Audi, BMW, Ford e Hyundai apresentaram, na mega-feira de Las Vegas, modelos que permitem aceder à Internet.
A presença de importantes fabricantes num dos principais eventos de electrónica do mundo, o Consumer Electronics Show (CES), realizado em Las Vegas, em Janeiro passado, chamou mais a atenção este ano do que nas edições anteriores. Empresas como a Hyundai, Audi e Ford foram destaque no salão reservado a acessórios e automóveis. O objectivo era levar a conectividade para dentro dos carros. Navegar na internet pelo monitor instalado no painel do veículo, procurar um endereço sem ter que digitar no teclado, ou ainda, controlar o seu filho a conduzir o carro são algumas das inovações apresentadas na edição deste ano.
Quem conduzir um carro da Hyundai com a tecnologia Moustick (junção de um rato e um ‘joystick') vai ter a sensação de estar a jogar. No lugar onde geralmente ficam as mudanças, está um comando que funciona como controlo para rádio, ar condicionado, telemóvel e para aceder à internet. Para algumas funções como, por exemplo, trocar de CD, nem é preciso tocar no Moustick. Basta passar a mão por cima do equipamento para que o computador reconheça a função.
Mas esta "brincadeira" não deve chegar tão cedo ao mercado. "Ainda não temos previsão de lançamento. O primeiro passo é sentir a reacção do público na feira", diz Michael Deitz, director de carros com ligação à Internet da Hyundai. A Intel foi mais longe na sua parceria com a BMW. Além de levar a internet para o automóvel, no sistema desenvolvido pelas empresas, uma câmara reconhece o rosto do motorista e pode ajustar o carro de acordo com as suas preferências como, por exemplo, fazendo uma selecção das suas músicas favoritas. A opção é ideal para veículos utilizados por mais de uma pessoa. E com a ajuda desta mesma câmara é possível ver, de dentro de casa, quem está a conduzir o automóvel. "As fabricantes estão a colocar nos carros tudo o que as pessoas mais gostam", diz o director de produto da Intel, Marcelo Gonçalves.
Com o Bluetooth do Focus 2012, a Ford não quer que o motorista tire as mãos do volante. Seja para atender o telemóvel, trocar de estação de rádio ou procurar um endereço tudo é feito com um clique no volante, seguido por um comando de voz. Localizar uma rua dentro de um Audi também ficou mais fácil. A companhia apresentou um monitor, acompanhado de um painel, no qual o motorista risca com o dedo o nome de uma rua. O computador rapidamente reconhece o endereço e mostra-o no monitor.
Mas não foram só as fabricantes que trouxeram novidades para os carros. A americana Fulton Innovation desenvolver um sistema ‘wireless' para carregar automóveis movidos a bateria eléctrica com a ajuda de um ‘smartphone'. Basta estacionar o veículo em cima do equipamento responsável pela carga, devidamente instalada no chão da garagem da residência. Em nenhum momento o automóvel tem contacto com o carregador. Espera-se cerca de hora e meia para que o telemóvel avise que o carro está completamente carregado, e fica pronto para sair novamente.
A presença de importantes fabricantes num dos principais eventos de electrónica do mundo, o Consumer Electronics Show (CES), realizado em Las Vegas, em Janeiro passado, chamou mais a atenção este ano do que nas edições anteriores. Empresas como a Hyundai, Audi e Ford foram destaque no salão reservado a acessórios e automóveis. O objectivo era levar a conectividade para dentro dos carros. Navegar na internet pelo monitor instalado no painel do veículo, procurar um endereço sem ter que digitar no teclado, ou ainda, controlar o seu filho a conduzir o carro são algumas das inovações apresentadas na edição deste ano.
Quem conduzir um carro da Hyundai com a tecnologia Moustick (junção de um rato e um ‘joystick') vai ter a sensação de estar a jogar. No lugar onde geralmente ficam as mudanças, está um comando que funciona como controlo para rádio, ar condicionado, telemóvel e para aceder à internet. Para algumas funções como, por exemplo, trocar de CD, nem é preciso tocar no Moustick. Basta passar a mão por cima do equipamento para que o computador reconheça a função.
Mas esta "brincadeira" não deve chegar tão cedo ao mercado. "Ainda não temos previsão de lançamento. O primeiro passo é sentir a reacção do público na feira", diz Michael Deitz, director de carros com ligação à Internet da Hyundai. A Intel foi mais longe na sua parceria com a BMW. Além de levar a internet para o automóvel, no sistema desenvolvido pelas empresas, uma câmara reconhece o rosto do motorista e pode ajustar o carro de acordo com as suas preferências como, por exemplo, fazendo uma selecção das suas músicas favoritas. A opção é ideal para veículos utilizados por mais de uma pessoa. E com a ajuda desta mesma câmara é possível ver, de dentro de casa, quem está a conduzir o automóvel. "As fabricantes estão a colocar nos carros tudo o que as pessoas mais gostam", diz o director de produto da Intel, Marcelo Gonçalves.
Com o Bluetooth do Focus 2012, a Ford não quer que o motorista tire as mãos do volante. Seja para atender o telemóvel, trocar de estação de rádio ou procurar um endereço tudo é feito com um clique no volante, seguido por um comando de voz. Localizar uma rua dentro de um Audi também ficou mais fácil. A companhia apresentou um monitor, acompanhado de um painel, no qual o motorista risca com o dedo o nome de uma rua. O computador rapidamente reconhece o endereço e mostra-o no monitor.
Mas não foram só as fabricantes que trouxeram novidades para os carros. A americana Fulton Innovation desenvolver um sistema ‘wireless' para carregar automóveis movidos a bateria eléctrica com a ajuda de um ‘smartphone'. Basta estacionar o veículo em cima do equipamento responsável pela carga, devidamente instalada no chão da garagem da residência. Em nenhum momento o automóvel tem contacto com o carregador. Espera-se cerca de hora e meia para que o telemóvel avise que o carro está completamente carregado, e fica pronto para sair novamente.