escape directo = mais rendimento???

boas pessoal.
criei este tópico cara ver fico esclarecido de uma vez por todas acerca desta questao, ja vi alguns topicos acerca disto mas as opinioes diferem. A questao é se uma linha de escape directo (neste caso num 1.9 tdi) da mais rendimento ao carro ou nao.
ha quem diga que se perde em altas, k prejudica o motor... alguem sabe responder a isso?
abraço
 
Na minha maneira de ver, e segundo a pouca teoria que sei, ESCAPE DIRECTO=MENOS RENDIMENTO

Claro que o funcionamento dos dois tipos de motores são completamente diferentes, mas mesmo assim vou dar um exemplo...
Numa motorizada (50cc) esperimenta andar a escape livre... ou com um escape qualquer.... e podes ver que andar a escape livre, não traz vantagem nenhuma, antes pelo contrario...

E é esta filosofia que eu sigo ;)
 
escape directo depende semp do material q tenhas.

se for num tdi stock: mais baixas, um pouco mais de consumo, menos altas...

em contrapartida dá mais saude ao turbo.. cumps ;)
 
Na minha maneira de ver, e segundo a pouca teoria que sei, ESCAPE DIRECTO=MENOS RENDIMENTO

Claro que o funcionamento dos dois tipos de motores são completamente diferentes, mas mesmo assim vou dar um exemplo...
Numa motorizada (50cc) esperimenta andar a escape livre... ou com um escape qualquer.... e podes ver que andar a escape livre, não traz vantagem nenhuma, antes pelo contrario...

E é esta filosofia que eu sigo ;)

PC, n t podes guiar por ai....

ate pq motores a gasolina sao diferentes dos a gasoleo. Alias n vez ai hondas com escapes directos, mas sim com panelas trabalhadas ;)
 
Não percebo pk é que em altas dizem perder rendimento, se os gases saem mais livremente, o motor fará menos esforço para os expulsar, sairão mais rapido e o turbo não fica bloqueado com gases ali parados...

O mesmo acontece em baixas rotações ou em qualquer rotação...

Já pra não falar que o turbo e o escape irão aquecer menos...

Não ter linha de escape é que é mau, deve ter a linha de escape, o mais directa possivel, com curvas pouco acentuadas, para que os gases de escape não apanhem resistencia pelo caminho e saiam livremente...

Se andarem com certas curvas malucas no escape, ai é que fazem com que os gases fiquem empatados pela linha de escape e percam rendimento...

cumps
 
Bem a experiencia que tenho de linha de escapes, para se tirar o maior rendimento do motor em termos de cavalos é a seguinte.

Linha directa... mais ou menos meio metro a seguir ao motor faz-se nos escape vários furos de 5 mm espaçados de 5 em 5 cm.

Observa-se os furos quando deixar de estar preto, é aí que deve terminar o escape fazendo uma curva para fora do carro ( que coincide mais ou menos com o meio do carro).

Esta é a maneira correcta de tirar o maximo de cavalos em relação ao escape, isto é o que faziamos na preparação de carros de rali.

@Bari... carros de RALI... aplicar o sistema em carros "normais" é igual, mas... ;)
 
bem... a meu ver... se colocares escape livre... vais ganhar o carro mais solto... uma condução mais divertida :) perdes altas, ou seja em vez de dares 240km só vais dar 235... por exemplo, no meu a3 de origem dava 245...agora nao tenho panelas e só tenho a fap a meter nojo só dou 240... de resto estas bem... agora cuidado onde vais fazer isso... para nao perderes nada e só ganhares...coloca directo, com com uma panela artesanal central no fim do escape... uma panela do meio, mas no fim... aii sim ganhas baixas e nao perdes ponta ;) espero ter ajudado cumps
 
boas .um filtro de ar de rendimento e escapo directo em carros atmosfericos deram sempre mais rendimento pelo menos em arranque.
para ter um boa saida de ar tem de ter uma boa entrada.
no honda que tive com puxada de ar ao xokes , filtro de caixa , catalizador sem miolo e panela de competicao notou se bem a diferenca em arranque .
e barulho e que e fudi"".
prejudicar o mtor quse de certeza que nao o cat foi feito so por causa da poluicao e barulho
quantos aos fumaceiros nao sei mas deve ser igual.
cumps
 
Last edited:
boas.
pela experiencia que tenho em carros atmosfericos,é praticamente mais ou menos o que o telmo disse.
mas para ponta convem ter sempre uma panela final.

em relaçao ao diesel acho que perde-se em ponta se estiver completamente directo,pelo mesmo motivo se deve ter uma panela final.
tem que haver alguma prisao de gases.

cumps.
 
bem... a meu ver... se colocares escape livre... vais ganhar o carro mais solto... uma condução mais divertida :) perdes altas, ou seja em vez de dares 240km só vais dar 235... por exemplo, no meu a3 de origem dava 245...agora nao tenho panelas e só tenho a fap a meter nojo só dou 240... de resto estas bem... agora cuidado onde vais fazer isso... para nao perderes nada e só ganhares...coloca directo, com com uma panela artesanal central no fim do escape... uma panela do meio, mas no fim... aii sim ganhas baixas e nao perdes ponta ;) espero ter ajudado cumps


240 peixe só se fora dexer pinheiros sem resina senao nao sei nao :p:p
 
ja fiquei um pouco mais esclarecido.
para ja apenas eliminei o catalizador central pois a ultima opiniao k tive foi k o escape completamente livre faz perder compressao e isso leva a uma perda em altas. mas essa ideia de por o catalizador central no fim tb está bem pensada.
desde ha uns tempos para ca k noto k o meu carro tem vindo a perder rendimento, tb ja é velhinho. portanto estou á procura de uma maneira barata de o tornar mais "solto".
muito obrigado pelas opinioes


PS: estou aberto a sugestoes para melhorar a performance ;o)
 
ja fiquei um pouco mais esclarecido.
para ja apenas eliminei o catalizador central pois a ultima opiniao k tive foi k o escape completamente livre faz perder compressao e isso leva a uma perda em altas. mas essa ideia de por o catalizador central no fim tb está bem pensada.
desde ha uns tempos para ca k noto k o meu carro tem vindo a perder rendimento, tb ja é velhinho. portanto estou á procura de uma maneira barata de o tornar mais "solto".
muito obrigado pelas opinioes


PS: estou aberto a sugestoes para melhorar a performance ;o)

Boas,

Se o A3 tá de origem não é por meteres linha directa que vais sentir mais potência... Tirar o catalizador é bom para o turbo. Mas se queres mais potência opta por uma repro, se já tiveres é meter material...
 
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