Motores a Diesel não medem CO ou CO2 só medem opacidade dos gases. O meu também não se nota fumo a não ser que puxes muito por ele e mesmo assim nota-se pouco. Claro que está stock, não tem repro nem nada (ainda :twisted: )
Eu sou contra as repros "à doida"... Há pessoas que pensam que a repro é uma forma barata de tornar um I4 TDI num V10 FSI... Na minha opinião, uma repro pode e deve ser feita não tendo em vista a obtenção massiva de potência mas tendo em vista a adaptação da ECU ao motor do carro. Uma repro não serve só para dar potência, pode permitir baixar consumos, prolongar a durabilidade de componentes, etc. Acho que quem quer potência a sério deve pensar em fazer upgrade a outros componentes (e depois respectiva repro para adaptar a ECU a novas condições). E quem quer ainda mais potência, deve procurar um carro novo porque há limites para tudo e os nossos carro não foram feitos para andar a 300, é natural que comecem a partir-se todos...
Mas pronto, tirando o off-topic, o fumo tanto pode ser normal como não. Sendo fumo negro ainda não é mau, se fosse branco era óleo e podia haver aí problemas graves. Ainda não sabemos é há quanto tempo notaste isso, se o motor tá "mexido" ou não, o que acusou a opacidade na IPO, etc...
Boas,
Comprei um Ibiza 2 em Outubro e, desde que está nas minhas mãos, nunca lhe meti gasóleo de marca branca. Aliás, sempre o meti na Repsol. E nas minhas mãos já conto 10 000km feitos com este tipo de gasóleo. Contudo, há uma coisa que gostava que me ajudassem:
Sempre que meto o carro a trabalhar, este não deita praticamente fumo nenhum (e ainda bem). Mas, nem 5 minutos depois, fica uma marca no chão preta, à saída do escape. Comprei-lhe um daqueles limpa injectores da Redex a ver se, de alguma forma, limpava alguns resíduos. Contudo ainda continua na mesma. Não que me importe de ficar lá a dita marca, mas gostaria de ter uma segunda opinião neste sentido, para ver se não é nada de maior.
Cumprimentos,
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