carro não tendo catalisador, vai cosumir mais, mas tambem fica com melhor performance, quanto a sonda lambda, ela vai enviar dados para a ECU e esta vai ajustar a mistura, não precisa de repro nem nada do género, pode sim acender a luz do motor devido á ausência do catalisador pois a mistura fica fora dos parâmetros de fabrica, e claro é chumbo certo no ipo

Que confusão...
Vick, downpipe é o termo inglês para o tubo de escape que sai directamente do turbo.. Não é mais do que isso. Tenha flexivel ou não, tenho no fim o catalisador ou não.
O meu colega de oficina que esteve emigrado décadas na Africa do Sul ele ainda usa muita terminologia inglesa, pra ele downpipe é o tubo de saída do turbo. Nada mais.
A imagem de cima é um downpipe com um miolo no meio, um mini catalisador de alto fluxo.
Tá aqui o link e o termo que eles usam.
Inclusive estive a ler o site e afirmam mesmo que só há ganho reais se houver um repro.

https://topgearsolutions.com/vrsf-3-high-flow-catted-downpipe-n54-07-10-bmw-335i-08-10-bmw-135i/

São tudo downpipes, se bem que o termo mais correcto seja para tubos ocos pois antes de haver catalisadores já havia turbo e foi aí que surgiu o termo, quando os turbos apareceram, mas são tudo downpipes.
Quanto à catalização se não houver miolo ou se o miolo estiver muito reduzido não vai haver catalização. Se a centralina detectar que o valor de entrada é o mesmo do valor de saída, acende logo a luz do motor. A mistura não fica a correcta como disseste e bem. Em alguns carros o trabalhar até fica um pouco incerto. Sei do que falo porque tenho um carro assim, sem miolo no catalisador, o 206 Gti. Se anda mais? Sim. Mas a mistura não é mais eficiente, e consome mais.
 
Back
Top