EGR significa Exhaust Gas Recirculation, é um sistema que faz com que uma parte dos gases de escape produzidos seja novamente introduzidos na admissão sendo a sua função reduzir a emissão de gases NOx. Este sistema foi desenvolvido de modo a que os veículos pudessem cumprir as normas anti-poluição que gradualmente vão ficando mais restritivas. Se reduzirmos o teor de oxigénio na combustão, será libertado menor teor de gases NOx. Ora, ao introduzirmos gases de escape estamos a reduzir o teor de oxigénio do ar introduzido nos cilindros. A grande desvantagem deste sistema, reside no facto de que ao entrar na admissão grande quantidade de gases de escape, todo o colector de admissão ficará sujo, levando o motor a perder eficácia prematuramente. A quantidade de gases de escape admitidos nos cilindros, é inversamente proporcional à carga dada pelo acelerador. Portanto, deste modo, temos a EGR com o máximo de abertura ao ralenti, e a mesma fechada quando o pedal do acelerador é completamente pressionad grande problema é que aos os gases de escape provenientes da EGR junta-se os vapores de óleo provenientes do carter através do tubo respirador do motor, quando combinados com os vapores de óleo os gases de escape formam um mistura pastosa que adere ás paredes internas de todo o sistema de admissão a partir da saida de gases até ás valvulas de admissão, estreitando a passagem do ar de admissão aos cilindros, provocando um estrangulamento da admissão com a consequencia de perda de prestações do motor. Daí a utilidade de cegar a EGR para dar saude ao motor,mas é claro que desta forma estamos a tornar os nossos carros um pouco mais poluentes.
Aqui fica umas fotos das Valvulas de admissão que desmontei de um motor AJM após 360 000km de trabalho com a EGR a "entupir" o motor
Isto serve só para terem uma ideia da quantidade de lixo a EGR consegue fazer acumular numa admissão,pois o que esta agarrado a esta vávula é só a ponta do iceberg,dentro dos canais de admissão da cabeça e dentro do colector de admissão encontra-se muito mais desta mistura pastosa que atinge vários mm de espessura e depois de agarrada normalmente só sai com disolventes. Em alguns motores esta mistura pastosa ao fim de algum tempo tem espessura suficiente para prender borboletas de admissão,obstruir pequenos canais de passagem de ar,entupir e danificar sensores tais como o MAP e até provocar prisão e avaria da própria valvula EGR
Aqui fica umas fotos das Valvulas de admissão que desmontei de um motor AJM após 360 000km de trabalho com a EGR a "entupir" o motor
Uma valvula de admissão logo após a sua desmontagem
A mesma valvula depois de limpa
Isto serve só para terem uma ideia da quantidade de lixo a EGR consegue fazer acumular numa admissão,pois o que esta agarrado a esta vávula é só a ponta do iceberg,dentro dos canais de admissão da cabeça e dentro do colector de admissão encontra-se muito mais desta mistura pastosa que atinge vários mm de espessura e depois de agarrada normalmente só sai com disolventes. Em alguns motores esta mistura pastosa ao fim de algum tempo tem espessura suficiente para prender borboletas de admissão,obstruir pequenos canais de passagem de ar,entupir e danificar sensores tais como o MAP e até provocar prisão e avaria da própria valvula EGR