IPO - Verdade?

Recebi este e-mail hoje. Se alguém puder comprovar a veracidade... agradeço :)

"O OBJECTIVO NÃO É FACTURAR...
OLHA SE FOSSE ...
Atenção à data!
CUIDADO!
A fiscalização está a ter um excelente upgrade... e conhecimento geral também não ocupa espaço.
Caros amigos
O meu carro, tem matrícula de JAN/2006 e portanto eu sabia que ele tinha que ir á inspecção este mês, e isso iria aconteçer.
Porém, no passada quinta-feira (dia 21), ao subir a Av. Fontes Pereira de Melo, fui surpreendido com um carro da PSP que me abordou pelas traseiras e me mandou parar. O agente disse-me que eu estava em transgressão, porque a viatura não tinha ido à inspecção antes do dia 18 passado, visto que o seu registo tinha sido efectuado em 18/JAN/2006. Verifiquei no auto de contra ordenação que efectivamente eu estava em falta. O DL 554/99 de 16/DEZ que a estabelecia no mês do registo, foi alterado pelo DL 109/2004 de 12/MAI que estabeleceu como data limite o dia do registo.
E porque perguntei ao Agente como é que eles sabiam que eu estava em falta, ele referiu-me (e mostrou-me) que no carro deles estava instalado um pequeno radar no capot, que há pouco tempo lhes passou também a indicar estas situações. E confirmei vendo, que qualquer viatura que passasse por nós, de imediato éra exibida a sua matrícula e outros dados a ela relativos! E a eles Agentes, mesmo que o quizessem, era impossível evitar a coima pelas faltas detectadas pelo radar, porque os seus dados simultâneamente tinham sido registados no computador geral da PSP.
Daí, tenho para liquidar agora uma coima de €250,00!!!
É muito provável que esta alteração da lei tenha passado ao lado de muitos de vós, e daí, este e-mail destina-se somente a alertar-vos, de modo a evitarem um pagamento inglório de € 250,00.
Em meu entender, seria bom passarem esta mensagem aos vossos amigos."

Isso da lei ja se sabe há muito.. :roll:

Até porque até agora no proprio papelinho do vidro só tinha mês e ano, agora tem dia, mes e ano..

Quanto ao sistema da cãmara dos moinas.. Se isso for verdade.. :o :o

Não é impossivel, podem ter uma base de dados ligada á imtt e sabem logo..

...pelo que sei.
é verdade....e acho mt bem...

O pagamento da multa, não foi inglório nem indevido...no meu entender...estava mesmo em falta a inspecção.
Se tens uns acidente, com isso em falta, tás logo a ter problemas e a trazer problemas, relacionado com seguros e afins...

bichinha disse:
o cerne da minha questão é: existe mesmo um radar para detectar IPO's em falta?

não acredito muito que exista esse radar ;)

embora seja uma coisa simples de fazer, aliás há uma empresa de braga que criou essa tecnologia de leitura de amtriculas em andamento, e bastava ligar isso à base de dados do IMTT e pronto

mas nao acreidto que eles tenham esse sistema.

No entanto nao fazia mal nenhum pois eu nessas coisas ando sempre em dia.

;)

Boas, não é um radar mas sim um sistema de video que vai monitorizando as matriculas dos carros, para detectar esse tipo de infracções e até carros roubados, já o ano passado aconteçeu com o meu Pai, na A1, foi mandado parar pela BT pq diziam que nos sistema deles verificaram que o carro não tinha o IPO em dia, mas por acaso até tinha, mas tinha sido efectuado no dia anterior e ainda não estava no sistema ou base de dados.

cumps

eu acredito bem que esse radar ja exista..
pois eles estao a começar de aplicar todas as tecnologias..
a começar belos carros das autoridades..
devido ao sistema que vai entrar em vigor salvo erro no fim deste ano..
o famoso sistema de "chip de matricula" que todos os carros vao ser obrigados a ter ;)

Basicamente os carros de patrulha conseguem ter acesso ao dados do carro, tais como inspecçao, proprietario, selo, etc..
Se alguma coisa nao estiver em ordem eles "atacam". um colega meu nem foi mandado parar, chegou o "cheque" a casa.

Palas disse:
Basicamente os carros de patrulha conseguem ter acesso ao dados do carro, tais como inspecçao, proprietario, selo, etc..
Se alguma coisa nao estiver em ordem eles "atacam". um colega meu nem foi mandado parar, chegou o "cheque" a casa.

Eles já têm uma base de dados informatizada. Uma vez em Grandola a GNR mandou-me parar (operação stop) e eu tinha-me esquecido do BI e carta de condução.. Através da matricula viram os meus dados todos desde morada a nro de carta e onde foi emitida etc.. Felizmente o senhor agente era simpático e não me multou :)

:arrow: quanto à alteraçao da lei - VERDADE e já toda a gente sabe (ou pelo menos deve saber...)
:arrow: quanto ao apetrecho ser assim tao automatico, é que tenho algumas duvidas, mas é verdade que nas unidades especiais moveis eles tem essa capacidade, pois tem um sistema informatico bastante complexo de consulta e registo, inclusivé MULTIBANCO.. :P

O apetrecho não é automatico mas quase e consegue-se saber se tem o IPO feito ou não e até se chumbou antes e o porquê, dai que têm que tem muita atenção no que chumba e depois alteram!

Back