Falha intermitente Câmera Traseira

Bom dia,

Depois de muitos meses sem chatear, lá voltou o problema da câmera traseira OEM.

O problema surge com umas interferências (linhas e falhas tipo imagem a fugir), até que deixa mesmo de se conseguir ativar. Tenho a impressão que o problema ocorre depois de bater a mala, mas estranhamente, não consigo simular se bater a mala.

À uns meses fui à Audi e eles desfardaram a mala e estiver a ver as ligações, na altura chamaram-me à oficina ainda com tudo à vista pois o sintoma não ocorria mesmo mexendo nos cabos e câmera.
(Acho que a câmera está ligada por cabo óptico.)

Alguém já passou por uma situação semelhante? Será mesmo a câmera?

Tinha um adaptador Bluetooth ligado ao MMI que até mantenho desligado, pois pensava que podia ser alguma interferência mas afinal nada tem haver.

Viatura: Audi A5 Sportback 2010

Obrigado.
Abraços
 
Tens a certeza que as fichas estão a fazer bem contacto?
E tens a certeza que é fibra optica a transmissão de dados de imagem?
Se for FO, penso que dá ou deixa de dar, ou pode eventualmente pixelizar. Se for analógico até algum modulo, aí sim, podes ver descoloração ou a imagem deformada ou a "fugir". Em analógico, maus contactos e fios a partir podem ser a causa.
 
Viva,

Na oficina vi que a câmera tem dois conectores, um e a ficha de alimentação (fio vermelho e preto) e outra uma ficha quadrangular que me pareceu fibra, pois não tinha terminais na ponta.

Mas na altura estive na oficina e fomos mexendo em toda a cablagem e a imagem nunca falhou.
Acho que o módulo é este que também trata dos sensores de estacionamento (mas não tenho a certeza).
Reparei também que está tudo seco sem qualquer sinal de humidade.
 

Anexos

  • 0FD9F792-BBDD-4F55-B5F7-18345818C0CC.jpeg
    0FD9F792-BBDD-4F55-B5F7-18345818C0CC.jpeg
    375,6 KB · Visualizações: 10
Viva,

Na oficina vi que a câmera tem dois conectores, um e a ficha de alimentação (fio vermelho e preto) e outra uma ficha quadrangular que me pareceu fibra, pois não tinha terminais na ponta.

Mas na altura estive na oficina e fomos mexendo em toda a cablagem e a imagem nunca falhou.
Acho que o módulo é este que também trata dos sensores de estacionamento (mas não tenho a certeza).
Reparei também que está tudo seco sem qualquer sinal de humidade.
Não me parece nada que tenha nesse modulo, fibra. Até porque por norma a ficha é até grande.
 
  • Like
Reactions: rro
Pois, efetivamente este módulo parece que só controla os sensores de estacionamento.

Vou fazer mais umas pesquisas, pelo que vejo em fóruns ingleses parece uma falha muito comum.

Vou dando feedback.
Obrigado!
 
Pois, efetivamente este módulo parece que só controla os sensores de estacionamento.

Vou fazer mais umas pesquisas, pelo que vejo em fóruns ingleses parece uma falha muito comum.

Vou dando feedback.
Obrigado!
Por mim, é analógico, e tens problemas de cablagem/fichas.
Se uma camera china aguenta anos a fio, uma oem tem de durar mais. Quando dá problemas, é sempre ou quase sempre cablagem e fichas.
 
  • Like
Reactions: rro
Viva, o que dificulta a tarefa é o facto de ser uma anomalia muito intermitente.
Por exemplo, à cerca de 3 meses que não apresentava falha nenhuma.
 
Back
Top