Duvidas para os entendidos em Informática

• Thread starter Thread starter TDi...
  • Data de Início Data de Início
Primeira questão, eu tenho 2 memorias de 1GB PC5300 667mhz montadas no meu PC, posso substituir as 2 por 2 de 2GB PC6400 800mhz?

Eu sei que vão ficar a trabalhar na mesma a 5300 e tambem sei que existem 5300 a 667mhz mas são um pouco mais caras, por isso mesmo se o unico contra for esse de ficarem a trabalhar a 5300 e não causar nenhum stress no desempenho do PC acho que não vale a pena estar a pagar mais.

Outra questão, esta ainda sou mais desentendido...

Na sala tenho um PC com uma caixa daquelas horizontais baixinhas (se alguem souber o que se chama aquilo que diga) :green: a servir de media center, é um PC antigo Pentium 4 a 2Ghz, composto por hardware antigo mas que serve perfeitamente para ver filmes, se precisar de aceder a internet ou fazer ali algum trabalho é que ja se torna complicado.
O que pretendo fazer é o mesmo que fiz com este, comprar peça a peça e montar eu uma maquina mais avançada e agradavel de trabalhar porque a esposa usa aquele PC pros foruns de culinária... :P
Ora bem, comprando uma caixa dessas horizontais, é tão facil comprar componentes para esse tipo de caixas ou é mais dificil? Mais caros ou nem por isso? Discos, memorias, board etc é tudo igual como se tivesse a montar um PC normal? É que assim até aproveitava as memorias que vou tirar deste...
Outra questão é a caixa a comprar, reparei que existem umas a venda já com comando a distancia, se eu optar por comprar uma sem comando posso á porteriori optar por comprar um comando e faze-lo funcionar?

Outra ainda, é possivel ligar as colunas do Home cinema ao PC?

Obrigado.

Quanto á ultima questão...

estou neste momento a montar um, chegou hoje a caixa...

Caixa Nox Media c/comando- ~80Euros
Board Asus M3N78-PRO - ~75 Euros
CPU AMD Athlon X2 5050E - ~70Euros
Fonte LCPower SuperSilent 550W - ~40 Euros

Disco e Drives ja tinha por isso nao comprei... mas por pco ja compras alguma coisa de jeito e ficas com um media center potente o suficiente com saida HDMI para resoluções FULL HD e tudo ;)

quanto ás memórias, digamos que, desde que encaixem lá deverão dar...
mas para ajudar melhor diz lá a marca e modelo da motherboard ;)

Vamos lá por ordem nisto :green: :green: :green:

Tens 3 tipos de memoria (existem + mas para nao confundir muito)

:arrow: DDR1
:arrow: DDR2
:arrow: DDR3

:arrow: ou seja numa board que suporte DDR1 independentemente da velocidade da memoria podes por ah vontade pois a velocidade é controlada pela Motherboard o mesmo se aplica para as outras DDR2/3 nao podes é por diferente pois o proprio encaixe é diferente...

:arrow: Um pentium 4 a 2.oGhz é uma exelente maquina para net, ver filmes ouvir musica e trabalhar no office... so precisas de ter XP instalado e 2GB de memoria ram...

:arrow: Mudar de caixa é na boa, o que manda sempre é a motherboard...

:arrow: Para ligares as colunas precisas da placa de som com saida 5.1

:arrow: a parte do comando depende do hardware neste caso penso que estejas a referir ao comando tipo televisão para isso depende a placa grafica

STronic disse:
Quanto á ultima questão...

estou neste momento a montar um, chegou hoje a caixa...

Caixa Nox Media c/comando- ~80Euros

Melhor que isto é quase impossivel... :green:
É exactamente a que eu quero mas arranjaste com comando essa caixa? É que no site onde eu vi não especifica se traz comando ou não, tambem fala lá em Board mas não indica se traz ou não, mas não deve trazer nem uma coisa nem outra porque está marcada quase a metade desse preço, deixo o link:

http://www.chiptec.net/incs/verproduto.php?id=6139&session=0404303eb0017d4b7778864cd39dea4e

CPU AMD Athlon X2 5050E - ~70Euros

Não vale a pena investir num Intel pra este efeito? Ou o teu proposito é so mesmo ver uns filmezitos como eu quando adquiri este que tenho agora?

