[FRENTE-A-FRENTE] Audi A3 2.0 TDi vs BMW 120d

FRENTE-A-FRENTE

2500_05.jpg


Existem suspeitas de que o Audi A3 TDI de 170 deixe de ser a referência no universo dos desportivos compactos a gasóleo. É que o BMW 120d surge renovado de alma e coração, apesar da indumentária não deixar adivinhar grandes alterações. Um duelo em arena alemã

Por Luís Guilherme Fotos Miguel Ângelo Silva
JULHO 2007


Sob suspeita

Ficha Técnica • As nossas medições • Pontuação • A favor/contra

2500_f01.jpg


Noutros tempos, um desportivo compacto era movido a gasolina, mas com a cavalgada de potência que os motores Diesel têm registado, é justo aplicar esta designação a modelos como os que estão presentes nestas páginas. Aliás, basta olhar para a indumentária deste Série 1, de cor branco alpin, para se perceber de imediato a sua vocação.

O Audi A3 2.0 TDI com 170 cv já não constitui propriamente uma novidade, mas o mesmo já não se pode dizer do 120d que, a par de um restyling, recebeu um novo motor 2.0 com 177 cv

Estética, Construção, Segurança
A subjectividade da apreciação estética faz com que a nossa opinião tenha rigorosamente o mesmo valor que a do leitor. Ambos têm linhas apelativas e, mesmo não sendo o jornalista encarregue deste trabalho um fã do design do Série 1, a verdade é que esta versão branca equipada com o pacote desportivo M tem um encanto muito especial. É caso para dizer que o branco está de volta.

Antes de acedermos ao interior, importa justificar a melhor pontuação do Audi no domínio da segurança, que se deve ao facto deste incluir de série encostos de cabeça activos, ausentes do BMW. O resto, como os seis airbags, controlo de tracção e de estabilidade, além dos cintos com pré-tensores, estão presentes nos dois.

2500_f02.jpg

BMW 120d Ambiente desportivo e uma posição de condução muita boa são certezas a bordo deste 120d recheado de opcionais. O volante tem boa pega

2500_f03.jpg

Audi A3 2.0 TDI Sport O habitáculo é mais desanuviado, mas a tónica desportiva também está presente no interior do Audi


Conforto, Habitáculo, Equipamento
Por dentro, a primeira sensação é de que o A3 é mais espaçoso, não só em largura, mas sobretudo em comprimento nos lugares traseiros, o que obriga os passageiros do Série 1 a encolher um pouco mais as pernas. O tamanho generoso do pilar C também contribui para um ambiente mais "claustrofóbico" atrás, além de ser responsável pela pouca visibilidade traseira que oferece ao condutor.

O habitáculo do Audi é mais desanuviado. A tónica desportiva, como no BMW, é evidente e a qualidade de construção é superior, nomeadamente no tipo de materiais utilizados na concepção do tablier. É que apesar do restyling do Série 1 também ter incluído alguns reparos no interior, como o revestimento mais suave do tablier, a verdade é que o plástico rijo continua a ser a base de construção deste elemento, o que nunca deixa de ser criticável num BMW de 40 000 euros.

Isto só incluindo o pacote desportivo M (2900 euros)* no preço, porque com todos os opcionais presentes na unidade ensaiada, o potencial cliente teria de se desprender de 46 570 euros, já que só o dito pacote, a pele Boston preta, os espelhos retrovisores com função anti-encadeamento, o alarme, a ajuda ao parqueamento traseiro, o cruise control, o apoio lombar para os bancos dianteiros e os sensores bi-Xénon, são responsáveis por 6830 euros. E a lista ainda tinha mais.

No Audi, os bancos são em tecido e é praticamente tudo de série, com o preço indicado do "nosso" A3 (versão Sport) a contemplar opcionais como o volante desportivo multifunções, o pré-equipamento telefone com alta voz e Bluetooth, as inserções em alumínio e a pintura metalizada.

Posto de condução, Comportamento
O aspecto compacto e desportivo tem o condão de aumentar a vontade de sentir na estrada o temperamento de cada um deste modelos, o que é feito sem demoras.

Começamos pela novidade, tendo em conta que o A3 é um "velho" conhecido.

Como se espera de um BMW, a posição de condução é quase perfeita. O corpo encaixa que nem uma luva no banco, as pernas estão num ângulo cómodo e o volante (atraente e com boa pega) está ao alcance ideal das mãos.

