duvidas e direitos dos trabalhadores na pandemia de coronavírus

boa pessoal
devido a pandemia há muitas duvidas e direitos que não estão muito bem esclarecidas, pelo menos para mim :)
como as escolas estão fechadas a minha mulher teve que ficar em casa com o filho de 3 anos, e esta com o apoio da segurança social, eu continuo a trabalhar , a minha empresa esta a mandar pessoal para teletrabalho alternado de 15 em 15 dias, as que podem fazer isso.
eu era uma delas mas não posso ir porque como a minha mulher está com o apoio da segurança social perdia esses direitos e tinha que ir trabalhar, pelos vistos não pode estar uma em casa com o apoio do estado e a outra em teletrabalho, assim optei por ficar a trabalhar na empresa para que ela não saísse de casa.
a minha duvida é, se eu tirar uma semana de férias será que ela também perde o apoio da segurança social e tem que ir trabalhar ou sendo ferias é diferente ?
 
1-Teletrabalho é isso mesmo...continua-se com trabalho apenas noutro local (em casa ou noutro sitio..)
Antes desta crise pandemica já exista essa forma / regime de trabalho em muitas empresas e não implica
nenhuma restrição ou alteração de direitos / garantias.

2-Ausência por assistência a dependente menor de 12 anos por motivo do COVID-19 (porque as aulas estão suspensas)
é outra coisa. Porque ficar em casa para cuidar de menor (por doença do mesmo) também ja existia antes e também era
pago pela Segurança Social.

3-A situação de um dos pais em teletrabalho e o outro ausente em casa por assistência a menor por COVID-19 não são exclusivos
nem mutuamente impeditivos. Também já o não era antes, por motivo de doença do menor.
 
Back
Top