Disco e Drives ja tinha por isso nao comprei... mas por pco ja compras alguma coisa de jeito e ficas com um media center potente o suficiente com saida HDMI para resoluções FULL HD e tudo ;)

Pois, disco tambem já tenho um de 20GB que chega perfeitamente para o Sistema operativo e um ou outro programa que tenha instalado e um externo bem grande pra guardar os filmes e fotos, drives é que vou precisar de um gravador.
O que tem de ter saídas HDMI é a board certo? Se assim for, se a caixa não comprar depois é uma questão de escolher uma boazinha que sirva nessa caixa.
Eu penso que nessa caixa serve os componentes como se fosse pra um PC normal porque a caixa tem practicamente as mesmas dimensoes só que é na horizontal, estarei errado?

quanto ás memórias, digamos que, desde que encaixem lá deverão dar...
mas para ajudar melhor diz lá a marca e modelo da motherboard ;)

Como digo, a Board que tenho nesse da sala é pa sair, e não sei ainda se a caixa traz alguma ou não, se trouxer tenho de me guiar pelo que ela aceitar senão ao comprar board já sei que tenho de ter isso em atenção.

Santinhos disse:
Vamos lá por ordem nisto :green: :green: :green:

Tens 3 tipos de memoria (existem + mas para nao confundir muito)

:arrow: DDR1
:arrow: DDR2
:arrow: DDR3

:arrow: ou seja numa board que suporte DDR1 independentemente da velocidade da memoria podes por ah vontade pois a velocidade é controlada pela Motherboard o mesmo se aplica para as outras DDR2/3 nao podes é por diferente pois o proprio encaixe é diferente...

:arrow: Um pentium 4 a 2.oGhz é uma exelente maquina para net, ver filmes ouvir musica e trabalhar no office... so precisas de ter XP instalado e 2GB de memoria ram...

:arrow: Mudar de caixa é na boa, o que manda sempre é a motherboard...

:arrow: Para ligares as colunas precisas da placa de som com saida 5.1

:arrow: a parte do comando depende do hardware neste caso penso que estejas a referir ao comando tipo televisão para isso depende a placa grafica

Quanto á minha primeira questão do PC normal, as minhas memorias actuais são DDR 2 e caso opte pelas de 2GB serão na mesma DDR 2, a unica diferença vai ser mesmo passar de PC5300 para 6400, acho que não vai haver stress ou vai?

Quanto ao da sala, o PC é pra construir de raiz, esqueçam o que eu tenho actualmente, dali so vou mesmo aproveitar discos e drives, mais nada, a ideia não é aproveitar a board velha que lá está portanto acho que ao comprar a board nova, ou até mesmo uma caixa já com uma, aí sim é que tenho de ter em atençao se lá servem as memorias DDR 2 que vou desmontar do outro certo?

Pra ligara s colunas depois compro uma placa 5.1 isso é na boa, não sabia era que o comando tinha a ver com a gráfica, pensei que fosse da board (como ves nao pesco nada isto) :P

A Caixa, há a versão sem e com comando ;)

Sem comando: http://www.globaldata.pt/index.aspx?p=ProdDetail&ProdId=9570
Com comando: http://www.globaldata.pt/index.aspx?p=ProdDetail&ProdId=9571

Intel, acho que nao vale o investimento, para o efeito que é... além disso, se trocares o processador, tens que trocar a motherboard ;)

