Futuro dos Diesel

Boas a todos. Tenho andado a pensar qual vai ser o futuro dos nossos carros a diesel? Vamos andar mais uns anos sem problemas? Vamos pagar o diesel ao preço do ouro? Vamos deixar de andar em certas cidades como Lisboa? Daqui a quanto tempo não vão ter qualquer valor comercial? Gostaria de saber qual a vossa opinião / opiniões sobre este assunto.
 
Já penso nisso há algum tempo, cá em casa só tenho carros a gasóleo...
Acho que estas medidas vão ser um tiro no pé, sim o carro a gasóleo emite NOx , mas um carro a gasolina emite bem mais CO2...
E quem comprou um carro há 1/2 anos que ainda é norma EURO5? Sucata? os EURO6 ainda são poucos...
Está tudo iludido com os elétricos...não se dão conta a poluição que a produção das baterias gera...e quando chegar a altura de trocar as baterias? Só um exemplo, um pack de bateria para um BMW i3 custa na casa dos 15/20 mil euros (pode ser mentira, mas foi o que me disseram)
As bateria podem ser alugadas...sim, o meu patrão para as baterias de um Smart Fortwo Paga 80 paus por mês..
 
Pois é. Eu em minha casa tenho 3 carros a diesel. Um corsa B 1.5td que é carro de guerra da maria andar com os putos, não tem grande valor.. Uma Opel campo 2.5td que é minha do meu trabalho e a Audi A4 B7 que ainda tem algum valor. E é sobre esta que tenho mais dúvidas. Hoje vale bom dinheiro e amanhã? Nem dada a querem? Vou ficar com um mono em casa? Era sobre estas opiniões que gostaria de ouvir (ler) as vossas opiniões....
 
Em Portugal se calhar ainda vale...a minha A6 está a venda e ninguém a quer...
Tudo bem que já vai com perto de 170 mil km's e na Suiça isso é muito .
O meu A3 em Portugal a mesma coisa...
 
Troquei o meu A3 este ano e andei a pensar no mesmo. Conclui que em Portugal daqui a 10 anos estaremos ainda a ter esta conversa. Excepto se os preços dos carros híbridos caírem a pique que não me parece provável.

O diesel, para o consumir/utilizador, têm vários atractivos que os restantes demoram a atingir - menores consumos, longevidade e fiabilidade. A gasolina aproximam-se cada vez mais mas ainda estão uns bons furos abaixo.

Os eléctricos têm o problema das baterias, desde a poluição aos custos na substituição, passando pelos problemas/estigmas quanto à autonomia.

Os GPL não percebi porque foram sendo colocados de lado...

Resumindo, continuei no diesel que continua a ser fácil colocar quando se quiser trocar e penso que o será durante bons anos...
 
Poluiçao alta das baterias acontece mais avtualmente. Com as novas para o ano ou 2020, nao será tao problematico. Ainda por cima, a autonomia aumenta 25%, carrega 50% mais rapido, e sao de base salina. Por isso, com as profundas mudanças a acontecer, nao vale a pena pensar. Os eletricos vao mesmo avançar.
 
Os eletricos vao mesmo avançar.

A minha ideia também é essa..
Curiosamente também é um tema que me tem feito recuar na troca da minha B6... Sinceramente, não é que ache que daqui a 4/5 anos um carro que custe agora 20/25 mil € vá deixar de valer alguma coisa.. Mas acho que o mercado vai mudar o os eléctricos é claro que vão fazer parte do futuro..

Hoje em dia, todos conhecemos alguém que tem um carro híbrido ou eléctrico.. São poucos é certo, mas já são bastantes :D
Basta olhar para a rua e é raro o dia que não passamos por um... ou 100% ou híbrido...

Agora uma coisa é evidente também... Estamos numa fase em que trocar de carro faz-nos pensar sobre este tema!

A Alemanha é o país que vai definir isto a nível europeu... As marcas VW, Audi, Mercedes, BMW e Opel vão ter um papel fundamental nesta dinâmica! Isto vai ser uma força conjunta entre estado alemão e as marcas.. Quando estes dois elementos perceberam que têm no eléctrico o futuro vão começar a aparecer cidades a fechar portas a carros a diesel e é neste ponto que os carros diesel vão perder algum "valor". Agora também acho que com tantos países no mundo, com tanto tipo de economia os carros diesel não vão desaparecer, porque estas marcas têm de continuar a vender para o mundo todo.

E depois temos o efeito nas gasolineiras... Será que o preço do diesel vai baixar para colmatar esta subida dos eléctricos? Será que o estado (português) vai aumentar os impostos na luz para colmatar a baixa de venda de gasol? :D E os tipos do petróleo?.. :)

Isto tem tantas variáveis que neste momento é difícil prever alguma coisa :D
 
Vai subir nos proximos anos, em especial nos países do sol, como Portugal, um aumento bruto dos paineis solares e fontes acumuladoras. Aqui sim, ha futuro certo. Tivesse eu dinheiro para investir numa empresa destas.
 
Já existem empresas que convertem os carros Diesel ou gasolina em carros elétricos :) é sempre uma boa solução para quem não quer largar o seu argolas :p

ahhh e principalmente para os Classicos... já existem alguns convertidos!
E para a industria dos Taxis já há muito que se estuda isso! Os kits rondam os 2500 a 5500 euros dependendo do peso do carro, sempre fica muitoooo mais barato do que comprar um carro novo elétrico!
 
Sinceramente acho que isso é uma solução só para carros clássicos..... E mesmo assim acho que é estragar um clássico..
Não me parece que essa solução seja grande coisa... Eu nem sequer coloco isso como hipótese... :)
 
Já existem empresas que convertem os carros Diesel ou gasolina em carros elétricos :) é sempre uma boa solução para quem não quer largar o seu argolas :p

ahhh e principalmente para os Classicos... já existem alguns convertidos!
E para a industria dos Taxis já há muito que se estuda isso! Os kits rondam os 2500 a 5500 euros dependendo do peso do carro, sempre fica muitoooo mais barato do que comprar um carro novo elétrico!
Dá me exemplos, pois não conheço empresas que o façam para circular na rua, nem legislação e legalização.
Conheço a Tamai, que já luta a 3 anos para conseguir isso.
 
Dá me exemplos, pois não conheço empresas que o façam para circular na rua, nem legislação e legalização.
Conheço a Tamai, que já luta a 3 anos para conseguir isso.

Não é cá em PT, mas já tens isso na India, EUA, UK, França etc, a legislação na maioria ainda está a ser implementada!
O foco do mercado é para quem tem um grande investimento em frotas Diesel e que vão ser proibidos de circular no centro ou pagar taxas mais elevadas! Mas se pesquisares encontras imensas coisas sobre a conversão para elétricos ou híbridos etc...
 
Bom era deixar o nosso motor e adicionar um elétrico. Isso é que era de valor.....Pagar menos impostos e poder circular nas cidades.....
 
Isso é algo que nunca vai acontecer, seja qual for o futuro... "pagar menos imposto"!
O que vai haver é ..."pagar mais imposto" para os que ainda têem diesel e um "novo imposto" que garanta o mesmo nivel (ou mais) de receita para os veiculos que circulem com novas fontes de energia.

É olhar para as energias renováveis e ver o que se passa num pais como Portugal, onde existe o SOL, o VENTO, o MAR e a ÀGUA dos rios nas barragens como em poucos no mundo e que paga a energia eléctrica mais cara.
 
Back
Top