IPO regulamento europeio 48 (pra tirar todas as duvidas xenon etc)

rjbonifacio disse:
ao menos acabam as duvidas
(pra quem se der ao trabalho de ler) :D

Eu já estou a ler... cheguei á Página 13,14 e 15 e parti-me a rir a pensar na "pobre_da_carrinha_do_Egas"...

MUAHAHAHAHAHA

:p
 
As luzes de cruzamento com fontes de luz com fluxo luminoso objectivo que exceda 2 000
lúmens só devem ser instaladas em conjunto com a instalação de dispositivo(s) de limpeza dos
faróis nos termos de Regulamento n.o 45 (1). Além disso, no que respeita à inclinação vertical,
as disposições do n.o 6.2.6.2.2 não são aplicáveis.


Isto já está discutido noutro tópico e este documento está lá.

A questão é:
Isto é válido em Portugal? Saiu em diário da república?
Ninguém sabe.

- Já ouvi a versão que manda este documento ás ortigas e que diz que a luz tem de ser brancas ou amarelas(...)
Como está no código da estrada

- Já ouvi a versão em que um carro alterado para xenon não está conforme homolgação e que no limite torna o seguro automável inválido caso a segurada queira ir para aí.
( mesmo caso se o condutor for bêbado, a seguradora assume mas depois cai sobre o segurado com os custos)


Na realidade: Ninguém sabe ao certo como é.
 
Segundo o que li e inclusive na pagina 16, na alínea 6.2 nao ha nada que contradiga o xenon, desde que bem ajustado...

Certo? :roll:
 
Errado.

As luzes de cruzamento com fontes de luz com fluxo luminoso objectivo que exceda 2 000
lúmens só devem ser instaladas em conjunto com a instalação de dispositivo(s) de limpeza dos
faróis nos termos de Regulamento n.o 45 (1). Além disso, no que respeita à inclinação vertical,
as disposições do n.o 6.2.6.2.2 não são aplicáveis.


Não se trata de ajustar....mas da intensidade.
(O Xenon é superior a 2000 lúmens)

A parte a bold basicamente quer dizer que a inclinação não pode ser manual.
 
Ok isso para médios. Então os farois de nevoeiro e máximos? A história dos lavas farois pois com a agua nas opticas dispersarem o feixe de luz e cegar o pessoal, é naquela, alinhamento vertical automatico tass, agora ter alinhamento nos maximos, e nos farois de nevoeiro? se os maximos ja cegam por natureza lolol e os farois de nevoeiro apontam para o chão.. Ou seja podemos meter xenon nos farois de nevoeiro e maximos e n podem implicar com isso certo?
 
uii so 2000lumens? Tenho lanternas de bolso a fazer quase isso lol

Agora aserio , um bom farol mesmo de incandescentes da quase 2500 lumens.

Cumps
 
6.2.6.2. D i s p o s i t i v o d e r e g u l a ç ã o d a s l u z e s
6.2.6.2.1. No caso de ser necessário um dispositivo de regulação das luzes para cumprir os requisitos
dos n.os 6.2.6.1.1 e 6.2.6.1.2, o dispositivo deve ser automático.
6.2.6.2.2. Contudo, os dispositivos de regulação manual, tanto do tipo contínuo como do tipo não
contínuo, são permitidos, desde que haja uma posição de repouso que permita regular as luzes
com a inclinação inicial indicada no n.o 6.2.6.1.1 através dos usuais parafusos de regulação ou
por meios semelhantes.
Estes dispositivos de regulação manual devem poder ser accionados do lugar do condutor.
Os dispositivos de regulação do tipo contínuo devem ter pontos de referência que indiquem as
condições de carga que requerem uma regulação do feixe de cruzamento.
O número de posições dos dispositivos de regulação não contínua deve ser tal que possa
garantir o respeito da gama de valores previstos no n.o 6.2.6.1.2 para todas as condições de
carga definidas no anexo 5.

para a confusao :)
a mim nao me diz nada

e tambem gostei da parte em que luzes de cruzamento so podem ser brancas, ou seja o IMTT tem uma gaffe das grandes pois permite amarelas, mas se calhar ca em portugal as naçoes unidas sao a entidade reguladora de veiculos automoveis
 
Todas estas normativas apenas se aplicam aos modelos que vão ser fabricados ok... não para os que já existem, não estão à espera que os vossos automóveis de um dia para o outro cumpram com as normativas actuais quanto às emissões de monóxido pois não?! Aqui é o mesmo.
 
Back
Top