A caixa é ATX, logo é das medidas standards, de um PC normal...
saída HDMI é da placa grafica, uma vez que essa board já tem placa grafica integrada (GeForce8300), a saída HDMI está na board...
a Caixa, é mesmo só a Caixa... um bloco de aluminio, nada mais , tudo o que sao ligações são perifericos ;)

quanto ao disco, esse chega-te, mas se fores "exigente" em nao ter muito "ruido" na sala, aconselho-te a comprar um mais silencioso, visto que nao acredito muito que esse o seja ;)

que confusao que fazes :roll: :roll: :roll:

Componentes que precisas:

Caixa (cubo em aluminio)

Fonte de alimentaçao (para dar corrente) .. Aconselho LC Power SuperSilent 2.2 550W

Motherboard. (placa principal, onde vai ligar TUDO), pode ou nao ter grafica incluida e placa de som...a M3N78PRO tem as duas e boas ... a grafica tem saída HDMI e saída VGA, a de Som, pode saír o som pela HDMI directo para a TV/Amplificador, por Coaxial Digital ou pelas banais ligaçoes de colunas jack 3.5mm

Processador... tem de ser compativel com a motherboard, o exemplo acima é só para AMDs.. aconselho o 5050E (cpu fresco e cooler silencioso), eu comprei o 7750+

Memórias.. umas compativeis com a placa.. eu comprei estas: http://www.globaldata.pt/index.aspx?p=ProdDetail&ProdId=10504

Disco Rigido.. á escolha, sendo para MediaCenter convem ter em atençao que seja "silencioso" e de preferencia com ligação SATA para ser mais rapido

Drive DVD.. .se pretenderes

e por aí fora tudo o que lhe quiseres ligar... ;)
eu comprei o material quase todo nessa loja : www.globaldata.pt ;)

Pois eu confesso que sou muito confuso no que toca a computadores, nem eu sei como é que montei este do escritório sozinho... :P :P :P

Bem, então recapitulando, o que me estás a querer dizer é:

A caixa que compraste é só mesmo a caixa com o comando, não traz nem fonte nem board, tambem ja vi que existe a outra opção com comando e secalhar vou optar por essa tambem. ;)

A Motherboard se optar pela que tu escolheste já traz grafica com HDMI e placa de som suficiente pras colunas do home cinema certo? e á partida aceita as memorias DDR 2 que vou tirar deste PC, não tenho de me chatear mais com essa parte? o unico senão é que terei obrigatoriamente de optar por um CPU AMD mas isso não é grave.

O disco nem me lembrei disso, por acaso este faz barulho que até chateia, tenho de pensar nisso tenho... :S

TDi... disse:
A caixa que compraste é só mesmo a caixa com o comando, não traz nem fonte nem board, tambem ja vi que existe a outra opção com comando e secalhar vou optar por essa tambem. ;)

Certo, só a caixa+comando... podia comprar a caixa e depois o comando, mas esta tens a vantagem que podes ligar o PC sem lhe tocares (só com o comando)... noutras soluções também é possivel mas mais complicado ;)

TDi... disse:
A Motherboard se optar pela que tu escolheste já traz grafica com HDMI e placa de som suficiente pras colunas do home cinema certo? e á partida aceita as memorias DDR 2 que vou tirar deste PC, não tenho de me chatear mais com essa parte? o unico senão é que terei obrigatoriamente de optar por um CPU AMD mas isso não é grave.
Se o teu problema é AMD vs Intel... podesse escolher um board identica para Intel...
os preços de Intel são mais inflacionados, para a função acho que não necessites de Intel... o interesse é ter um PC silencioso, fresco (para estar numa sala convem) e sem grandes custos, certo? entao aposta em AMD ;)
tens a mesma qualidade.... a não ser que queiras um PC para Gaming, aí já tens que ir por outros caminhos..

