Homologaçao Jantes 19

Na passad quinta feira fui ao aerodromo de sanatrem para fazer a homologaçao das minhas jantes...
Entao cá vai o relatório da ida a santarem para fazer a homologaçao... Voces até vao achar isto uma historia de BD...
Lá saí eu bem cedinho para tar em santarem por essas 9h30... Assim foi as 9h30 já eu estava no aerodromo e estavam lá 6 carros e os tecnicos com a tao esperada "carrinha laboratório movel" nem sinal... E entao ve-se chegar um taxi e nos naquela: O taxi tambem veio homologar jantes? Fonix...
Mas nao, era um taxista que vinha trazer um engenheiro para vir fazer os testes aos carros... O homem veio de comboio e depois chegou ali á estaçao de santarem e chamou um taxi... Um simples homem que tomou as decisoes que quiz...
Resumo: Veio o homem só com uma mochila as costas e fazer os testes aos carros. Os testes eram fazer uma circunferencias bastante rapido para um lado e para o outro para ver se as rodas roçavam nalgum lado e depois parava os carros ao fundo da pista para lhes tirar umas fotos e abria o capom ao que eu desconfio para ver a chapa do construtor onde esta o numero de chassi... Depois vinha entregar novamente o carro aos donos e ai dizia se estava de acordo com as jantes ou nao... Nem sequer tinha uma simples mesa para pousar o pasta para preencher papeis nem nada. Isto cabe na cabeça de alguem? Nem testava velocidades nem nada.. Só via era se as rodas roçavam e depois se saiam fora dos limites da carroçaria com a direcçao direita... Dos 7 carros só uma senhora de tomar com um corsa é que consegui de resto nao aprovou mais ninguem...
Tudo dependeu da vontade do homem no meu caso para me dizer que nao podia certificar a medida que tenho montada no carro. Disse-me que estava tudo bem só que á frente lhe parece que as jantes estao fora da carroçaria... Se sao iguais as de tras como é possivel que atras esteja bem e á frente nao? Enfim...
Agora só tenho uma alternativa: Mini wide body
Depois á tarde liguei para braga porque o homem tinha ficado na duvida se aprovava ou nao e lá me disse que nao e se eu quiser homologar terei que desgastar a jante para ver se ela fica mais para dentro ou entao teria que alargar os guarda lamas... Stupid men!!!

Enfim... Como muitas outras coisas na vida estamos sempre dependentes da vontade dos outros...

Mas quem quer alterar tem que no minimo cumprir os requesitos que eles querem...
 
mas pera lá tu não viste isso antes de ir lá???? :roll: :roll: :roll:

em todos os carros as jantes á frente ficam mais fora que as de trás

é por isso que muita boa gente mete espaçadores atrãs :twisted:

siga com esse mini wide boby, mas pudias ter prevenido isso ;)
 
podes sempre por os guarda-lamas da rs4.

mas eu no teu lugar, preferia comer no ET da jante, que te irá ficar mto mais barato.
 
Sim eu sabia que nao podiam sair as rodas fora mas isso tambem depende do ponto de vista de cada um... Sinceramente eu considero que as rodas estao mesmo á face mas o engenheiro entendeu que estavam fora... E agora? Tenho que lhe fazer as vontades...
Vou por aqui os requesitos que eles obrigam para aprovar os pneumaticos:

"Assunto: Averbamento de pneumáticos no certificado de matrícula





O averbamento de medida de pneumáticos que não constam no certificado de matrícula nem da homologação do modelo de um veículo, é realizado no âmbito dos procedimentos para verificação da instalação de pneumáticos (Directiva 92/23/CEE), no LTA- Laboratório de Tecnologia Automóvel.







O veículo deve apresentar-se nas seguintes condições:



Ø Pneumáticos a certificar instalados no veículo;

Ø Veiculo sem espaçadores ou alargadores de via (“bolachas”) que alterem a devida largura do veiculo;

Ø O pneu deve garantir a capacidade de carga e o índice de velocidade adequados;

Ø As jantes devem garantir que o offset não altera a largura de via com o qual o veículo foi homologado;

Ø Os novos pneumáticos não devem exceder os limites da carroçaria;

Ø Os pneumáticos após instalação são submetidos a ensaios para verificar a eventual possibilidade da sua deslocação livre na cava da roda (sem roçar em qualquer parte);

Ø O recobrimento de roda deve ser garantido de modo a que os dispositivos anti-projecção de encontrem de acordo com legislação em vigor (“palas” e outros).

Ø Verificação do erro do velocímetro. (vai fazer o ensaio de GPS)



O ensaio consta em verificações visuais e técnicas de instalação dos pneumáticos e de testes em pista para testar a sua adequabilidade e segurança.



O custo do ensaio é de 125€ + IVA = 150€, se reprovar, a reinspecção fica por 75€ c/ IVA.



Os ensaios são realizados no kartódromo/Aeródromo Vasco Sameiro em Braga ou no Aeródromo de Santarém. Caso o veículo cumpra os requisitos mencionados é emitida pelo LTA uma declaração de conformidade onde constam os resultados do ensaio como fotografias elucidativas ao veículo em causa, com a qual o proprietário do veículo pode junto das delegações regionais do IMTT (Instituto de Mobilidade do Transporte Terrestre) proceder ao averbamento do documento no certificado de matrícula."
 
E já agora o people que quiser aproveitar eles devem lá voltar lá talvez pro dia 6 de novembro... Depende das marcaçoes... Inscreva-se quem tiver interessado
 
Boas pessoal. Amanha vou voltar a Santarem afim de realizar novos testes para homologar as jantes 19 no meu carro. Vamos lá ver se é desta... Agora a desculpa que as jantes estao fora dos guarda-lamas já nao cola :twisted: :twisted:

Amanha passo por cá para dar feedback :D Espero que venha contente :D Mas nao é contente com umas minis :p :p
 
Isso e algo que continuo sem perceber, muda-se para jantes e pneus maiores e tem de ser homologado?
Sera possivel que o desgracado do portugues ate para aumentar a seguranca do seu carro tem de pagar?
Se a estupidez pagasse imposto, o governo enchia os cofres de estado...
Continua-se a meter os pes pelas maos em Portugal, nada faz sentido,
Quer dizer que se eu quizesse equipar o meu carro com airbags laterais la teria de pagar homologacao??
E verdade que ignorancia,estupidez e mediocridade andam de maos dadas...
E o tuga a pagar que se f**e.
 
Ja agora, corta uns papeloes com o formato dos guarda lamas, pinta da mesma cor, cola com fita e pede a deus que seje o mesmo gajo, ou seja, paga-lhe da mesma moeda, com estupidez,
enquanto andares com marcacoes estas legal e depois manda o gajo para aquele sitio que todos conhecemos, vai a outro lado, uma 2a opiniao...
Podes tambem comprar daqueles frisos de borracha e colar em redor dos guardas lamas ate ser aprovado, depois tiras e limpas cuidadosamente...
 
Acabadinho de chegar a casa e trago boas noticias. O carro foi aprovado. Ou melhor: As jantes foram aprovadas. Sisseram-me que na proxima semana já tenho o documento para ir ao IMTT homologar a medida no livrete :D

Logo alongo-me mais acerca deste assunto
 
Back
Top