Esclarecimento sobre repro

  • Thread starter Thread starter Biro
  • Data de Início Data de Início
Boas amigos o meu bicho so tem 105 cv mas ao passar do tempo sinto necessidade de potencia extra para sentir o feeling do bicho a puxar, sempre ouv a falar no repro mas....

1-Como funciona iso?
2-Causas (se estraga o motor e derivados ou não)
3- Quanto potencia a mais posse se dar ao meu argolas?
4-preço
5- Quem/onde fazer
 
eu nao entendo muito da parte tecnica disso mas vou tentar ajudar entretanto os especialistas devem estar por ai a aparecer.
bom uma reprogramação como o proprio nome indica é uma nova codificação da tua centralina para um aumento do debito de gasoleo, entrada de ar pressao de turbo entre outros parametros. em termos de potencia julgo que com uma base de 105cv podes passar sem problema para 125/130cv, mas foi como disse os especialistas que deêm um comentário segundo as suas experiencias. em tremos de consumos pode diminuir se andares com uma condução calma, mas se tiveres o pé pesado aumenta e bem. em termos de danos mecânicos, é relativo se andares com cuidado respeitares os conselhos gerais que te dão nao deves ter problemas de mecânica. em termos de fumo ja depende do tipo de repro que queiras e da pessoa que te faz, ha por ai umas promocçoes a 150€ e outras a 350/400€. a diferença é muita e 400€ por veres o teu carro ligado a um portatil 5minutos é bastante mas aconcelho a fazeres em quem saiba realmente o que esta a fazer mesmo que isso signifique pagar meio ordenado.
em termos de andamento do bicho vais notar alguma fiferença em recuperações e acelerações, em velocidade de ponta será quase o mesmo mais 10 ou 20km/h no maximo de aumento.
acho que é mais ou menos isso. se estas mesmo interessado em fazer aconselho a falares com quem percebe e te possa dar garantias do que esta a fazer. faz um search aqui no forum vais encontrar alguma informação sobre isso.
abraso e bota carga nisso..
 
sendo o 1.9 PD como o que equipa a minha barca, tens sorte pela resistencia provado do bloco 1.9 MAS.....


cuidado com a carga que lhe dás, o turbo não vei aguentar mais de 140 cv... muito boost e entrega a alma ao criador.

de facto penso o mesmo, um repro no 1.9 não perdia nada, noentanto de cada vez que abro o capo À minha... vejo tudo tão limpinho e lacrado que até me da pena começar a mexer..

ha aí pessoal com o bloco 1.9 com repro e só diz maravilhas
 
6tmwro.jpg
 
vamos la ver, foi so para para tirar estes esclarecimentos que moravam na minha cabeça, onde quero fazer e por vezes tenho medo e nao quero mexer mas... como ainda náo vejo ainda proximo visto que tenho outras prioridades tenho mais algum tempo para pensar. Daí a minha questao agora do post (tempo de pensar /reflectir)
 
Depende do que queres...
queres por isso a andar rapido? ou voar baixinho? lool

se for bem feito nao tens stresses, depois depende do que faças, se for so uma repro ligeira, notas a diferenca, vais gostar, e nao te chateias a mudar mais nada...

se queres inventar mais.. fala com pessoal competente, para ficares com isso como deve de ser. ;)
 
biro disse:
Boas amigos o meu bicho so tem 105 cv mas ao passar do tempo sinto necessidade de potencia extra para sentir o feeling do bicho a puxar, sempre ouv a falar no repro mas....

1-Como funciona iso?
2-Causas (se estraga o motor e derivados ou não)
3- Quanto potencia a mais posse se dar ao meu argolas?
4-preço
5- Quem/onde fazer

1 - A Reprogramação da Centralina
A função da reprogramação da centralina é alterar o mapa optimizando determinados parâmetros de modo extrair uma maior potência e binário do motor. Por exemplo, nos carros com turbo, é também regulada a pressão do turbo e a geometria conseguindo-se ganhos de potência mais elevados. Por exemplo, num motor a gasolina atmosférico, os ganhos em potência andarão à volta dos 5 a 10%. Se o motor for Turbo os ganhos obtidos serão bem mais notórios.
Resumindo, “ pegam – te” na centralina, acedem ao mapa, que por si tem vários campos com determinados valores e alteram esses valores, pois cada um deles corresponde a determinada função por exemplo: do débito de gasóleo, de entrada de ar, de pressão de turbo, etc…
Depois á que verificar se os valores coincidam, para que o carro não fique com quebras.
Tipo isto :

54169452_3.jpg

54169452_2.jpg



2 - Os factores negativos por assim dizer podem depender: de quem faz a reprogramação e do utilizador do carro e da manutenção do mesmo…
Por exemplo, se a repro for da tanga, claro que pode vir gerar problemas, mas isso já é do conhecimento de todos. Quanto ao utilizador depende de quanta potencia quer no seu carro, do seu tipo de condução, dos cuidados que tem com o mesmo. Por exemplo, o grande drama dos Turbos, muitas vezes partem com excesso de pressão, mas também partem nos carros sem alteração.
É complicado dizer – te os factores negativos que sejam explícitos, apenas que quanto ao carro em si, é natural que possa ter um desgaste acima do normal…

3- A potencia que podes ter? Depende do Dinheiro que queres gastar não é LOL

4 e 5 – Aulguns Os preços e locais podes ver aqui :
http://www.tuning.online.pt/forum/r...18951.html?t=18951&highlight=reprograma%E7oes
 
Tendo essa lista quase 3 anos .... algumas casas já nem existem ... os preços bem :green:

mas já dá para te desenrascares..
 
Back
Top