Grafica ja traz... de raíz tens 3 opções para ligaçoes... HDMI, DVI ou VGA ;)
Placa som ja traz... 7.1...com opçao de ligaçao por HDMI, Coaxial ou Jacks3.5mm... só tens de dizer que ligaçoes de Input tens no teu homecinema e ja te digo como a ligares ;)

TDi... disse:
O disco nem me lembrei disso, por acaso este faz barulho que até chateia, tenho de pensar nisso tenho... :S

Eu tinha aqui um 500gb e outro de 250gb, ambos S-ATA... optei por ligar o de 500Gb por ser maior...
já o tirei porque era muito barulhento.. ouvia-se as agulhas lá a riscar :D :D
o de 250 já nao o ouço.. ;)
o unico que me incomoda é o cooler do processador (o meu é o 7750+).. se optares pelo 5050E é mais silencioso e equivalente ;)

Se queres um pc silencioso opta pelos Pentiuns IV antigos, socket 468. com 3gb de memoria e um disco com 250gb e uma fonte de 400w tens um excelente media center ;) a acompanhar uma grafica e uma placa de som... ainda arranjas qq coisa no jornal ocasiao por 100/150€ fazes a festa

além de que gastam menos electrecidade...

STronic disse:
Certo, só a caixa+comando... podia comprar a caixa e depois o comando, mas esta tens a vantagem que podes ligar o PC sem lhe tocares (só com o comando)... noutras soluções também é possivel mas mais complicado ;)
Se o teu problema é AMD vs Intel... podesse escolher um board identica para Intel...
os preços de Intel são mais inflacionados, para a função acho que não necessites de Intel... o interesse é ter um PC silencioso, fresco (para estar numa sala convem) e sem grandes custos, certo? entao aposta em AMD ;)
tens a mesma qualidade.... a não ser que queiras um PC para Gaming, aí já tens que ir por outros caminhos..

Grafica ja traz... de raíz tens 3 opções para ligaçoes... HDMI, DVI ou VGA ;)
Placa som ja traz... 7.1...com opçao de ligaçao por HDMI, Coaxial ou Jacks3.5mm... só tens de dizer que ligaçoes de Input tens no teu homecinema e ja te digo como a ligares ;)

Eu tinha aqui um 500gb e outro de 250gb, ambos S-ATA... optei por ligar o de 500Gb por ser maior...
já o tirei porque era muito barulhento.. ouvia-se as agulhas lá a riscar :D :D
o de 250 já nao o ouço.. ;)
o unico que me incomoda é o cooler do processador (o meu é o 7750+).. se optares pelo 5050E é mais silencioso e equivalente ;)

Acho que era mais ou menos isso que precisava de saber, ainda não tenho a board mas secalhar vou optar por essa sim e depois na altura logo te pergunto como a ligo ao home cinema. ;) nem que tire uma foto as ligaçoes dele pa me indicares melhor.

Santinhos disse:
Se queres um pc silencioso opta pelos Pentiuns IV antigos, socket 468. com 3gb de memoria e um disco com 250gb e uma fonte de 400w tens um excelente media center ;) a acompanhar uma grafica e uma placa de som... ainda arranjas qq coisa no jornal ocasiao por 100/150€ fazes a festa

além de que gastam menos electrecidade...

Tambem não era mal pensado mas agora ja começei a gastar dinheiro em componentes que não dá pra esses antigos. :S

comprei tudo na global data gastei qualquer coisa como 450€ e tenho uma maquina mais potente que a do pentagno :green: e so saberes escolher :green: :green:

Bem, então vamos la complicar ainda mais as coisas...

Enquanto se monta e não monta o PC novo, apetece-me ter o som deste e da TV a sair nas colunas do Home Cinema, é possivel?

Neste momento tenho como sempre tive o som do PC a sair na TV, mas agora que adicionei o Home cinema gostava que saisse o som tanto do PC como da TV nas colunas do Home cinema, é possivel?

Deixo aqui duas fotos pra ser mais facil, se alguem me souber indicar quais os cabos que tenho de comprar agradecia imenso.

Ligaçoes da TV LG:

Esse cabo preto que estão a ver debaixo da ligação RGB é o que eu tenho usado para o som do PC sair na TV.

Ligaçoes do Home cinema tambem LG:

Back