Dúvida sobre o circuito refrigeração motor

Bom dia.
Venho aqui questionar o seguinte.
Audi A4 B6 1.9 tdi 130cv

Os tubos do circuito de refrigeração do motor, após estar a temperatura nos 90 graus, deverão estar todos á mesma temperatura aproximadamente.

Pergunto isto pois o tubo de cima que sai do motor fica bastante quente ao ponto de não conseguir manter a mão no tubo.
O de baixo que sai do radiador e entra no motor fica morno, com uma diferença de temperatura muito grande.

Dizem-me que o de baixo tem de ter uma temperatura aproximada ao de cima e que devo ter o termostato com defeito.

O carro aquece rapidamente, em 5km já está quente, e mantém a temperatura nos 90, e não tem perda de líquido.

Abraço
 
É normal que o líquido que sai do motor para o radiador esteja a uma temperatura mais elevada que o que sai do radiador para o motor pois ao passar pelo radiador - quando o termostato está a funcionar normalmente - o líquido arrefece. Entra no radiador quente (o radiador abre a cerca de 90ºC), é arrefecido - até quanto não sei - e vai para o motor.
Se o líquido que sai do motor para o radiador (no tubo de cima) está muito quente quererá dizer que o líquido esta a circular nesse tubo, logo o termostato abre. Se o termostato não abrisse, esse tubo manter-se-ia bastante mais frio que o motor, com uma temperatura idêntica ao tubo de baixo (do radiador para o motor).
Por outro lado, se o líquido não circulasse pelo radiador por mau funcionamento do termostato ou algum entupimento no radiador ou nos tubos, a temperatura do motor iria subindo, e, muito provavelmente, ultrapassaria os 90ºC. Se se mantém aí, quererá dizer que o sistema de arrefecimento está a funcionar bem.
Uma experiência que podes fazer é: com o motor frio, p. ex. de manhã, ligar o motor e ir controlando a temperatura nos dois tubos de entrada e saída do radiador. O superior mantém-se frio até o termostato abrir (aos 90ºC), depois aquece , depois aquece também o inferior.
Havendo dúvidas sobre se o sistema de refrigeração está a funcionar correctamente, convém controlar bem a temperatura do motor.
 
É normal que o líquido que sai do motor para o radiador esteja a uma temperatura mais elevada que o que sai do radiador para o motor pois ao passar pelo radiador - quando o termostato está a funcionar normalmente - o líquido arrefece. Entra no radiador quente (o radiador abre a cerca de 90ºC), é arrefecido - até quanto não sei - e vai para o motor.
Se o líquido que sai do motor para o radiador (no tubo de cima) está muito quente quererá dizer que o líquido esta a circular nesse tubo, logo o termostato abre. Se o termostato não abrisse, esse tubo manter-se-ia bastante mais frio que o motor, com uma temperatura idêntica ao tubo de baixo (do radiador para o motor).
Por outro lado, se o líquido não circulasse pelo radiador por mau funcionamento do termostato ou algum entupimento no radiador ou nos tubos, a temperatura do motor iria subindo, e, muito provavelmente, ultrapassaria os 90ºC. Se se mantém aí, quererá dizer que o sistema de arrefecimento está a funcionar bem.
Uma experiência que podes fazer é: com o motor frio, p. ex. de manhã, ligar o motor e ir controlando a temperatura nos dois tubos de entrada e saída do radiador. O superior mantém-se frio até o termostato abrir (aos 90ºC), depois aquece , depois aquece também o inferior.
Havendo dúvidas sobre se o sistema de refrigeração está a funcionar correctamente, convém controlar bem a temperatura do motor.

Bom dia.
Agradeço o esclarecimento.
Sendo assim penso que está tudo bem.
E tem lógica a temperatura do tubo de baixo ser bastante mais fria que o de cima, par poder arrefecer o motor.

Obrigado.
 
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