Esperar que aqueça o motor???

Sabem dizer se é obrigatório esperar que aqueça o motor de manha antes de começar a andar?
O 8P faz aceleração automática do motor a frio, deve esperar que baixe automaticamente antes de andar.
Nunca puxo por ele em frio mas devo aguardar que o relanti baixe ao normal de manha?
Já me disseram que sim outros que não tem importância, mas se o carro faz aquilo automáticamente por alguma razão dev ser!
 
Desde que seja diesel, a minha opinião é sempre aquecer primeiro...

Até mesmo nos a gasolina... nada custa por o carro a trabalhar primeiro e so dps fazer todas as restantes tarefas.... é uma questão de habito, e penso que é bastante util no futuro do motor....
 
1.9 105CV
eu não percebo muito, mas sou muito preocupado com a longa vida do motor, principalmente que agora comprei um a3 8PA 2005.
Já agora tive quase uma hora e meia a ler tudo aqui no forum sobre aquela grande discussão do aditivo p meter no oleo, o ETHOS FR e por ai fora...
Sei que tou a levantar um grande problema outra vez a perguntar os resultados e etc, mas estou interessado nisso, tenho uma enorme paixão por este carro e gostava de fazer o que melhor possa existir.
Sou atento nas mudanças de óleo e uso o Formula 5w40 (recomendação do mecânico que já acompanhou outros carros há anos, não diesel), quanto a gasóleo meto o normal BP.
Se calhar vou mandar um tópico para me aconselharem sobre o aditivo p proteger motor!!!
 
Pc_WinBoard disse:
Desde que seja diesel, a minha opinião é sempre aquecer primeiro...

Até mesmo nos a gasolina... nada custa por o carro a trabalhar primeiro e so dps fazer todas as restantes tarefas.... é uma questão de habito, e penso que é bastante util no futuro do motor....

:o

Desde que seja diesel o tempo de espera para aquecer é ... pera... ja passou podes arrancar :green:

Um diesel para aquecer tem de andar logo esperar qualquer tempo que seja mais que 5s para andar nele é estragar.
O tempo que demora a aquecer sem carga é tanto que so desgasta o motor estar ao relanti.

Por isso respondendo ao autor do topic , é por a trabalhar e sair de casa , enqt o ponteiro da temp da agua nao se mexe nunca pisar afundo e manter abaixo das 2500rpm , quando chega aos 90graus (isto se tiver stock) ja podem começar a puxar mas evitar fazer mais de 3000rpm nos primeiros minutos apos chegar a 90graus a agua.
O oleo ira atingir os 80graus "ideais" 2 a 3mins depois da agua atingir os 90... isto em AE ou nacional.

Fosse gasolina , 2 ou 3 mins ao relanti era o ideal e depois arrancar tambem , mais porque a temperatura dos gazes de escape sobe rapidamente e o motor vai aquecer melhor sem a ventilaçao do andamento ;)


Quanto a aditivos e oleos... usa o oleo aconselhado pela marca e gasoleo nao "duvidoso" e deixa os aditivos para quando o motor tiver mais de 200mil kms. Ate la um bom oleo é o melhor que se pode fazer ao motor.

Cumps
 
Art, compreendo, mas porque raio o motor vem programado para ficar com carga uns minutos, é que de manha ligo, vou dar de comer aos meus cães e a primeira vez que fiz isso na manha a seguir a comprar o carro, observei que ele fica nas 950rpm e depois baixa automático para as 900rpm.

já agora concordo perfeitamente com o que dizes sobre o arranque dos diesel (suabémenté) 8) mas faz-me confusão começar logo a andar com ele mas dou à chave, porque até parece que o motor arranca em esforço, entendo que o óleo ta frio e faz mais ruído... mas sempre arrancas com o teu de manha mal pega e tudo na boa até hoje?
 
carjakim disse:
Sabem dizer se é obrigatório esperar que aqueça o motor de manha antes de começar a andar?
O 8P faz aceleração automática do motor a frio, deve esperar que baixe automaticamente antes de andar.
Nunca puxo por ele em frio mas devo aguardar que o relanti baixe ao normal de manha?
Já me disseram que sim outros que não tem importância, mas se o carro faz aquilo automáticamente por alguma razão dev ser!
Obrigatório não é, há até quem desaconselhe exageros, mas meio minuto ao relanti não faz mal nenhum, e é bastante mais benéfico para o motor o facto de não o puxares exageradamente em frio ;)
O facto de ele acelerar automaticamente deve-se ao facto de ainda não ter atingido a temperatura julgada mínimamente adequada para que o motor trabalhe "redondo", isto é, sem falhas, uniforme 8)
 
Art disse:
:o

Desde que seja diesel o tempo de espera para aquecer é ... pera... ja passou podes arrancar :green:

Um diesel para aquecer tem de andar logo esperar qualquer tempo que seja mais que 5s para andar nele é estragar.
O tempo que demora a aquecer sem carga é tanto que so desgasta o motor estar ao relanti.

