Importância das Normas de óleo

Tópico em 'Mecânica Geral' iniciado por Robb, 27 Nov 2021.

  1. Robb

    Robb

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    Olá colegas! :)

    A questão que aqui venho colocar não está diretamente relacionada com o grupo VW mas indiretamente está.

    Pretendo utilizar o óleo com a viscosidade 0w30 nos motores VW, BMW e Mercedes cá de casa. E pretendia também, se possível, o mesmo produto em todos!

    Ainda que esteja bastante satisfeito com a Petronas, a facilidade de encontrar produtos Shell é maior pelo que é a marca que pretendo passar a utilizar.

    A Shell tem dois produtos 0w30: o Shell Helix Ultra ETC c2/c3 que tem as aprovações vw 504/507 e Mercedes 229.51/229.52; e o Shell Helix Ultra ETC que apenas possui a norma BMW ll-04 e nenhuma das outras. Em conversa com um comercial da Shell, o segundo óleo foi descontinuado em Portugal visto que a BMW apenas usa na sua rede de concessionários o óleo 5w30. No entanto garantiu-me que vende a “N” oficinas o primeiro produto e que o aplicam nos motores BMW e até agora não teve uma única reclamação!

    Já pesquisei bastante sobre o assunto e a conclusão que tiro é: tem a norma 507 da VW (mais exigente do mercado), é bom para qualquer outro motor.

    Na vossa opinião, é seguro usar o primeiro óleo nos motores BMW mesmo não tendo a aprovação?
     
  2. nuno.ribeiro977

    nuno.ribeiro977

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    Independentemente da marca e em primeiro lugar tem que respeitar a norma que a marca pede
    Pessoalmente gosto da castrol 5w30 mas existem outras marcas
    O importante é respeitar a norma e o óleo depois depende da carteira de cada um

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  3. madlima29

    madlima29

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    É garantido e seguro usar a norma e viscosidade anunciado pelo fabricante.
    Tudo que seja fora disso, nunca seria utilizado por mim, num dos meus motores. Há normas porque há diferenças.

    Muito na parte da BMW, preocupa mais ainda, mesmo na viscosidade, só pelas distribuições de corrente. Se a norma e 0w30/40/50 não existe nas recomendações, fazem o que bem entendem a vosso pleno risco pessoal.

    Não significa que usar um óleo com normas diferentes seja prejudicar a curto prazo, mas a longo prazo, se calhar...

    Resumindo, se já entre marcas há diferenças de qualidades, quanto mais em relação as suas normas...

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    Last edited: 28 Nov 2021
  4. Robb

    Robb

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    Antes de mais, obrigado a ambos pela resposta!

    @madlima29 estás a misturar viscosidade com norma. A BMW autoriza o uso das viscosidades 0w30, 5w30, 0w40, 5w40 nos seus motores “normais” e 10w60 nos seus motores M. O problema da distribuição não está relacionado com a viscosidade de óleo. Está sim relacionado com os longos intervalos da sua troca, com o uso do S&S e com o próprio defeito na sua concepção! A propósito, que marca colocaste no motor do teu Mini? Vou ter de trocar a do meu BMW e estou a pensar em utilizar o kit da FAI.

    O que aqui está em causa é se mesmo não tendo a norma LL-04, se é seguro usar o óleo uma vez que detém as outras normas que são mais exigentes do que a da BMW.

    @Black Drako Recordo-me de ler no diário do teu Audi que usaste um óleo sem a aprovação da VW. Qual a tua opinião?
     
  5. Black Drako

    Black Drako

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    O meu carro não é exemplo..
    Não tem filtro de partículas, não tem correntes de distribuição nem tensores hidraulicos.
    Não metas FAI. É fraquito.
     
  6. Robb

    Robb

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    Obrigado pela dica! Que marca recomendas então?
     
  7. Black Drako

    Black Drako

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    OEM
    Ina
    SKF
    Dayco
    Etc..
     
  8. madlima29

    madlima29

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    Eu disse:"Se a norma e 0w30/40/50 não existe nas recomendações".
    A norma é para respeitar.
    Se fosse tudo o mesmo, não haveria normas e os óleos eram standarizados.
    Se eu que tenho FAP no mini, usasse um óleo sem ser LL04, se calhar era saúde a menos.... Fora outros factores como detergentes do óleo.
    No Audi, também com FAP, imagina eu usar óleo sem ser LL507. Mesma treta.

