Garantia de produtos substituidos por novos após envio para reparação

Boas,

Há uns tempos tive um problema com o meu monitor e entreguei-o para reparação ao abrigo da garantia na loja da Pixmania do Porto (local onde o comprei).

Entretanto o prazo legal para a reparação foi ultrapassado e após ter feito uma reclamação interna vão proceder à substituição do meu monitor por um novo. Ontem quando fui informado disso na loja, surgiu em conversa o facto de eu dizer que para o monitor que vou receber ter uma nova garantia de 2 anos, mas a pessoa que me atendeu disse que não, que apenas tinha o restante tempo da garantia do 1º monitor. Não quis estar a teimar com o gajo porque já tinha lido há uns dias a informação que confirmava o que eu disse, mas depois de falar com o gajo fui a um PC que lá estava e abri o portal do consumidor para confirmar o que tinha dito.

A informação que lá está é esta:

Quando é substituido o bem, qual a garantia do novo bem entregue ao consumidor?

O bem substituto goza de novo prazo de garantia (2 anos bem móvel e 5 anos bem imóvel) completamente autónomo da garantia do bem substituído. Em caso de substituição do bem, assegure-se que lhe é disponibilizado documento datado relativo à entrega do bem substituto. Só assim poderá provar o prazo de garantia caso o bem venha, também ele, manifestar qualquer desconformidade.


Quando confirmei o que pensava chamei o gajo para ele ir ler isto e ele contra argumentou dizendo que havia uma lei especifica para produtos electrónicos.

Será que existe mesmo essa legislação para produtos electrónicos? Mesmo que exista, a meu ver um produto electrónico é um bem movel, por isso em que ficamos??
 
Quando confirmei o que pensava chamei o gajo para ele ir ler isto e ele contra argumentou dizendo que havia uma lei especifica para produtos electrónicos.

Pede para ele ta mostrar (a lei especifica claro) :green:

o que acho que deves ter em atenção é de facto .. a data de entrega que fica associada ao equipamento novo
 
O gajo dizia que tinha a certeza, mas quando lhe mostrei isto já não tinha tanta certeza e falou na tal lei para produtos electrónicos, mas mesmo assim disse-me que se depois acontecesse alguma coisa para eu argumentar com isto porque na factura viria uma nota a dizer que este monitor é para substituição do outro e tem lá a data em que a substituição foi feita. Se não tiver é uma questão de os obrigar a por :p
 
a reparação de um bem tem uma garantia diferente de um bem novo, nao sei se eles estão a interpretar que é uma substituição mas consideram-na como reparação e por isso querem assumir que a garantia em vigor passa a ser a garantia da reparação.
mas o problema é facil de resolver, como disseste o prazo de reparação foi ultrapassado, sendo assim podes pedir a devolução do dinheiro da compra que fizeste. com o dinheiro compras outro artigo novo e ganhas os dois anos de garantia.
 
O bem substituido em reparação tem os 2 anos de garantia o restante material tem a garantia restante, ou seja mandas uma tv a arranjar em garantia, é um fusivel.
O fusivel tem 2 anos de garantia e o resto da tv o restante da garantia.
Penso que seja assim.
 
E se te devolvesse o dinheiro e comprasses outro monitor lá, quanto tempo tinha de garantia? Por essa ordem de ideias....
Já me aconteceu com um router. Não entregaram no prazo legal e devolveram-me o dinheiro e comprei outro.
Que eu saiba estou a fazer nova compra, não?
Para não andares com essa dor de cabeça, pedes o dinheiro de volta e escolhes outro monitor, nem que seja marca diferente e... voilá... assunto arrumado.

Ps. Foi noutra loja que se passou.
 
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Não voltas a ter mais 2 anos... tens apenas o que falta dos 2 anos iniciais + o tempo que ficaste sem o bem enquanto foi reparado/substituído... no total 2 anos e 1 mês por ex.
 
Não voltas a ter mais 2 anos... tens apenas o que falta dos 2 anos iniciais + o tempo que ficaste sem o bem enquanto foi reparado/substituído... no total 2 anos e 1 mês por ex.

Segundo o portal do consumidor ( http://www.consumidor.pt/ - Perguntas Frequentes -> Garantias) isso é assim para quando os bens são reparados. Quando são substituídos acontece o que colei de lá no 1º post, há uma nova garantia de 2 anos.

A minha questão era mesmo se existe a tal legislação especifica para material electrónico ou não.
 
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