2500_f04.jpg
2500_f05.jpg


Quando se começa a puxar pelo 120d, este recompensa o condutor com muito prazer, graças a um equilíbrio dinâmico apurado aliado a um feeling da direcção notável. A distribuição de peso 50:50 entre os dois eixos tem grandes responsabilidades nestas sensações e na eficácia que demonstra a lidar com todo o tipo de curvas. É muito ágil e a colocação das rodas nas extremidades da carroçaria garantem grande estabilidade. Mesmo com o DSC desligado, e sem cerimónias com o acelerador, é difícil conseguir uma deriva do eixo traseiro pelo nível de aderência das rodas traseiras ao asfalto.

Com o referido pacote M, a suspensão mais desportiva acaba por tornar este 120d desconfortável em piso irregular, um preço a pagar pelo carácter marcadamente desportivo desta versão específica.

O A3 perde em comportamento aquilo que ganha em conforto. É claramente mais cómodo numa utilização normal, sem deixar de apresentar um comportamento muito competente e eficaz. A posição de condução também é correcta e envolvente e só pequenos pormenores de ergonomia, como a colocação do apoio para o pé esquerdo, justificam um ponto a menos que o seu rival nesta "disciplina"

Na prática, as diferenças na atitude em curva só podem ser sentidas quando se conduz com muito empenho. As oscilações da carroçaria do BMW são menores e o eixo dianteiro é mais acutilante na inserção de uma trajectória exigente. No entanto, o A3 mantém sempre uma postura correcta quando o pé direito ganha peso extra, a direcção é mais leve e o manuseamento da caixa é mais rápido do que o do 120d, o qual é melhor na precisão da engrenagem, mas menos liberal quando se tentam trocas imediatas.

A travagem transmite grande confiança e segurança, pela potência, tacto do pedal e equilíbrio em situações limite, em qualquer dos dois modelos.

É fácil e tentador conduzir depressa qualquer dos protagonistas deste confronto.

2500_f06.jpg

Muito prazer de condução e limites de aderência elevados fazem parte do código genético do BMW

2500_f07.jpg

O Audi é mais confortável que o seu rival, mas o chassis revela competência e equilíbrio.

Performances e Consumos
Ambos têm caixas de seis velocidades bem escalonadas, que retiram todo o potencial que cada motor tem para oferecer. Mesmo assim, no arranque dos 0 aos 100 km/h, o 120d ganha uma vantagem considerável ao registar 7,7 segundos nas nossas medições. O A3 não desceu dos 8,4 segundos, o que não deixa de ser óptima marca. O BMW é que é muito rápido.

Esta vantagem, já não se traduz nas recuperações efectuadas, onde o equilíbrio é quase constante, com alguns registos rigorosamente iguais, como se pode verificar na respectiva tabela.

Uma das grandes vantagens desta nova "raça" de desportivos são os baixos consumos e uma autonomia maior. O 120d consegue ser ligeiramente mais comedido, com uma média ponderada 0,5 l inferior por cada 100 km efectuados, mas o Audi vale-se de um depósito maior (mais 9 litros) que permite atrasar a ida à "bomba" em viagens longas.

Conclusão
Por ser mais espaçoso, ter um equipamento de segurança mais completo, uma qualidade de construção superior e conseguir ser mais confortável sem deixar de lado a eficácia dinâmica, o Audi A3 2.0 TDI Sport de 170 cv acabou por ganhar este confronto com o seu mais directo e renovado adversário da BMW.

O 120d tem um ADN desportivo mais vincado, pelo menos nesta versão, o que o torna na referência em termos de comportamento e prazer de condução. Se estes argumentos são tudo o que lhe interessa, então o BMW é o seu automóvel, se não, o Audi é um modelo mais polivalente e igualmente encantador.
 
Esse confronto sinceramente não me parece justo, quer dizer... um confronto entre um CARRO e uma sapatilha All Star, quer dizer isto onde vai parar? Esta gente não tem confrontos a serio para fazer? tipo A3 Vs A4 Vs A5, sei lá, Abraço pessoal 8) :mrgreen:
 
Já tinha dito e mostrado este comparativo a um user deste fórum, que tem um BM320d, antiga geração, e que a Mãe está indecisa entre o A3 170 Cv e o novo 120d 177Cv, que o A3 é superior ao BM no geral e é isso q importa! Mesmo q o BM tenha melhores performances e melhor dinâmica, o A3 tem melhor design e uma muito superior qualidade de materiais! Eu próprio estive indeciso entre os dois, mas sentei-me dentro do BM e não gostei nada da qualidade, do aspecto do habitáculo e da habitabilidade...O habitáculo do A3 é sem dúvida muito mais acolhedor e não é tão apertado...
Cumps
 