    Importante salientar que a BMW como dizes não autoriza coisa alguma. Só porque existe uma outra viscosidade para além das utilizadas em Portugal, não quer dizer que a possas usar também. Vives num determinado clima, um sueco vive noutro. O que é bom para ele, não significa ser bom para ti. Há muitos factores a ter em conta. Geralmente tens uma tabela de viscosidades e normas junto com o livro de manutenção da BMW.

    Depois vamos supor, vais fazer um track day. 0w60 se houver pode ser opção. Mas depois se regressar a estrada normal, óleo 0w30 ou o recomendado de novo.
     
    Last edited: 28 Nov 2021
  9. Robb

    Robb

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    Pois madlima, não foi o que tinhas dito no teu primeiro post. Entretanto fizeste a sua edição e agora sim aparece a frases que citas.
    Estás a misturar o que eu estou a dizer. Primeiro, eu não disse que era tudo o mesmo. Disse sim que da pesquisa que tinha feito, o óleo com a norma vw 507 era bom para os motores BMW com FAP. Segundo, a norma BMW LL-04 é uma norma que inicialmente se destinava a carros sem FAP e entretanto passou a ser utilizada em carros com FAP. Terceiro, o que disse referente às viscosidades é 100% verídico. Não sei no teu caso mas no manual de utilizador do meu BMW vem lá descrita as viscosidades que posso usar e se essa informação está lá com toda a certeza que não é para “encher chouriços”! Aconselho-te a informares te melhor sobre o assunto. Por fim, a viscosidade de um óleo não está apenas relacionada com a temperatura do país. Está de igual forma relacionada com a utilização imposta ao veículo. A título de exemplo, um carro que faça muita cidade deve usar um óleo mais fino para que este aqueça mais rápido e consequentemente proporcione uma boa lubrificação do motor desde o arranque a frio.
     
  10. madlima29

    madlima29

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    Só acrescentei no post uma imagem da viscosidade.
    Depois, lá porque está na tabela nada significa. Tens de ter em conta o clima para ajustar o óleo que utilizado.
    10 não são 100. 100 não são 10.
    Que coloques um leque de viscosidade maior, porque não. Desde que cumpra a tabela, MAS, a ter em conta o clima do país onde vives, pois influência e muito a longevidade de um motor.
    Em relação aos chouriços, sim eles andam ai, mas também tens de perceber de carnes para selecionar o melhor para assar.
    Tudo o resto que mencionado é verdade, mas nunca ignores o "mas". É pensar muito bem no que vai aplicar, o uso e clima. Não faltam testes no YouTube para veres a diferença entre eles. Bastante obvio.

    Eu por exemplo, nunca utilizaria um óleo 0w, seja principalmente pelo clima que não exige mais fino, seja pela temperatura atingida pelo mesmo durante o aquecimento. Já passar de w30 para w40 ou mesmo w50, seria de ponderar, mas só compensaria se fizesse viagens constantes longas e a puxar muito pelo carro, pois de outra forma, dificilmente o meu óleo passa dos 108°C (medido no meu CB).
    Mas contudo, um 5w40 parece me o mais adequado para aqui em Portugal, seja na serra da estrela, ou no Algarve, daí a imagem que acrescentei no meu post anterior.
     
    Last edited: 28 Nov 2021
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  11. Robb

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    Para encerrar o tópico, acabei por optar por colocar o Castrol EDGE 0W30 C3. Atualmente não tem a norma da BMW por questões comerciais mas é seguro utilizar uma vez que possui as normas dexos 2, mb 229.51 e é um óleo C3. Na mesma linha, em conversa com um comercial da Castrol, este garantiu-me que o produto não mudou. A BMW é que resolveu começar a obrigar os clientes a comprarem o óleo 0W30 com a norma oficial nos concessionários da marca, apesar de se tratar do mesmo produto, segundo o comercial. De agora em diante, é óleo que todos os BMW e Mini aqui de casa vão utilizar.

