"Estalos" a frio ( Embraiagem? Rolamento de Encosto? )

Boas noites.

Há sensivelmente 20M Km's montei volante de motor monomassa com embraiagem reforçada a kevlar e prensa reforçada, mas estupidamente não mudei o rolamento de encosto e na oficina também não se lembraram de mo verificar ( Um pouco por minha culpa que também não me lembrei, eles só fizeram o que lhes pedi! )

Desde então sempre que o carro está frio e inicio a marcha, quando coloco o pé na embraiagem para subir ou descer 1 mudança, ele faz-me uns estalos tipo pipocas.

Ou seja, engrenado e sem o pé na embraiagem tudo bem, mas quando meto o pé na embraiagem lá aparecem novamente os estalos. Mas só em andamento é que faz mais, porque se tiver parado ouve-se mas só se estiver com muita atenção...

Alguém já teve um problema similar? Anda-me a deixar maluco e está cada vez pior ...

O carro é um A3 PD 130 2001.

Obrigado desde já..
 
Eu gostaria de dizer que é isto ou aquilo, mas uma vez que o trabalho foi feito numa oficina porque não te diriges lá? se está a ficar pior o melhor é mesmo passar lá e pedir-lhes para verificarem, pelo que já li aqui no fórum pode ser muita coisa, e repito se o barulho está a piorar o melhor é mesmo tratar disso.
Desculpa contribuir apenas com conselho e não com resposta concreta ao teu problema.
 
Obrigado pela resposta amigo.

Abri o tópico na "esperança" ( não desejando, claro ) que alguém tivesse tido o mesmo problema e que mo idenificasse pois só para abrir a caixa e ver o estado do rolamento de encosto é um balurdio !!

Alguém mais please ?
 
Amigo acho que é mesmo o rolamento, deve ser sempre mudado é um componente importante! Como dizes que faz só quando carregadas em embraiagem e em andamento faz mais, faz todo o sentido, visto que em andamento o motor vai com muita mais rotação e ao carregares na embraiagem, encostas o rolamento e é ai que ele começa a fazer o serviço dele! Pelo que dá entender o rolamento já está bem lixado e por isso ouves os estalos! Acho que não vais ter outra hipótese! Isso só começou a passar-se depois de mudares a embraiagem e tudo o resto? Ou já antes ouvias os estalos?
 
Gracias remorse...

Sim este barulho começou quando mudei a embraiagem, já me tinham dito que poderia ser do rolamento mas queria ter a certeza..

Obrigado
 
Digo isto porque a rotação do volante do motor quando carregas na embraiagem é transmitida para o rolamento, que faz com que a caixa deixe de funcionar para conseguires meter a velocidade sem problemas! logo é ai que o rolamento esta a funcionar e em "carga" mal largas o pedal o rolamento desencosta e a rotação volta a ser transmitida para a caixa! Por isso pelo que indicas-te que acontece parece-me ser isso que está acontecer!
 
Pergunta ao mecânico que te montou a embraiagem como estava o rolamento de encosto, ele de certeza que verificou ou pelo menos era o dever dele, também pode ter sido defeito de fabrico no material novo ou até má montagem!
Se o mecânico nada te disser então vais ter de desmontar mesmo tudo outra vez!
 
Digo isto porque a rotação do volante do motor quando carregas na embraiagem é transmitida para o rolamento, que faz com que a caixa deixe de funcionar para conseguires meter a velocidade sem problemas! logo é ai que o rolamento esta a funcionar e em "carga" mal largas o pedal o rolamento desencosta e a rotação volta a ser transmitida para a caixa! Por isso pelo que indicas-te que acontece parece-me ser isso que está acontecer!

Estou a ver.. Na verdade nunca percebi muito bem a função do rolamento de encosto.

Alguém tem ideia do valor de um rolamento de encosto? Quase que aposto que é mais barato que a própria mão de obra :p

Pergunta ao mecânico que te montou a embraiagem como estava o rolamento de encosto, ele de certeza que verificou ou pelo menos era o dever dele, também pode ter sido defeito de fabrico no material novo ou até má montagem!
Se o mecânico nada te disser então vais ter de desmontar mesmo tudo outra vez!

Pois já perguntel, aliás, logo que fui buscar o carro perguntei.lhe mas ele não me soube dizer o estado do rolamento... Nesse caso lá terei eu de ir tratar disto o mais urgente possível..

Cumps
 
Last edited:
Na origem, tenho aqui um valor de 48€ sem iva, mas se fores a alguma loja de peças arranjas isso bem mais barato! Diria que por 20€ arranjas o rolamento, a tempos cheguei a comprar 1 para um Peugeut 2.0 HDI e ficou-me em 6€ e tal, era exatamente igual ao original!
Abraço
 
Boas,

Vim desenterrar o tópico...
A um amigo meu acontece uma coisa parecida... mas é sempre... a quente e a frio...
E é só na passagem de mudanças... ao ralenti e com o motor a puxar o funcionamento é normal...sem barulhos....
Será o quê????

Audibraço
 
Back
Top