Paiol disse:
A3FaN disse:
Carros a puxar atras??? atras puxam as bicicletas.... :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

O que eu me ri :lol: :lol: :lol:

lol mas nao é?? ou a frente ou as quatro... agora atras??? atras é pras ciclas... ve la se nao vem com o extra.... o kit de rodinhas laterais pra nao cair... :lol:
 
A3FaN disse:
Paiol disse:
A3FaN disse:
Carros a puxar atras??? atras puxam as bicicletas.... :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

O que eu me ri :lol: :lol: :lol:

lol mas nao é?? ou a frente ou as quatro... agora atras??? atras é pras ciclas... ve la se nao vem com o extra.... o kit de rodinhas laterais pra nao cair... :lol:

desculpem mas nao concordo, um carro com tracçao atras e mto mais divertido de se conduzir, é um carro virado pro prazer 8)
 
PAPY disse:
A3FaN disse:
Paiol disse:
A3FaN disse:
Carros a puxar atras??? atras puxam as bicicletas.... :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

O que eu me ri :lol: :lol: :lol:

lol mas nao é?? ou a frente ou as quatro... agora atras??? atras é pras ciclas... ve la se nao vem com o extra.... o kit de rodinhas laterais pra nao cair... :lol:

desculpem mas nao concordo, um carro com tracçao atras e mto mais divertido de se conduzir, é um carro virado pro prazer 8)

X2
 
é mais divertido para quem tem uma condução desportiva.. para andar no dia-a-dia, trânsito e etc, é tudo a mesma m*rd*..

gosto muito do 120d mas só assim como esse (kit estético), mas deve ser uma bela nota...
 
PAPY disse:
A3FaN disse:
Paiol disse:
A3FaN disse:
Carros a puxar atras??? atras puxam as bicicletas.... :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

O que eu me ri :lol: :lol: :lol:

lol mas nao é?? ou a frente ou as quatro... agora atras??? atras é pras ciclas... ve la se nao vem com o extra.... o kit de rodinhas laterais pra nao cair... :lol:

desculpem mas nao concordo, um carro com tracçao atras e mto mais divertido de se conduzir, é um carro virado pro prazer 8)

é... mas depende... se considerares prazer acelerar numa curva e o carro fugir-te logo... :p eu ca prefiro um Audi a puxar a frente e uma boa gaja ao lado... 8) os carros a puxar atras basta uma curva molhada, mandas uma aceleradela descuidada e ja podes ir pedir o orçamento pro arranjo... :wink:
 
A3FaN disse:
PAPY disse:
A3FaN disse:
Paiol disse:
A3FaN disse:
Carros a puxar atras??? atras puxam as bicicletas.... :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

O que eu me ri :lol: :lol: :lol:

lol mas nao é?? ou a frente ou as quatro... agora atras??? atras é pras ciclas... ve la se nao vem com o extra.... o kit de rodinhas laterais pra nao cair... :lol:

desculpem mas nao concordo, um carro com tracçao atras e mto mais divertido de se conduzir, é um carro virado pro prazer 8)

é... mas depende... se considerares prazer acelerar numa curva e o carro fugir-te logo... :p eu ca prefiro um Audi a puxar a frente e uma boa gaja ao lado... 8) os carros a puxar atras basta uma curva molhada, mandas uma aceleradela descuidada e ja podes ir pedir o orçamento pro arranjo... :wink:

por isso e k sao carros virados para o divertimento :wink: um carro desportivo a serio nao tem tracçao a frente :twisted:
 
Sim, também concordo...Já conduzi carros de tracção traseira e são muito mais divertidos de conduzir...Mas tb é preciso mais cuidado, pois para quem está habituado à tracção dianteira, mudar para a traseira, tem de se acostumar a reacções bem diferentes... :twisted:
Cumps
 
M.A3.D disse:
Sim, também concordo...Já conduzi carros de tracção traseira e são muito mais divertidos de conduzir...Mas tb é preciso mais cuidado, pois para quem está habituado à tracção dianteira, mudar para a traseira, tem de se acostumar a reacções bem diferentes... :twisted:
Cumps

nao ha nada como pegar no SL ( o unico carro de tracçao traseira k ha aki em casa ) e arrancar a fundo ao mesmo tempo k viramos a direcçao para um dos lados , e ver a traseira a fugir :twisted: :twisted:
 
Back
Top