    Optei pelo kit de distribuição da FAI e o restante material comprei na BMW. Pareceu-me ser de boa qualidade. Mas isso só o tempo é que o dirá. Em todo o caso, o carro está com um trabalhar muito suave e sereno. A título de curiosidade, o motor já estava fora do ponto devido ao alongamento excessivo da corrente das árvores de cames.
     
  12. Black Drako

    Black Drako

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    Começaste bem com uma salada e uma sopa de legumes, e terminaste com uma coca-cola e um chocolate...
    Prezo a tua preocupação em usar um bom óleo, se bem que o conselho de um comercial não seja na minha modesta opinião, a melhor.
    Acabas um pouco mal ao querer poupar usando um kit da FAI.
    "Pareceu-me ser de boa qualidade", gostava de saber como consegues aferir isso.
    Tem em mente, que se um dia precisares de acionar a garantia desse kit de distribuição, podes ter a certeza que vais ficar a ver navios.
    Mas o carro é teu, o dinheiro é teu, quem somos nós aqui para falar.
     
  13. Robb

    Robb

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    Não foi uma questão de dinheiro. Raramente o é. Foi uma questão de material à disposição e da facilidade de aquisição.

    Uma das coisas que adquiri com o curso de engenharia mecânica foi a capacidade e o conhecimento para testar a qualidade de componentes. Não realizei testes laboratoriais mas do que se consegue inferir por análise visual e física, o kit tem uma qualidade de acabamento bastante aceitável. Já comprei kits das marcas que recomendou, com pior qualidade. Uma marca que gosto bastante e que se tivesse o kit tê-lo ia comprado é a continental!
    Em todo o caso, obrigado pela preocupação! :)
     
  14. Black Drako

    Black Drako

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    Olha.. pelos vistos o curso de engenharia mecanica não te ensinou a dar ouvidos as pessoas. O meu cursito ensinou-me isso.
    Eu também já comprei FAI, até pró meu A4. Um kit de juntas de descarbonização. Antes fui ao site deles, tentar perceber onde eram fabricado o material FAI, onde era concebido, há quantos anos estava implementado no mercado, etc.. Quando levei aquilo ao profissional da minha confiança com dezenas de anos se experiência em recitificações de motores, para me descarbonizar a culaça e mudar os vedantes das válvulas, ele torceu logo o nariz quando viu o material. Não torceu o nariz porque inspecionou visualmente o acabamento do material, ou a qualidade da embalagem.. Torceu o nariz porque conhece muito bem essa marca entre outras pois trabalha com marcas dessas todos os dias e sabe o que é bom e o que é mau. E explicou-me o porquê e recomendou-me outras marcas. Devolvi o kit da FAI e troquei por um da Elring.
    Quem sou eu, para contrariar alguém que trabalha diariamente naquilo há décadas? Seja eu um lavador de carros ou um catedrático da mecânica?
    Eu aqui não tou preocupado com nada, dou conselhos de boa vontade baseado no que me ensinaram e no que já experienciei. Quem quer ouvir ouve, quem não quer não ouve. É na boa.
    Mas sabes uma coisa?
    Conheço dois profissionais da área automovel, um da TurboCenter e outro de uma oficina (AutoMadu).
    São muito bons na área deles, e são os dois engenheiros. Nunca soube pela boca deles que eram engenheiros. Pensa nisso.
     
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  15. blackibiza

    blackibiza

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    Continental sem sombra de dúvidas que é do melhor que anda por aí.
    É das minhas primeiras opções, que por coincidência foi o que a Audi (oficina) colocou quando fiz a distribuição (não sabia que eles usavam produtos da Contitech). Outra marca que é da Continental e eu nem sabia é a ATE (ganharam recentemente como melhor disco cerâmico para mercado de reposição - quem tiver curiosidade posso partilhar mais detalhes).
    IMG-1830.jpg


    Contudo, uma vez que estamos a falar dos maus produtos, a minha posta é para partilhar uma fraude!
    Tinha em boa consideração a marca Valeo mas hoje ao comparar o filtro de ar da Valeo com a Bosch, dasss.. As diferenças são bem notórias (a Valeo tem a camada superior mais estreita e fina)!! Valeo está riscado da minha lista para material que esteja relacionado com filtros.
    IMG-1828.jpg
     

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