"Governo baixa impostos sobre carros importados"....Dá para entender?

"Governo baixa impostos sobre carros importados

A Lei do Orçamento diminui impostos sobre carros importados em segunda mão. Diferença face a 2010 pode chegar a 5.900 euros.

A partir deste ano há mais vantagens para quem comprar um carro usado importado. Quem o fizer vai pagar menos pelo imposto pago à cabeça - o Imposto Sobre Veículos (ISV) - comprando o veículo mais barato do que no ano passado.

Isto porque o Governo introduziu no Orçamento do Estado para 2011 (OE/11) uma alteração que vem aliviar a carga fiscal suportada pelo comprador. E nalguns casos a redução pode ultrapassar os 40% se os carros importados tiverem mais de cinco anos, de acordo com os dados fornecidos pela Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (Anecra) ao Diário Económico. Mas se o efeito é benéfico para os consumidores, prejudica, por outro lado, o sector automóvel.

Os carros usados importados já tinham uma fiscalidade mais favorável do que os veículos novos, uma vez que sempre tiveram direito a uma redução no ISV - composto pela componente cilindrada e pela ambiental -, redução essa que varia consoante a idade do veículo (ver tabela ao lado). No entanto, uma alteração na lei introduzida no Orçamento de 2009 fez com que este corte incidisse apenas na componente cilindrada do carro. Mas este ano, o Governo fez nova alteração e a redução passou a incidir também na componente ambiental. Na prática, o valor que vai beneficiar da redução do imposto aumentou, tornando o carro ainda mais barato face aos carros usados comprados em Portugal e face aos carros novos."

in http://economico.sapo.pt/noticias/governo-baixa-impostos-sobre-carros-importados_111036.html

Dá para entender este sobe e desce, ou isto é para "tapar os olhos"?
 
Sinceramente... uma vergonha...

se é pra baixar, têm de baixar pelo "todo".... agora assim vai matar completamente a industria de carros novos e carros nacionais... enfim... mais uma medida miserável deste belo governo..
 
Last edited:
devia era ser como nos outros paises da ue,so se paga a transiçao de documentos,nao ha ca impostos de ia e essas coisas,era tudo igual em toda europa,eu moro aqui em frança e se me apetecer vou ali a alemanha buscar um carro e legalizo o com menos de 500euros,e nen por isso a frança deixa de vender carros novos,porque os carros aqui sao praticamente os preços de td europa e alemanha....em portugal è uma vergonhaaaaaaaaaaaaaaaa,carros mais caros da europa e ordenados mais pequenos...
 
Exactamente é isso mesmo crissimoes, eles cá tentam retirar em tudo o que podem e diz-me deixam-se de vender carros novos em França ou em Espanha, não deixam pois não..................? E isto só mudou porque foram apertados pela UE. Agora deviam ser obrigados a colocar o imposto municipal igual aos nacionais.

devia era ser como nos outros paises da ue,so se paga a transiçao de documentos,nao ha ca impostos de ia e essas coisas,era tudo igual em toda europa,eu moro aqui em frança e se me apetecer vou ali a alemanha buscar um carro e legalizo o com menos de 500euros,e nen por isso a frança deixa de vender carros novos,porque os carros aqui sao praticamente os preços de td europa e alemanha....em portugal è uma vergonhaaaaaaaaaaaaaaaa,carros mais caros da europa e ordenados mais pequenos...
 
Se calhar o que ele quis dizer foi que um carro importado Hoje, mas que seja anterior a 2007 devia pagar o mesmo imposto que paga um carro do mesmo ano nacional! ou seja o imposto antigo e não um imposto novo!
 
Não tras nada.


Baixou mesmo.

Agora baixou, mas daqui a uns tempos deve sair uma lei que penaliza quem beneficiou agora... esperar para ver...

por exemplo a campanha de incentivo ao abate, a maioria das pessoas fez emprestimo para comprar carro novo porque o antigo valia ate 4.000€ o que aconteceu é que agora estao a perder esse dinheiro em juros.

Com isso deve vir uma parecida...
 
A diferença é que eu por exemplo pago quase 190€ e um do mesmo ano nacional a mesma viatura paga por volta de 50€ ai está a diferença.

isso tem a ver com o ano em que o carro é legalizado... não tem a ver com o carro ser ou não importado..

ora vai la ver quanto pagas agora por um carro novo...
 
isso tem a ver com o ano em que o carro é legalizado... não tem a ver com o carro ser ou não importado..

ora vai la ver quanto pagas agora por um carro novo...

mas isso é o que esta mal lol, porque que o imposto tem que se reger pela data de legalizaçao? Devia ser pela data de compra do veiculo! Se fores buscar um carro de 2004 lá fora devias pagar o imposto de um carro exactamente igual dessa data nacional! Se fores buscar um depois de 2007 que foi qd entrou o novo imposto, ai sim pagas o novo imposto! Eu ja li em qualquer lado que ate havia uma queixa contra portugal nesse sentido! Acho que nao estou a fazer confusao!
 
isto è uma vergonha,voces sabiam que o estado portugues paga uma multa a EU por cada carro que è legalizado e aplicado o IA?? poes è...e paga mesmo,a diferença è que a multa que lhe è aplicado è inferior ao que nòs pagamos de IA e logo ai o estado paga a tal multa mas ainda ganha com a legalizacao que nòs pagamos,isso tudo por ser dos unicos paises europeus que aplicam o IA indevidamente,dai ser multado,o IA so deixara de ser aplicado quando a EU aplicar a tal multe com valor mais elevado do que o dito IA que nòs pagamos...miseria nacional este estado
 
Back
Top