Duvidas e ajuda com o meu velhinho 8l

Boa tarde a todos,
Vou tentar ser curto na explicação:
A3 8l 1998 1.9 tdi 110 AFN

Dantes era o meu carro diário mas como agora anda a minha filha com ele confesso que não ando tanto em cima dele como devia.

Problema- há cerca de 3 dias aviso sonoro e luz da temperatura acesso, reservatorio do liq refrigeração nos minimos…sem motivo visivel, troquei o reservatorio e a tampa, o reservatorio tinha partes plasticas soltas… atestei a nivel o liquido. Ontem fui dar uma espreitadela e o nivel tinha descido um pouco…o carro andou apenas cerca de 50km em cidade
Hoje há pouco coloquei o carro a trabalhar para ve-lo chegar à temp de serviço e procurar fugas visiveis de liquido e nada mas, o tubo que vai do radiador ao termostato( o de baixo) não aqueceu…a ventoinha mesmo depois de 20 minutos não arrancou e o ponteiro da temp fica nos 80 mais coisa menos coisa….

O liquido desce por causa de quê? Fuga visivel não encontrei
Termostato aberto? Isto pode originar perda de liquido por algum lado?
Sensor de temperatura?

Mudo já o termostato? O sensor? Outra ideia?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Boa tarde a todos,
Vou tentar ser curto na explicação:
A3 8l 1998 1.9 tdi 110 AFN

Dantes era o meu carro diário mas como agora anda a minha filha com ele confesso que não ando tanto em cima dele como devia.

Problema- há cerca de 3 dias aviso sonoro e luz da temperatura acesso, reservatorio do liq refrigeração nos minimos…sem motivo visivel, troquei o reservatorio e a tampa, o reservatorio tinha partes plasticas soltas… atestei a nivel o liquido. Ontem fui dar uma espreitadela e o nivel tinha descido um pouco…o carro andou apenas cerca de 50km em cidade
Hoje há pouco coloquei o carro a trabalhar para ve-lo chegar à temp de serviço e procurar fugas visiveis de liquido e nada mas, o tubo que vai do radiador ao termostato( o de baixo) não aqueceu…a ventoinha mesmo depois de 20 minutos não arrancou e o ponteiro da temp fica nos 80 mais coisa menos coisa….

O liquido desce por causa de quê? Fuga visivel não encontrei
Termostato aberto? Isto pode originar perda de liquido por algum lado?
Sensor de temperatura?

Mudo já o termostato? O sensor? Outra ideia?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Vê se não há fuga pelo radiador da chauffage..
Se não houver mesmo fuga, a água está a ir embora pelo escape.. Ou seja, o motor está a consumir água.
 
Vê se não há fuga pelo radiador da chauffage..
Se não houver mesmo fuga, a água está a ir embora pelo escape.. Ou seja, o motor está a consumir água.

Bom dia

E tenho maneira de pesquisar se há fuga sem desmontar o tablier todo? É que não tenho ideia de ver infiltração nos tapetes…mas uma coisa realmente já acontece há algum tempo, a soufagem demora bastante tempo a mandar ar quente, e o que manda é morno

E o tubo frio que vai ao termostato, termostato fechado? Bomba de agua a dar as ultimas? Por acaso está na hora de mudar a correia de distribuição está,


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Last edited:
A fuga pode ser numa falange que liga ao bloco, sendo uma zona quente é difícil detectar a fuga, da uma vista de olhos nessas falanges, se a sofagem não da muito quente, provavelmente radiador da sofagem entupido, problema comum nesse modelo e A4
 
Se o termostato estiver aberto, os tubos devem ficar todos quentes/mornos mas o tubo que sai do radiador ate ao termóstato nao aquece quase nada por comparação com os restantes…mas se isso significasse termostato fechado a temp teria de subir mas o meu ponteiro nao chega aos 90… estou a pensar mal ou alguma coisa aqui que me está a escapar?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Têm ideia de quantos litros de g12 gasto para mudar o termostato?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Urgente duvida

Para sangrar o sistema, devo deixar a temp atingir os 90 com a tampa do reservatorio aberta ou devo fecha-la apos cerca de 10
Minutos do carro a trabalhar e de nao haver bolhas no fluxo de retorno?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Urgente duvida

Para sangrar o sistema, devo deixar a temp atingir os 90 com a tampa do reservatorio aberta ou devo fecha-la apos cerca de 10
Minutos do carro a trabalhar e de nao haver bolhas no fluxo de retorno?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

quando o volume de água subir fechas a tampa.
 
quando o volume de água subir fechas a tampa.

Boas
Fiz isso.
Agora esperei para ver a ventoinha arrancar e nada….temp painel a manter sempre nos 90
Liquido de refrigeração tmp 98 e nao arranca, termostato novo e sensor de temperatura novos audi….alguma ideia? Não deviam ter arrancado entretanto?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Vê se a ventoinha funciona com o vagcom

Ela liga quando se liga o ac
Ontem liguei o vagcom com esse objetivo mas não encontro nenhum menu para testar a ventoinha, é possivel faze-lo com o 8l de 1998?
O
Menu engine apenas permite no measurinblocks fazer testes sequenciais mas nenhum deles é para ventoinhas


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Last edited:
Back
Top