Já percebi, que há mais do que os meus dedos contam, em relação a malta que quer fazer os seus proprios trabalhos e instalações no carro. Nunca seguem as regras básicas elementares, e muitas vezes nem tem ferramentas mínimas para trabalhar. 1- Ter consciência do que tudo o que se faz, se mal feito, pode correr mal, em especial se for mecânica ou electricidade. 2- Não ter medo de perguntar como fazer. Isto não significa pedir para os outros fazerem tudo via online. Há que ter conhecimentos mínimos para se fazer seja o que for. Já vi aqui no forum por exemplo, users a quererem ligar um radio sem sequer ter o mínimo conhecimento, nem sequer um busca pólos. 3- Possuir o mínimo da ferramenta necessária para iniciar os trabalhos. Aqui vai uma lista básica do que em geral se necessita para reparar um VAG, desde consumiveis a ferramentas: WD40. Fita isoladora preta. Busca pólos de lampada e a led (digital) de 12V. Alicate de corte, pontas, universal e de papagaio. Jogo de chaves de fendas e estrela (philips) tamanho grande, médio e pequeno. Jogo de chaves TORX. Jogo chaves hexágono. X-acto. Jogo de saca molas/removedor de painéis. Chaves radio audi. Jogo de chaves de caixa e roquete. Ter uma mala basica ajuda imenso e já vem com a grande parte da ferramenta necessaria:
Obviamente, não queremos ficar com a carteira leve. São coisas que se compram aos poucos. Mas pensem, que tudo o que está acima referido, dá jeito para casa tambem. Optem se possivel por uma mala decente, já com grande parte do necessario. Eu por exemplo, tenho alicates da DEXTER, mala e diversas chaves da NORAUTO. Evitem comprar chinoca, pois garanto que é dinheiro para o lixo. Exemplos de custo de ferramentas: Mala Norauto: 70€ (qualidade muito boa mesmo), mas há 3 modelos de mala. Optem por aquela que for mais versatil em ferramenta. Chaves de estrela e fendas (conjunto) Norauto 16€. Busca polos de lampada e led: 3€ cada. Jogo de chaves torx e hezagonal: 8€ cada. Alicates Dexter desde os 8 a 16€ dependendo do alicate.
Confirmo que os alicates da Dexter sao bem porreirinhos.. E ja ouvi falar muito bem da ferramenta da Norauto..
A juntar á lista do 1º post, ter em conta: Se compram mais barato no zé da esquina por menos meia duzia de marrecos, não peçam depois suporte e ajuda ao vendedor que vendia por mais meia duzia de marrecos que sabe o que vende, o que faz e explica o que fazer e dá suporte. just saying
A minha da norauto ja conta com 12 anos. Sempre a bombar sem um unico defeito ou problema. Tambem, são fabricados como linha de 2a pela FACOM.
Bom diy para pessoas assim como eu que não sabem fazer muita coisa, por acaso tenho a sorte de ter uma oficina de um familiar que quando quero vou para lá e estou á vontade e tenho todo o tipo de ferramenta disponível, de resto WD40 resolve tudo
a mala de ferramenta do lidl (a mais completa), e muito boa em relaçao qualidade/preço, tem ferramenta para tudo no carro. ja tenho a minha á 5 anos e tirando alguns bits que perdi e fui repondo, uma 12 de caixa que agora faz parte do chassi do audi (nao a encontro em lado nenhum) e uma ponta de 3mm humbrako que partiu (mas isso ate as de 3mm de primeira linha partem), continua impecavel. inclusive chego a usar chaves de impacto na ferramenta. acho que e um must para diys
Isso já será mais avançado. Mas comprei um jogo tambem da norauto por 26€. Nada a apontar. Impecavel.
@madlima29 falta aí a rebarbadora uso muito lolol e os martelos... os martelos são muito importantes!!!! @jimy és um chorão fdxxx... que eu saiba chorar ainda não é ferramenta eu deixei-me do WD40 aos anos, uso muito spray com composto de silicone e tem durado muito mais tempo do que o wd40
Isso é porque não entendes a diferença e para que serve o WD40. Nada a ver com spay de silicone.WD40 nunca foi para durar em nada.
Se me permitem o meu "input"... Aconselhável: O que era mesmo, mesmo bom mas só em sonhos: E o que é sem dúvida ESSENCIAL: