Efeitos a longo prazo da EGR(para quem duvida do porquê de cegar a EGR)

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EGR significa Exhaust Gas Recirculation, é um sistema que faz com que uma parte dos gases de escape produzidos seja novamente introduzidos na admissão sendo a sua função reduzir a emissão de gases NOx. Este sistema foi desenvolvido de modo a que os veículos pudessem cumprir as normas anti-poluição que gradualmente vão ficando mais restritivas. Se reduzirmos o teor de oxigénio na combustão, será libertado menor teor de gases NOx. Ora, ao introduzirmos gases de escape estamos a reduzir o teor de oxigénio do ar introduzido nos cilindros. A grande desvantagem deste sistema, reside no facto de que ao entrar na admissão grande quantidade de gases de escape, todo o colector de admissão ficará sujo, levando o motor a perder eficácia prematuramente. A quantidade de gases de escape admitidos nos cilindros, é inversamente proporcional à carga dada pelo acelerador. Portanto, deste modo, temos a EGR com o máximo de abertura ao ralenti, e a mesma fechada quando o pedal do acelerador é completamente pressionado.O grande problema é que aos os gases de escape provenientes da EGR junta-se os vapores de óleo provenientes do carter através do tubo respirador do motor, quando combinados com os vapores de óleo os gases de escape formam um mistura pastosa que adere ás paredes internas de todo o sistema de admissão a partir da saida de gases até ás valvulas de admissão, estreitando a passagem do ar de admissão aos cilindros, provocando um estrangulamento da admissão com a consequencia de perda de prestações do motor. Daí a utilidade de cegar a EGR para dar saude ao motor,mas é claro que desta forma estamos a tornar os nossos carros um pouco mais poluentes.

Aqui fica umas fotos das Valvulas de admissão que desmontei de um motor AJM após 360 000km de trabalho com a EGR a "entupir" o motor

Uma valvula de admissão logo após a sua desmontagem​

fotos0015.jpg
fotos0016.jpg

A mesma valvula depois de limpa​

fotos0017p.jpg

Isto serve só para terem uma ideia da quantidade de lixo a EGR consegue fazer acumular numa admissão,pois o que esta agarrado a esta vávula é só a ponta do iceberg,dentro dos canais de admissão da cabeça e dentro do colector de admissão encontra-se muito mais desta mistura pastosa que atinge vários mm de espessura e depois de agarrada normalmente só sai com disolventes. Em alguns motores esta mistura pastosa ao fim de algum tempo tem espessura suficiente para prender borboletas de admissão,obstruir pequenos canais de passagem de ar,entupir e danificar sensores tais como o MAP e até provocar prisão e avaria da própria valvula EGR
 
Bom tópico.

Começo a compreender por que os fabricantes admitiram incluir esta ratoeira nos motores dos carros que fabricam.

Mais idas à oficina, mais problemas e...maior facturação! :)

É o lobby do pitroil no seu melhor.
 
tudo o que aqui foi dito é um facto .... mas se não tivermos ambiente saudável e saúde ... para que queremos o carro !?

Há que assumir um compromisso sensato entre uma coisa e outra ;)
 
x20xev disse:
tudo o que aqui foi dito é um facto .... mas se não tivermos ambiente saudável e saúde ... para que queremos o carro !?

Há que assumir um compromisso sensato entre uma coisa e outra ;)

Concordo plenamente mas temos de ver que muito provavelmente juntaram o útil ao agradável.
 
x20xev disse:
tudo o que aqui foi dito é um facto .... mas se não tivermos ambiente saudável e saúde ... para que queremos o carro !?

Há que assumir um compromisso sensato entre uma coisa e outra ;)

Também é um pau de dois bicos(para o ambiente).

Se o motor fica "estrangulado" consome mais para obter o mesmo rendimento(se o conseguir obter).

Sou mais contra a retirada dos catalizadores do que "cegar" a EGR.
 
se desactivar eletronicamente a EGR através vag com sempre é melhor para o motor enquanto não se mete o junta cega..
 
husky disse:
se desactivar eletronicamente a EGR através vag com sempre é melhor para o motor enquanto não se mete o junta cega..
E dá para faze-lo sem apresentar erros?

Para quem utiliza G-force, a combustão é mais limpa logo a EGR não entope tanto?
 
lopesviii disse:
E dá para faze-lo sem apresentar erros?

o fechar electronicamente faz com que não apresente erro, se a fechares fisicamente e não electronicamente é que apresenta erro
 
Se são tão amigos do ambiente nao percebo pq razao andam de carro... 8) falar só nao chega é preciso tb actuar...
 
Santinhos disse:
Se são tão amigos do ambiente nao percebo pq razao andam de carro... 8) falar só nao chega é preciso tb actuar...

eu ja actuei, passei de um 3.0tdi (toyota land cruiser) para um 1.9tdi, consome apenas metade do combustivel.

acho que mesmo tirando a EGR de acção fico a poluir menos o ambiente do que estava antes

:green:
 
RockyBoy disse:
não esquecer as vantagens da EGR quando o carro esta frio, ao relanti aquece muito mais rapido...

Mas essa é a unica vantagem, tenho a minha desligada electronicamente e com junta cega.
 
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