Encosto de bateria

Boa tarde, há muito que se ouve falar que dar encosto de bateria pode danificar certos componentes da viatura.

Gostaria de saber o que se pode fazer nos casos em que temos mesmo de dar encosto de bateria, ontem a minha mãe ficou sem bateria, e com medo de danificar algo no meu carro desliguei os bornes da minha bateria.

Depois de pesquisar no fórum li algures que se for com os mínimos ligados que não faz mal, mas achei isso muito estranho, também me disseram que deve se fazer isso com o carro desligado e sem a chave na ignição.

Será que a única maneira segura de dar encosto é desligar os bornos da bateria?

Obrigado pela atenção

Cumps
 
essa deve ser para algum amigo teu e agora sizes que é a tua mãe... :lol:

Eu sempre dei encosto normalmente Ismas, mas até a data nunca me aconteceu nada de estranho no meu carro... Deixa la ver que mais opiniões há..
 
Há cerca de um mês dei encosto de bateria no meu carro. Conclusão, o quadrante deixou de funcionar em condições.. Tenho o ponteiro da gasolina sempre no máximo, mesmo que o carro esteja sem combustivel.. E se ficar sem combustivel o quadrante não avisa com a luz da reserva.. Isto tudo depois de dar encosto na bateria.
 
Podes correr o risco de queimar alguma centralina devido as correntes de self! É raro mas pode acontecer! A questão dos mínimos acesos podem servir de " fusíveis" mas se tiverem num circuito diferente de outros equipamentos de nada serve!

Há uns anos andou por aqui um tópico de alguém com uma Allroad deu encosto a outro carro e lhe queimou a centralina da suspensão!

Mas também de certeza que houve muita gente que já o fez e nada aconteceu!

é raro mas pode acontecer
 
Last edited:
eu ja dei montes de vezes e nunca tive problemas mas isso deve de ser como as bruxas eu nao acredito nelas mas que elas andarem aee andarem
 
Audi meu, não leva, nem dá encosto de bateria...

Bem recentemente, um cliente meu deu encosto e queimou de imediato o SMLS.. incrivel mas é verdade...
 
Audi meu, não leva, nem dá encosto de bateria...

Bem recentemente, um cliente meu deu encosto e queimou de imediato o SMLS.. incrivel mas é verdade...


Mas receber encosto tambem pode causar isso?

Pensava que era apenas ao dar encosto
 
A questão aqui coloca-se mais pelo tipo de cabos com que se dá o encosto, e também a sequência com que se efetuam as ligações.

Cabos com seção insuficiente (muito finos), e conetores pouco robustos, podem originar fugas de corrente por não possuirem capacidade (condutância) suficiente para absorver a energia da bateria carregada para a descarregada.

Ainda assim, o chamado encosto deve ser feito sempre com a viatura fornecedora de energia a trabalhar, num regime um tanto superior ao do ralenti, justamente para prevenir quaisquer quebras de tensão ou oscilações de maior, por parte da viatura assistida.

Quanto à proteção dos picos eventualmente originados no momento das ligações aos bornes das baterias em si, é importante antes de tudo proceder à verificação dos fusíveis de ambas as viaturas, pois estão estes dispositivos aí instalados justamente para o efeito.

Cumps,
 
Lembro-me de dizerem isso de ser com o carro a trabalhar ás 2 mil rotações, mas era para os carros antigos, não sei se se mantem para os com centralina
 
A questão aqui coloca-se mais pelo tipo de cabos com que se dá o encosto, e também a sequência com que se efetuam as ligações.

Cabos com seção insuficiente (muito finos), e conetores pouco robustos, podem originar fugas de corrente por não possuirem capacidade (condutância) suficiente para absorver a energia da bateria carregada para a descarregada.

Ainda assim, o chamado encosto deve ser feito sempre com a viatura fornecedora de energia a trabalhar, num regime um tanto superior ao do ralenti, justamente para prevenir quaisquer quebras de tensão ou oscilações de maior, por parte da viatura assistida.

Quanto à proteção dos picos eventualmente originados no momento das ligações aos bornes das baterias em si, é importante antes de tudo proceder à verificação dos fusíveis de ambas as viaturas, pois estão estes dispositivos aí instalados justamente para o efeito.

Cumps,

Tudo o que dizes é verdade mas verificando todas as condições óptimas podem ocorrer na mesma problemas!

Mesmo a colocar uma bateria nova no carro isso pode acontecer. Nem é preciso o encosto.


Basta que para isso na colocação dos bornes haja a ocorrência de faíscas! E dai resultarem as tais correntes de self que originam em fracções de segundo picos de corrente que podem ser demasiado grandes para a "frágil" electrónica que os carros trazem actualmente.

- - - - - - - - - -

A questão aqui coloca-se mais pelo tipo de cabos com que se dá o encosto, e também a sequência com que se efetuam as ligações.

Cabos com seção insuficiente (muito finos), e conetores pouco robustos, podem originar fugas de corrente por não possuirem capacidade (condutância) suficiente para absorver a energia da bateria carregada para a descarregada.

Ainda assim, o chamado encosto deve ser feito sempre com a viatura fornecedora de energia a trabalhar, num regime um tanto superior ao do ralenti, justamente para prevenir quaisquer quebras de tensão ou oscilações de maior, por parte da viatura assistida.

Quanto à proteção dos picos eventualmente originados no momento das ligações aos bornes das baterias em si, é importante antes de tudo proceder à verificação dos fusíveis de ambas as viaturas, pois estão estes dispositivos aí instalados justamente para o efeito.

Cumps,

Tudo o que dizes é verdade mas verificando todas as condições óptimas podem ocorrer na mesma problemas!

Mesmo a colocar uma bateria nova no carro isso pode acontecer. Nem é preciso o encosto.


Basta que para isso na colocação dos bornes haja a ocorrência de faíscas! E dai resultarem as tais correntes de self que originam em fracções de segundo picos de corrente que podem ser demasiado grandes para a "frágil" electrónica que os carros trazem actualmente.
 
Ao trocar de baterias qual é a correcta ordem para tirar e depois colocar os bornes da bateria?

Obrigado
 
Ao trocar de baterias qual é a correcta ordem para tirar e depois colocar os bornes da bateria?

Obrigado


1.a) Chave fora da ignição.
1.b) Desligar borne negativo.
1.c) Desligar borne positivo.

2-Ao se voltar a reconectar a bateria:
2.a) Ligar borne positivo.
2.b.) Colocar a chave na ignição, posicao ON.
2.c) Ligar borne negativo.
 
Back
Top