Por isso respondendo ao autor do topic , é por a trabalhar e sair de casa , enqt o ponteiro da temp da agua nao se mexe nunca pisar afundo e manter abaixo das 2500rpm , quando chega aos 90graus (isto se tiver stock) ja podem começar a puxar mas evitar fazer mais de 3000rpm nos primeiros minutos apos chegar a 90graus a agua.
O oleo ira atingir os 80graus "ideais" 2 a 3mins depois da agua atingir os 90... isto em AE ou nacional.

Fosse gasolina , 2 ou 3 mins ao relanti era o ideal e depois arrancar tambem , mais porque a temperatura dos gazes de escape sobe rapidamente e o motor vai aquecer melhor sem a ventilaçao do andamento ;)


Quanto a aditivos e oleos... usa o oleo aconselhado pela marca e gasoleo nao "duvidoso" e deixa os aditivos para quando o motor tiver mais de 200mil kms. Ate la um bom oleo é o melhor que se pode fazer ao motor.

Cumps

Mai nada :green:
 
Ok, fico grato porque andei enganado desde que comprei o argilinhas (novembro 2008), acho que ainda vou a tempo de mudar as práticas apesar de ainda uns dizerem, ah e tal liga o carro depois fazes umas cenas antes de saires e é o suficiente para aquecer e outros dizem toca a andar p frente com os cuidados já aqui referidos... :roll:
não há um consenso?
 
Que temperaturas fazem quando poem o carro a trabalhar de manha?

Posso estar a leva lo ao engano se me disser k vive numa zona cm temperaturas negativas.
Se assim for e para zonas onde tenha cerca de -5 a 0 graus deve sim deixar cerca de 1min a 2mins ao relanti antes de arranjar... e com menos -20graus é preciso cerca de 5mins +- ate arrancar. Neste caso n é para deixar aquecer mas sim para o oleo fluir direito e "descongelar" qualquer zona que esteja mais densa e desta forma evitar aumentar a pressao dentro do motor.

Se nunca tem temperaturas negativas quando poem o carro a trabalhar , aplica se o que disse no post mais acima ;)
 
Art disse:
:o

Desde que seja diesel o tempo de espera para aquecer é ... pera... ja passou podes arrancar :green:

Um diesel para aquecer tem de andar logo esperar qualquer tempo que seja mais que 5s para andar nele é estragar.
O tempo que demora a aquecer sem carga é tanto que so desgasta o motor estar ao relanti.

Por isso respondendo ao autor do topic , é por a trabalhar e sair de casa , enqt o ponteiro da temp da agua nao se mexe nunca pisar afundo e manter abaixo das 2500rpm , quando chega aos 90graus (isto se tiver stock) ja podem começar a puxar mas evitar fazer mais de 3000rpm nos primeiros minutos apos chegar a 90graus a agua.
O oleo ira atingir os 80graus "ideais" 2 a 3mins depois da agua atingir os 90... isto em AE ou nacional.

Fosse gasolina , 2 ou 3 mins ao relanti era o ideal e depois arrancar tambem , mais porque a temperatura dos gazes de escape sobe rapidamente e o motor vai aquecer melhor sem a ventilaçao do andamento ;)


Quanto a aditivos e oleos... usa o oleo aconselhado pela marca e gasoleo nao "duvidoso" e deixa os aditivos para quando o motor tiver mais de 200mil kms. Ate la um bom oleo é o melhor que se pode fazer ao motor.

Cumps

Estou completamente de acordo...
Aliás, deixar qualquer motor a aquecer no relanti só prejudica pois o desgaste é maior e cria-se depósito de carvão nos cilindros, pistões, turbo, etc...
O motor deve aquecer o mais rápido possível, tendo atenção á vida do turbo também...
 
Por percauçao ligo cerca de 5min antes de arrancar e tou sempre 3 min antes de desligar e nunca abuso nos arranques antes 90º bem ou mal nao sei agora ja e um habito... :| :roll:
 
ruicarlos disse:
Por percauçao ligo cerca de 5min antes de arrancar e tou sempre 3 min antes de desligar e nunca abuso nos arranques antes 90º bem ou mal nao sei agora ja e um habito... :| :roll:

:o

5 minutos.. :?:

Antes de desligar se vieres de uma viagem ou de andar a esticar deve-se sempre aguardar uns minutos! Agora antes de arrancar de manhã, o art já deu uma explicação mais do que correcta e acertada! Sem duvidas!

X21313123 como o Art explicou :!:
 
O fabricante diz que se deve aquecer o motor em andamento e nao ao relantim, por isso é dar á chave e andar, sem passar das 2500 nao há problema, faço isso há anos e nunca tive problemas em relação a isto ;)
 
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