Indicadores de Mudanças Automáticas

Boas,

Antes de mais devo dizer que não percebo muito de carros. E além disso nunca conduzi um carro com mudanças automáticas até agora, que tenho uma a4 de 2005.

No painel de bordo umas vezes aparece seleccionado o tipo de mudança que estou a utilizar (R, D, S, etc...) mas a maior parte das vezes todas as letras estão com a mesma cor, ou seja, não consigo ver o que estou a utilizar.

Isto também já me aconteceu com as sequenciais, em que não sei que mudança está seleccionada.

Isto é normal?

Agradeço os esclarecimentos!!

Abraço,
Edgar

Caro amigo, e simples:

AUTOMATICO:

Ates de engrenar, normalmente tens de carregar no travao ou num botao que possa existir no selector para desbloquear a manete, mas de certeza que sabes do que estou a falar.

P ---> Park (caixa trancada, como se tivesse o travao de mao metido)

N ---> Neutral (Ponto Morto)

D ---> Drive ( A partir daqui o carro vai comecar a deslocar-se, convem manter o pe no travao, pois o carro
vai arrancar assim que esteja nesta posicao)

S----> Sport (Conducao desportiva, alguns carros tem um botao para activar esta funcao, a diferenca e que
em vez das mudancas passarem a meia-caixa, por exemplo num carro a gasolina, em vez de
passar as 4000rpm as mudancas passam a ser mais esticadas indo ate perto do regime max.
do motor)

R----> Reverse (Marcha-atras)

Se a caixa possuir numeros, por exemplo 1 2 3, quer dizer que a caixa automatica tem 4 velocidades, se estiver em D e de seguida passar para o 3 a caixa vai reduzir para terceira e assim consecuticamente, se arrancar com o nr 1 a caixa so engrena a 1a, se o arrancar com o nr 2 entao a caixa vai engrenar ate a 2a
e assim consecutivamente.

Caixa sequencial e facil:

+ Engrena
- Reduz

No mostrador vai aparecer o que a caixa esta a fazer...

espero ter ajudado

Boas,

Obrigado pela resposta!

No entanto não ajudou porque se calhar não me expliquei bem... O problema é que no mostrador não aparece o que está selecionado. Por exemplo, se estiver em sequencial, não sei em que mudança está porque estão todas (7) com a mesma cor.

Mas isto não acontece sempre! Tem momentos em que essa selecção é visivel e daí a minha duvida se isto será normal ou se estou com alguma falha técnica...

Abraço!

Em relacao a caixa sequencial eu nao tenho nenhuma experiencia, pois nao sei se devia mostrar em que mudanca vai, contudo a partir do neutro para a frente em sequencial e como se fosse uma caixa manual, tens de saber quantas ja meteste, porem se sentires que esta com pouca forca ou com rotacao excessiva e porque esta na altura de mudar de velocidade :green: :green: :green:

Vitor Faria disse:
Em relacao a caixa sequencial eu nao tenho nenhuma experiencia, pois nao sei se devia mostrar em que mudanca vai, contudo a partir do neutro para a frente em sequencial e como se fosse uma caixa manual, tens de saber quantas ja meteste, porem se sentires que esta com pouca forca ou com rotacao excessiva e porque esta na altura de mudar de velocidade :green: :green: :green:
no modo sequencial ira aparecer os numeros das velocidades mas axo que o problema sera o ecrã do cb ;)

Aproveitando para desenterrar o tópico;

Na minha caixa automática,o modo sequencial não funciona.Já verifiquei com o VAG-COM mas não acusa nenhum erro :confused:
Alguma ideia do que possa ser?

Back