IPO no estrangeiro em veiculo tuga

Boas malta como alguns de voces sabem estou na Belgica e como tal trouxe o carro da maria para cá ,mas a respectiva IPO acaba em Novembro será possivel fazer a IPO aqui ou necessito ir a Portugal??

Abraço
 
Acho que quando é Na EU não a problemas
O Pessoal aqui da suíça levava para ai carros com Placas suíças e Fazia ai as inspecções,Mas desde a uns anos para traz isso acabou
Atenção a Suíça não faz Parte da EU
 
Se for como na frança, sim podes fazer ai. Mas a inspeççao apenas te é valida ai no pais que estás, chegando a Portugal tens de fazer de novo
 
Segundo aquilo que sei e é só de ouvir o que os outros dizem,não li documento oficial nenhum,se o veiculo fizer a IPO no país de origem esta fica válida para poder circular em todos os paises da UE se o fizer noutro país só fica valida no país onde a fez.
Sinceramente não sei a veracidade disto mas se for não tem grande logica mas pronto.
 
Segundo aquilo que sei e é só de ouvir o que os outros dizem,não li documento oficial nenhum,se o veiculo fizer a IPO no país de origem esta fica válida para poder circular em todos os paises da UE se o fizer noutro país só fica valida no país onde a fez.
Sinceramente não sei a veracidade disto mas se for não tem grande logica mas pronto.

Sim, foi como eu disse em cima, e é assim que funciona :)

- - - - - - - - - -

Atenção que o seguro pode não cobrir o acidente senão tiver a IPO em dia.

Ainda bem que tocaste nesse assunto, quando a isso mesmo que tenha a IPO em dia o seguro metesse de fora.
Quando fui a Portugal nas ferias, fui pagar o segura da minha carrinha, e perguntei lá e ele disse me que se a carrinha estiver no estrangeiro o seguro poem-se de lado.
É por isso que estou já a tratar das coisas para mudar a minha.
 
Sim, foi como eu disse em cima, e é assim que funciona :)

- - - - - - - - - -



Ainda bem que tocaste nesse assunto, quando a isso mesmo que tenha a IPO em dia o seguro metesse de fora.
Quando fui a Portugal nas ferias, fui pagar o segura da minha carrinha, e perguntei lá e ele disse me que se a carrinha estiver no estrangeiro o seguro poem-se de lado.
É por isso que estou já a tratar das coisas para mudar a minha.

Pois o meu receio tambem é mesmo esse,visto aqui na belgica a legalização ser barata cerca de 500€ para veiculos de baixa cilindrada.
 
Boas malta como alguns de voces sabem estou na Belgica e como tal trouxe o carro da maria para cá ,mas a respectiva IPO acaba em Novembro será possivel fazer a IPO aqui ou necessito ir a Portugal??

Abraço

Informa-te primeiro. Alguns paises aceitam, outros não, aqui no Luxemburgo não e permitido.

Fazes aí, o Via tb levou o Volvo para o Luxemburgo e fez lá..

O Via fez a ipo, mas foi para legalizar. ;)
 
Aqui na frança, penso que qualquer carro seja o mesmo preço.

Por terras do grão Ducado custa a modica quantia de 50€ para os formularios, 28€ a ipo e mais 30€ para as placas, e voilá. Salvo casos excepcionais ( GPL, material para ser homologado ) os preços são sempre estes. Depois no imposto e que ja existem diferenças, de acordo com Co2 e combustivel...
 
A minha não chegou a 300 euros.
A IPO foi 82 euros.

Alem que eu tenho as 18 sem estar legalizadas e quando fui fazer a IPO aqui, dei lhes o livrete e eles nao disseram nada.
Os carros franceses não trazem medida de jantes, nem cor, etc...
Podes fazer o que lhe quizeres que nao precisas de homolgar nada
 
Last edited:
A minha não chegou a 300 euros.
A IPO foi 82 euros.

Alem que eu tenho as 18 sem estar legalizadas e quando fui fazer a IPO aqui, dei lhes o livrete e eles nao disseram nada.
Os carros franceses não trazem medida de jantes, nem cor, etc...
Podes fazer o que lhe quizeres que nao precisas de homolgar nada

Aqui os livretes também não incluem esses pormenores, e nos veiculos anteriores a 2003 também se pode alterar esse tipo de coisas sem chatices, no caso dos pós 2003, já começou a existir o certificado de homologação dos veiculos, e um papel da marca com todas as caracteristicas do modelo, e tudo o que alteres tem de ser homologado, se tiver os certificados de homologação ( vulgarmente conhecidos como TUV ) e mais simples, se não os engenheiros dos centros de inspeções ( que aqui são do estado ) e que fazem os testes, e se não interferir em nada com a segurança do veiculo passam a homologação. A unica coisa que nao carece de homologação e a cor do veiculo e as peliculas, desde que estas sejam do pilar b para tras, a frente do mesmo, nem mesmo uma transparente e permitida.
 
Já passei por isso no Reino Unido e então foi assim:

Ao fazeres a IPO no país onde te encontrar não é necessariamente legal que circules por lá, ou seja, existe uma espécie de vazio legal. As autoridades podem permiti-lo, contudo, se fores parado a situação é mais complicada. Um carro de qualquer país da UE apenas pode estar fora do seu país pelo período de 6 meses, em um ano. Não adianta estar na Bélgica, vir no Verão e volta... isso não funciona. É um total de 6 meses no período de um ano.
A IPO que fizeres na Bélgica em nada vale em Portugal. Ou seja, se quando regressares fores parado em Portugal levas com a multinha e apreensão de viatura. A IPO estrangeira passa normalmente sem problema nesse país porque regra geral é complicado para as autoridades provarem que estás no país com o carro de forma ilegal, ou seja, há mais do que o tempo permitido. Por outro lado, se o carro passa, quer dizer que os standars para aquele país são cumpridos.
Isto é outro aspecto, é que as IPO são diferentes de país para país, a vários níveis. O único documento que legaliza a circulação, em termos de Inspecção, é o de país de origem da matrícula. Isto podem ter a certeza absoluta!!!
Em termos de seguros, a primeira pergunta que a seguradora em acidentes consideráveis, e verifica, é se a IPO, selo, etc, estão actualizados e legalizados. Caso contrário, esquece que não cobrem nada. Regra geral providenciam o transporte da viatura para o país de origem e posteriormente podem imputar os custos ao prevaricador, caso não se cumpram todos os requisitos legais. Facto é que por vezes as seguradoras pagam, mas depois quando pedem documentação pedem também o reembolso...
No caso de inglaterra, não sei se é o mesmo na Bélgica, legalizar o carro era "caríssimo"... uma inspecção e 50£!!!!!
 
Back
Top