Falta de força momentânea A4 1.9tdi 130cv

Boas.
Desde que comprei o carro há cerca de 3 anos atrás, esta foi a 4ª ou 5ª vez que me acontece a mesma coisa, sempre quando chove.
Ou seja, desde os 22.000km até aos 82.000km que tem hoje, poucas vezes se passou, mas o facto é que acontece.

O motor simplesmente não responde abaixo das 2000-2500rpm. Para fazer uma subida é complicado, para arrancar é complicado, para ultrapassar ainda mais.
Passado hora e meia, já está melhor. Demora a responder ao acelerador, mas passados 3 segundos lá vai ele (o normal seria responder logo).
Passado 4 horas ou no dia seguinte, está normal.
De todas as vezes que aconteceu o padrão foi sempre o mesmo.

Aconteceu-me ontem, e espero que hoje tenha passado...
Meti o carro a trabalhar, passado 5 segundos começou a engasgar como se estivessem -20º no exterior e a fazer um arranque a frio (o carro não estava completamente frio de motor), e logo estabilizou. Vou para arrancar e parece que estou a puxar um camião.
Em AE, acima das 2500rpm anda normalmente, puxa bem, e facilmente atinge velocidades proibitivas. O problema é mesmo em baixa rotação.

Alguém tem ou teve o mesmo tipo de comportamento? Entrará o motor em algum modo de segurança por alguma razão? Ou serão os problemas que normalmente são falados (medidor de massa de ar, geometria do turbo presa...)?
 
Oi

Experimenta, mudar o sensor da temperatura dos gases de escape (penso que é assim que se chama)....
Fica por baixo do farol do lado do pendura....Salvo erro, chama-se Sensor MAP.
Abraço
 
Boas.

Faz o que o Victor Ponte disse. Liga o Vag-com e vê se ficou algum erro.

Se não ficou, tens que ligar quando o carro estiver com o problema. Nessa altura mede os blocos referentes ao acerelador, pressão absoluta no colector, massa de ar e injecção.

Depois mete aqui os logs.

Cumps.
 
Bem, hoje ao pegar nele estava como se nada tivesse passado. Exactamente como das outras vezes em que aconteceu.
Passou-lhe a parvalheira...

Vou ver se o consigo ligar (embora não tenha cabo, mas penso que há oficinas que o têm, nem que seja na marca, embora resolver problemas destes num concessionário oficial seja para abrir cordões à bolsa, apesar da manutenção até agora ter sido feita toda na Audi).

A sensação que dá é exactamente a de um erro de MAP, pelo que estive a ler. Parece que a mistura está demasiado rica e engasga-se. Mesmo ao ralenti, acelerando a fundo engasga-se por duas vezes até chegar às 2000rpm (acompanhado de um som que parece vindo de um motor dci ou hdi a baixa rotação).

Vamos ver se com o vag com resolve...
 
esse sensor é bom medir é em andamento, puxar a fundo numa 3ª ou 4ª e ver os valores que ele dá...

por isso se fores a um mecanico ele vai ter k ir ao teu lado com a maquina a medir o sensor....
 
Acompanhado da falta de força, vem um fumo bastante preto no arranque...

Isso deve ser mesmo problemas com a mistura do ar e combustível. O fumo preto quer dizer combustível mal queimado, logo o problema da falta de força deve ser a falta de "oxigenação" do motor.

Isso pode ser muita coisa, o turbo, válvulas, alguma obstrução na ventilação do ar para o motor...
 
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Boas pessoal.

ja aconteceu com um cliente meu, mas o fumo preto ao arranque é normal porque os motores diesel trabalha normalmente com a mistura um bocadinho pobre, mas no entanto se for em exagero a sair, mais certo é o sensor de massa de ar com sujidade porque se não aparece erro no vag-com é porque não esta avariado, está sujo, também essa falta de rendimento poderá ser do carvão alojado na egr que também estava.
mas o do meu cliente quando estava nos dias de muita humidade, frio e chuva, o problema estava na cablagem dos injectores porque nos motores pd130cv da muitos problemas, confirma os valores do fabricante com os valores dados com uma maquina de diagonostico, claro com o carro em andamento.
se precisares dos valores posso te fornecer..

espero ter-te ajudado

cump's
ARAREDLINE
 
Obrigado pelas respostas.
Conhecendo-me, vou deixar andar até acontecer outra vez ou até o carro ir para a revisão novamente (que já não falta muito). Como a próxima é para trocar correias, já vai ser doloroso e vai... Por isso lá se dilui no total da factura.
Mas de facto parece-me que pode ser tanta coisa, que só mesmo recorrendo ao VAG COM é que resolve. O estranho é que já me aconteceu o mesmo há pelo menos 2 anos atrás, e desde então mais 2 ou 3 vezes.

Parece que tem um problema similar ao deste post:

http://www.audipt.com/showthread.php/45721-Perda-de-potencia?p=807965&viewfull=1#post807965

Sempre que aconteceu foi nos dias de chuva...

Hoje estava cheio de força como de costume.
 
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