Fumo (cinza/azulado) ao ligar o carro e ao ralenti

Boa tarde, sei que existem já imensos tópicos sobre este assunto, mas em nenhum me pareceu ser exatamente o que se passa no meu carro, daí ter criado o tópico.

Adquiri recentemente um Audi A3 Sportback 2.0 170cv de 2007, conta de momento com 233mil km. O que se passa é que sempre que ligo o carro, quer a frio, quer a quente, deita um fumo cinza ou por vezes mais azulado, mas pára logo a seguir, contudo sente-se um cheiro muito mau a gasóleo que chega até a irritar os olhos. O carro não deita fumo em andamento, mesmo quando se carrega no acelerador, começa novamente a deitar fumo passados cerca de um a 2 minutos após estar parado ao ralenti, por exemplo numa situação de pára arranca.

Fui a uma oficina e disseram-me que o carro já não tem FAP (segundo eles também bem anulado eletronicamente) nem catalisador e esta é a causa deste fumo, comum nestas versões de 170cv.

Basicamente acontece isto:
https://www.youtube.com/watch?v=q22hFIPsn8o

Será mesmo por causa disso a causa?
Já li que desde que estes carros levam com o novo kit de injectores, por vezes não são colocados em condições, sendo uma possibilidade para a causa do fumo, bem como um mau ponto do motor. De referir ainda que o carro não perde óleo nem g12.


Desde já obrigado.
 
Last edited:
se tens os mesmos sintomas que no video, se leres a parte dos comentarios, verificaras que ele afinou o ponto da distribuiçao e o problema deixou de existir. faz o mesmo (The problem for me was solved by adjusting the timing, which ironically is very easy to to. Smoking instantly ceased and motor has been running happily ever since. Wish would of done this first)
 
Esqueci-me de referir que nessa oficina me disseram que o ponto de distribuição estava bem. Também vi os comentários desse vídeo e outros idênticos e claro que coloquei todas as hipóteses que lá falaram. Contudo tendo em conta o que nessa oficina me indicaram e tendo em conta também que a correia já foi mudada a tanto tempo, ou isto fica fira de ponto de repente, ou o antigo dono andou com o carro assim quase 120 mil km.

De qualquer forma vou ver se consigo analisar o estado da EGR, se estiver tudo em ordem com isso vou a uma oficina Audi para ver se poderá ter haver com os injectores, não vejo muitas alternativas.
 
Boas tardes a todos, fazendo um update a este problema, acabei por arranjar maneira de ligar o VCDS (versão lite) e verifiquei que o valor "Torsion" é de 4.11º! Contudo, no bloco 4 na suposta posição do "Torsion Value", está escrito "Steering Angle". Pelo que pesquisei, é apenas "bug" do programa que tem mal escrito as labels e que, de facto, este valor corresponde ao "Torsion". Se assim for parece-me muito fora de ponto, sendo até estranho o carro pegar sequer!

Resumindo visto que o carro está com quase 240mil vou antecipar e mudar já a distribuição e tratar de colocar isto no ponto.

Alguém me consegue dar um contacto de algum mecânico de confiança na zona do Porto/Gaia?


Desde já obrigado
 
Olá,

Finalmente já resolvi o problema que tinha no carro em relação ao fumo.
Basicamente foi fazer o que sugeriam no vídeo acima e ao colocar a correia de distribuição no ponto deixa de fazer o tal fumo ao ralenti.
No que toca ao fumo na ignição, os valores no mapa de injeção estavam alterados(excessivamente) para o carro pegar de estaca, bastou corrigir e pronto, está novo.

Para quem tiver este problema, fica aqui a possível solução.
 
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