Identificadores Via Verde vão ser convertidos na matrícula electrónica

Novidades!

"Os identificadores associados ao sistema Via Verde vão ser convertidos, a título gratuito, em dispositivos electrónicos de matrícula.

De acordo com a legislação hoje publicada, e que estipula a instalação obrigatória do dispositivo electrónico de matrícula, a Via Verde Portugal deve, no prazo de 30 dias a partir da publicação da portaria que define as normas e especificações do dispositivo, remeter aos proprietários dos seus identificadores uma declaração negocial que contenha uma proposta de conversão gratuita daqueles identificadores em dispositivos electrónicos de matrícula.

Os proprietários dos identificadores associados ao sistema Via Verde podem aceitar ou rejeitar a proposta negocial no prazo de 30 dias.

Devem ainda, em caso de aceitação, confirmar ou corrigir junto da Via Verde Portugal o número de chapa de matrícula a que o identificador deve ser associado.

A falta de resposta dentro do prazo previsto corresponde a uma declaração negocial de aceitação, presumindo-se que o identificador convertido em dispositivo electrónico de matrícula se associa ao número de chapa de matrícula constante da base de dados actualizada da Via Verde Portugal.

A associação incorrecta entre o número de matrícula e o identificador equivale à inexistência de dispositivo electrónico de matrícula, para efeitos de aplicação das coimas legalmente previstas.

Os proprietários que não aceitem a proposta negocial devem proceder à instalação de dispositivos electrónicos de matrícula, cessando a possibilidade de utilização dos identificadores associados ao sistema Via Verde não convertidos em dispositivos electrónicos de matrícula, para efeitos de pagamento de portagens.

Para os veículos que não estejam associados ao sistema Via Verde, a distribuição inicial do dispositivo electrónico de matrícula é gratuita nos primeiros seis meses."

In "jornal de Negócios"


Comprar ‘chip’ das matrículas só será obrigatório em 2010

"Os automobilistas portugueses só deverão ser obrigados a adquirir o 'chip' das matrículas a partir de 2010.

Hoje foram publicados vários decretos-lei relativos ao DEM (dispositivo electrónico de matrículas) e ao SIEV – Sistema de Identificação Electrónica de Veículos, vulgarmente conhecido por ‘chip’ das matrículas, mas a contagem para a obrigatoriedade da compra destes equipamentos ainda não é agora que começa.

O Económico apurou junto de fonte oficial do Ministério das Obras Públicas que essa contagem só se iniciará após a publicação de uma portaria regulamentar que estabelecerá as especificações técnicas desse aparelho (DEM). Só a partir da publicação dessa portaria, que não tem ainda data prevista, é que será possível proceder ao seu fabrico e posterior distribuição.

Após a publicação dessa portaria, iniciar-se-á um prazo de seis meses em que os automobilistas poderão ter acesso gratuito ao DEM. Se a referida portaria regulamentar for publicada em Junho, os portugueses terão até Dezembro deste ano para obter gratuitamente o novo equipamento. Portanto, só a partir de 2010 é que deverá ser obrigatório comprar o ‘chip’, cujos preços também ainda não foram estabelecidos."

In "O Económico"


Falta de ‘chip’ na matrícula dá multa até 600 euros

"Foi hoje publicada a legislação que cria as matrículas electrónicas. Os veículos que não tenham este dispositivo arriscam-se a pagar uma coima até 600 euros.

Quem colocar em circulação um veículo que não possua um dispositivo de identificação electrónica será “sancionado com coima de 120 a 600 euros”, determina a lei hoje publicada em Diário da República.

O documento precisa que a soma paga será entrege em 60% ao Estado, e em 40% à entidade que tiver passado a coima. O prazo de prescrição destas multas é de dois anos, nota a mesma fonte.

A lei determina também que a instalação do dispositivo electrónico de matrícula é obrigatória para todos os veículos automóveis, reboques e motociclos, bem como para os triciclos que podem circular em auto-estradas."

In "O Económico"
 
Venha a carta :twisted: :twisted:

Que vai diretinha para o lixo.. partindo do principio que é aceite se nao responder visto que o identificador associa-se apenas ao veiculo.
 
ELFuracon disse:
Novidades!

"Os identificadores associados ao sistema Via Verde vão ser convertidos, a título gratuito, em dispositivos electrónicos de matrícula.

De acordo com a legislação hoje publicada, e que estipula a instalação obrigatória do dispositivo electrónico de matrícula, a Via Verde Portugal deve, no prazo de 30 dias a partir da publicação da portaria que define as normas e especificações do dispositivo, remeter aos proprietários dos seus identificadores uma declaração negocial que contenha uma proposta de conversão gratuita daqueles identificadores em dispositivos electrónicos de matrícula.

Os proprietários dos identificadores associados ao sistema Via Verde podem aceitar ou rejeitar a proposta negocial no prazo de 30 dias.

Devem ainda, em caso de aceitação, confirmar ou corrigir junto da Via Verde Portugal o número de chapa de matrícula a que o identificador deve ser associado.

