Filtro de partículas

Boa noite,

Tenho uma Audi A3, 2.0 TDI de 2010, quando o filtro de partículas começa a ficar colmatado, antes de aparecer o aviso, sinto o carro a trabalhar um pouco descontrolado. Quando arranco tem tendência a ir abaixo ou dá um pequeno soluço, depois de arrancar, quando troco a mudança, no painel de bordo diz-me para voltar a colocar uma mudança abaixo, não consigo perceber o porquê... Alguém me pode dizer se isto é normal ou se alguns membros aqui do grupo já tiveram o mesmo problema??

Boas colega,
Primeiro deveria de ligar o carro à máquina para ver os erros que acusa!
Caso seja o filtro de partículas o procedimento correto a fazer, indicado por outro user num tópico semelhante mas referente a um motor 1.6tdi que conseguiu resolver o problema, é andar durante cerca de 50/60 km em 4ª ou 5ª velocidade, dependendo da velocidade atingida pois o 2.0 tdi tem 6 velocidades, a cerca de 3000 rotações para subir a temperatura do filtro obrigando-o assim a regenerar-se!
Link do tópico: Filtro Particulas Audi A3 1.6

Last edited:
Eu já fiz isso uma vez e melhorou, talvez não tenha sido o suficiente... O que eu acho muito estranho é o carro a arrancar ir-me abaixo quando se encontra nestas condições...

Caso tenhas mais de 100.000kms, manda lavar o FAP que isso passa.
É desmontar, aplicar produtos próprios e lavar a pressão. Mas isso deixa para uma oficina entendida no assunto.

Aproveito para questionar, Madlima, tenho um A3 igual ao seu só que de maio e o mecânico diz que o carro não tem filtro de partículas, algo que eu duvido pois trata-se de um carro que já é relativamente recente e já aconteceu o motor ficar acelerado até as 1100 rpm sozinho, mas mesmo assim ele afirma que o carro não tem porque se o tivesse, teria de ter sondas e sensores ao pé do escape, será que ele tem razão e o carro não tem?

Back