Em menos de 2 anos rebentaram-se a correia do alternador e a outra maior....

Boas,

Esta sexta passada, voltei a ter um precauço na A4 quando derepente fico com a direcção dura e a argolas a fazer um barulho na frente. Lá se foram as correias novamente

Felizmente estava próximo da area de serviço de aguas santas e por lá fiquei.

Em 2 anos arrebentou 2 duas...

Alguma ideia do que leva a esta situação acontecer?

É que já tenho a argolas à muitos anos e nada disso me tinha acontecido com tanta frequência.

Podem esclarecer-me ou ajudar?

Abraço,
Jorge
 
Pode estar alguma coisa a fazer força...quando tive o meu A3 de 110cv tinha um esticador que estava a fazer muita força(ja estava danificado) e que por acaso partia sempre no ferro devido á correia ser nova se não ia a correia do alternador;);)
 
Boas nos b5 existem dois componentes que podem provocar isso,a polie do alternador que tem um sitema de roda livre que costuma prender e provocar vibrações anormais na correia ou o tensor da correia que vai ganhando folga ao longo do tempo,começa a criar uma inclinação anormal fazendo com que a correia fique em esforço o que acaba por a partir ou obriga-la a saltar fora
 
Desde já obrigado a todos os intervenientes.

Também sou da opinião que será algum tensor, ou mesmo a qualidade das correias que colocaram. Paguei como sendo boas, mas por certo enganaram-me.

A ver vamos.

Abraço,
Jorge
 
Na minha aconteceu o que o MASC falou.
Um dia ia na boa numa fila quando de repente reparei na luz da bateria acesa ???? mais à frente parei numa estação de serviço e quando fui ver tinha a correia fora do sitiu!!!
Não partiu, apenas saltou porque o tensor empenou.
O anterior dono disse-me que teve que substituir a correia e o respectivo tensor várias vezes ... e que o problema era causado pelo alternador.

Mas há uns alternadores com embraiagem, não há?
 
Boas,

Após colocar correias novas e substituição dos respectivos tensores, isto no dia 23.03.2010, ontem há noite já com o carro na garagem acende-me a luz de bateria e a direcção dura.

Desliguei de imediato o carro e fui ver, mais uma vez correia fora (a maior do alternador), a do ar condicionado está lá direitinha. Mas não arrebentou.

Mas a correia maior reparei que ela está meia comida no seu interior, apesar de por fora o estado é novo.

O que acham que pode ser?

Se eu voltar a ligar o carro a correia vai embrulhar-se toda não vai? É que não sei como é que vou conseguir rebocar o carro, pois onde ele está é impossível o reboque.

Abraço,
Jorge
 
Não convém que ligues o motor com isso assim... Como essa correia já não tá em condições para voltar ao sítio, é preferível que a cortes com um x-acto ou um alicate.. tiras fora do motor e aí já deves poder ligar o motor sem problema...

Já verificaste o aperto do alternador? As próprias orelhas de aperto podem não estar paralelas ao motor e acaba por forçar a correia a sair fora.... Por outras palavras, confere o alinhamento de todas as polies....
 
Não convém que ligues o motor com isso assim... Como essa correia já não tá em condições para voltar ao sítio, é preferível que a cortes com um x-acto ou um alicate.. tiras fora do motor e aí já deves poder ligar o motor sem problema...

Já verificaste o aperto do alternador? As próprias orelhas de aperto podem não estar paralelas ao motor e acaba por forçar a correia a sair fora.... Por outras palavras, confere o alinhamento de todas as polies....

Obrigado amigo,

Tirando a corrente fora (cortanto com um x-acto) já posso andar com ela um pouco sem correia (colocar-la na rua correcto?)

E depois ai chamo o reboque.

A ofinica ainda são cerca de 3km
 
Diz-me só o código de motor para eu ver aqui a disposição das correias... Penso que não haverá problema se fores até à oficina com a carrinha pois só não vais ter direcção assistida e alternador a carregar a bateria mas sendo apenas 3km's não há problema.. De qualquer forma, diz-me primeiro o motor para eu verificar primeiro...
 
Tive a ver o teu projecto e sendo 110cv parto do princípio que seja AFN(?).. Não tenho o esquema das correias aqui no PC pq não instalei o AutoData ainda.. De qualquer forma, confirma se a correia que partiu é a que vai à bomba d'agua.. Sendo a maior, deve ser a multi-funções e passa na bomba d'agua.. Se eventualmente for a correia do AC que passa na bomba d'agua, segundo percebi essa está intacta e sendo assim não tens problema... De uma maneira ou de outra, se tirares a correia que saltou fora, podes por o carro na rua sem problema nenhum! Se a correia da bomba d'agua estiver intacta, vai com a carrinha até à oficina sem problema nenhum pois só não tens alternador e direcção assistida...
 
Boas Ricardo,

Muito obrigado mais uma vez.

Sim é um AFN.

Sim a correia do AC está intacta (fundo do motor há esquerda). A que arrebentou é a maior, que passa em vários sitios.

Aqui fica um esquema:

image007.gif

Abraço,
 
Back
Top