Este DIY é da instalação do Modulo Comfort Blink 3X. Este sistema (actualmente nos carros novos ja vem de serie) permite que com um toque na manete de piscas (sem a trancar) que o carro pisque 3X os sinal de pisca correspondente ao clicado. Ideal para ultrapassagens em Auto-estrada onde basta sinalizar a intenção. Asim evita-se de trancar a manete para sinalizar a manobra e depois nos esquecemos da manete trancada e vamos com o carro a dar pisca uma eternidade.
Material necessario:
- Kit Confort (composto por RELE + suporte do RELE + ligadores)
- Chave de fendas (para tirar a mascara da consola central e retirar o botao 4 piscas)
- Fita cola isoladora
- Chave Torque T20 para desapertar os parafusos da forra debaixo da coluna de direcção
Imagem do Kit:
1 - Retirar a mascara da parte de cima do radio, basta com uma chave de fendas levantar em baixo e depois puxar:
2 - Retirar a forra debaixo da coluna de direcção, é desapertar os parafusos na lateral junto aos fusiveis e mais os que estao mesmo por baixo dessa forra:
3 - Para retirar o botao 4 piscas, tem de se enfiar nas laterais do botao uma chave fina de forma a anular o efeito espinha e puxar:
4 - Aqui pode-se ver as numerações da ficha do botao de 4 piscas:
5 - Ligar seguinda este esquema: (como não tinha certeza do comprimento dos fios do modulo, fiz um acrescente de fio em cada um)
Modulo Comfort <-------> Botão 4 Piscas
15 ------------------> Posição 2
49A ------------------> Posição 3
49L ------------------> Posição 5
49R ------------------> Posição 7
31 ------------------> Posição 9
6 - Segurar o rele debaixo da coluna de direcção (infelizmente não cabe nos suportes de reles ja existentes):
7 - Resultado final:
Este dá para:
Golf III 3
Golf III 3 Variant
Lupo
Fox
Sharan (> 2010)
Polo 6N (1996> 2000)
Polo 9N (2001> 2009)
Caddy
T4
Audi A3 (Modell 8L)
Audi A4 (Modell 8D)
Audi A6 (Modell 4B)
Audi TT (Modell 8N)
Material necessario:
- Kit Confort (composto por RELE + suporte do RELE + ligadores)
- Chave de fendas (para tirar a mascara da consola central e retirar o botao 4 piscas)
- Fita cola isoladora
- Chave Torque T20 para desapertar os parafusos da forra debaixo da coluna de direcção
Imagem do Kit:
1 - Retirar a mascara da parte de cima do radio, basta com uma chave de fendas levantar em baixo e depois puxar:
2 - Retirar a forra debaixo da coluna de direcção, é desapertar os parafusos na lateral junto aos fusiveis e mais os que estao mesmo por baixo dessa forra:
3 - Para retirar o botao 4 piscas, tem de se enfiar nas laterais do botao uma chave fina de forma a anular o efeito espinha e puxar:
4 - Aqui pode-se ver as numerações da ficha do botao de 4 piscas:
5 - Ligar seguinda este esquema: (como não tinha certeza do comprimento dos fios do modulo, fiz um acrescente de fio em cada um)
Modulo Comfort <-------> Botão 4 Piscas
15 ------------------> Posição 2
49A ------------------> Posição 3
49L ------------------> Posição 5
49R ------------------> Posição 7
31 ------------------> Posição 9
6 - Segurar o rele debaixo da coluna de direcção (infelizmente não cabe nos suportes de reles ja existentes):
7 - Resultado final:
Este dá para:
Golf III 3
Golf III 3 Variant
Lupo
Fox
Sharan (> 2010)
Polo 6N (1996> 2000)
Polo 9N (2001> 2009)
Caddy
T4
Audi A3 (Modell 8L)
Audi A4 (Modell 8D)
Audi A6 (Modell 4B)
Audi TT (Modell 8N)
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