A falta de resposta dentro do prazo previsto corresponde a uma declaração negocial de aceitação, presumindo-se que o identificador convertido em dispositivo electrónico de matrícula se associa ao número de chapa de matrícula constante da base de dados actualizada da Via Verde Portugal.

A associação incorrecta entre o número de matrícula e o identificador equivale à inexistência de dispositivo electrónico de matrícula, para efeitos de aplicação das coimas legalmente previstas.

Os proprietários que não aceitem a proposta negocial devem proceder à instalação de dispositivos electrónicos de matrícula, cessando a possibilidade de utilização dos identificadores associados ao sistema Via Verde não convertidos em dispositivos electrónicos de matrícula, para efeitos de pagamento de portagens.

Para os veículos que não estejam associados ao sistema Via Verde, a distribuição inicial do dispositivo electrónico de matrícula é gratuita nos primeiros seis meses."

In "jornal de Negócios"


Comprar ‘chip’ das matrículas só será obrigatório em 2010

"Os automobilistas portugueses só deverão ser obrigados a adquirir o 'chip' das matrículas a partir de 2010.

Hoje foram publicados vários decretos-lei relativos ao DEM (dispositivo electrónico de matrículas) e ao SIEV – Sistema de Identificação Electrónica de Veículos, vulgarmente conhecido por ‘chip’ das matrículas, mas a contagem para a obrigatoriedade da compra destes equipamentos ainda não é agora que começa.

O Económico apurou junto de fonte oficial do Ministério das Obras Públicas que essa contagem só se iniciará após a publicação de uma portaria regulamentar que estabelecerá as especificações técnicas desse aparelho (DEM). Só a partir da publicação dessa portaria, que não tem ainda data prevista, é que será possível proceder ao seu fabrico e posterior distribuição.

Após a publicação dessa portaria, iniciar-se-á um prazo de seis meses em que os automobilistas poderão ter acesso gratuito ao DEM. Se a referida portaria regulamentar for publicada em Junho, os portugueses terão até Dezembro deste ano para obter gratuitamente o novo equipamento. Portanto, só a partir de 2010 é que deverá ser obrigatório comprar o ‘chip’, cujos preços também ainda não foram estabelecidos."

In "O Económico"


Falta de ‘chip’ na matrícula dá multa até 600 euros

"Foi hoje publicada a legislação que cria as matrículas electrónicas. Os veículos que não tenham este dispositivo arriscam-se a pagar uma coima até 600 euros.

Quem colocar em circulação um veículo que não possua um dispositivo de identificação electrónica será “sancionado com coima de 120 a 600 euros”, determina a lei hoje publicada em Diário da República.

O documento precisa que a soma paga será entrege em 60% ao Estado, e em 40% à entidade que tiver passado a coima. O prazo de prescrição destas multas é de dois anos, nota a mesma fonte.

A lei determina também que a instalação do dispositivo electrónico de matrícula é obrigatória para todos os veículos automóveis, reboques e motociclos, bem como para os triciclos que podem circular em auto-estradas."

In "O Económico"

quem é que pode passar as coimas ? apenas GNR e PSP ou vamos ter a via verde, brisas e afins á caça á multa

:evil: :evil: :evil: :evil:
 
Jorge Ferreira disse:
Venha a carta :twisted: :twisted:

Que vai diretinha para o lixo.. partindo do principio que é aceite se nao responder visto que o identificador associa-se apenas ao veiculo.

X2 ... Tou ctg" Sr Bling " !!! Venha ela que vai direitinha pró lixo !!! :twisted:
 
eu continuo sem perceber qual a razão de ter tanta gente contra esta lei

eu nao ando com carro roubado nem sem seguro e quem anda deve PAGAR POR ISSO

e nao venha, dizer que assim eles vao saber onde estamos e a que velocidade vamos e tal e tal, só acredita nisso quem quer

eu sou A FAVOR do "chip" enquanto não encontrar nada contra :D
 
Echoes disse:
eu continuo sem perceber qual a razão de ter tanta gente contra esta lei

eu nao ando com carro roubado nem sem seguro e quem anda deve PAGAR POR ISSO

e nao venha, dizer que assim eles vao saber onde estamos e a que velocidade vamos e tal e tal, só acredita nisso quem quer

eu sou A FAVOR do "chip" enquanto não encontrar nada contra :D


Eu não teria dito melhor ;) ;) ;)
 
Echoes disse:
eu continuo sem perceber qual a razão de ter tanta gente contra esta lei

eu nao ando com carro roubado nem sem seguro e quem anda deve PAGAR POR ISSO

e nao venha, dizer que assim eles vao saber onde estamos e a que velocidade vamos e tal e tal, só acredita nisso quem quer

eu sou A FAVOR do "chip" enquanto não encontrar nada contra :D

Nem mais...

Podia bem detectar quem anda ai ilegal.. conheco uns quantos sem seguro.. e carta de conduçao. :evil: :evil:
 
A entidade que irá gerir o sistema de identificação electrónica de veículos (SIEV) terá que publicar 'online' a localização dos seus dispositivos de detecção, determina a lei.

A localização de todos os dispositivos instalados de detecção e identificação automáticas de matrículas irá estar disponível no “site” da SIEV num prazo máximo de 24 horas após a sua entrada em vigor, “devendo a informação prestada encontrar-se permanentemente actualizada”, determina o “Diário da República” de hoje.

A legislação estabelece também a protecção da privacidade dos condutores, ao determinar que não irá existir um cruzamento automático e permanente entre as bases de dados dos dispositivos electrónicos e os dados dos proprietários existentes no registo automóvel.

Já os sistemas de pagamento de portagens terão que assegurar e preservar o anonimato dos utentes, e terão que permitir o pagamento das mesmas em dinheiro.

A lei proíbe ainda o uso do sistema de detecção electrónica de veículos “para efectuar uma vigilância em tempo real ou a partir de registos sucessivos” das deslocações dos veículos.

A única instituição que poderá associar em permanência o código do ‘chip’ da matrícula ao registo nacional, precisa o ministério dos Transportes e Obras Públicas, será o Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT), mas este não terá acesso a “qualquer informação” relativa aos incidentes de tráfego que sejam obtidas através dos equipamentos de detecção dos dispositivos electrónicos de matrícula.

8)
 
mais fixe e para os estrangeiros, que vao ter que comprar um chip provisorio, esta-se mesmo a ver as filas nas fronteiras de pessoal a querer comprar os chips :|

desconfio que o primo do socrates deve ter uma fabrica de chips e ele nao se lembra
 
Bem com isto tudo são mais pelo menos 2 directores gerais :twisted: :twisted: :twisted:

Não me quer parecer que fique debaixo da alçada do IMTT :evil:

Agora viveremos nos numa ditadura? com isto tudo tudo quer-me e parecer que vai ser um dispositivo, que ira aumentar em muito as receitas desta caça aos euros descarada que se ve em Pt.

:twisted: :twisted: :twisted:

Cumps
 
Eu gosto da teoria de apanhar os ladroes de carros e afins LLOOLLL

está-se mesmo a ver, os que acabaram de roubar um carro por carjacking preocupados que o dono do carro vá receber uma multa em casa passado um ano :!: e os que estao preocupados nao vao pela A28 pois tem leitores de DEM vao pela A3 e pagam na portagem :!:

A unica razao para que tal dispositivo serve (e nao é segredo nenhum) e foi para esse efeito que foi criado é o de poder cobrar portagens nas actuais SCUTS. E claro nao esquecer mais alguns tachos e panelas de mais um organismo publico que nada vai fazer subcontratando tudo a privados, pago com o MEU DINHEIRO (o dos outros nao sei, mas o meu custa-me a ganhar), por isso nao posso ficar contente a dizer que nada tenho contra.

cumprimentos
 
mustang disse:
Eu gosto da teoria de apanhar os ladroes de carros e afins LLOOLLL

está-se mesmo a ver, os que acabaram de roubar um carro por carjacking preocupados que o dono do carro vá receber uma multa em casa passado um ano :!: e os que estao preocupados nao vao pela A28 pois tem leitores de DEM vao pela A3 e pagam na portagem :!:

A unica razao para que tal dispositivo serve (e nao é segredo nenhum) e foi para esse efeito que foi criado é o de poder cobrar portagens nas actuais SCUTS. E claro nao esquecer mais alguns tachos e panelas de mais um organismo publico que nada vai fazer subcontratando tudo a privados, pago com o MEU DINHEIRO (o dos outros nao sei, mas o meu custa-me a ganhar), por isso nao posso ficar contente a dizer que nada tenho contra.

cumprimentos

Já reparei neste novo sistema de portagens das SCUTS, vai ser a gente a passar por eles e o dinheiro a sair-nos da conta, é da maneira que nem reparamos em quanto gastamos para podermos circular, daqui a uns anos vamos pagar imposto por circular em qualquer estrada... isto é só o começo! :evil:
 
Hoje calhei a descobrir que tenho la um vizinho que anda sem seguro desde 1/11/2008. Fui confirmar á NET e é mesmo verdade
 
Isto pode trazer algumas coisa boas mas algo mais aí deve vir,pelo menos quando este sistema estiver já bem implantado a cobrança de portagens vai ser feita de forma totalmente automática, ou seja os portageiros vão deixar de ser necessários logo mais gente para o desemprego,se o sistema de cobrança for por débito direto na conta toda a gente vai ter obrigatóriamente de ter uma conta bancária,quem trabalhar com o dinheiro á moda antiga não vai poder andar na autoestrada?Os estrangeiros vão ter de comprar um dispositivo para poder circular em Portugal? e isto sou eu com a mania das perseguições mas imaginemos: se o sistema identifica o veiculo ao entrar na autoestrada deve registar a hora a que entrou,quando o veiculo sair regista a hora de saida,agora fazendo um calculo entre a hora de entrada e a hora de saida e a distancia percorrida consegue-se saber a velocidade média do veiculo,se não se parar numa area de serviço ou se não se cumprir mais ou menos os 120 de velocidade máxima isto só não se torna um novo tipo de radar automático se eles não quiserem
 
Back
Top