Launch control

Boa noite,

Já foram criados alguns tópicos sobre este assunto aqui no fórum, também já li em outros websites acerca deste tema e no entanto subsistem ainda algumas duvidas, da minha parte, em relação a este assunto. Possuo um A3 2.0 Tfsi de 200 cv Sportback de 2005 com caixa S-Tronic (DSG) e não consigo perceber se possui ou não, o tão aclamado Launch control. Já li que não possui, já li que possui, ou que esta informação consta no manual de instruções do veiculo(como li algures na net)sobres os modelos que possuem ou não esse modo, revirei o meu mas no entanto não encontro nada acerca deste tema. Apesar tudo, não me acanhei e decidi colocar mãos a obra, não há nada melhor que a experimentação para dissipar duvidas ou criar mais algumas ;), então após a analise de vários vídeos e post's sobre esta temática em diversos website segundo o que li, para a a ativação do mesmo, basta e passo a descrever:

1. Desligar o ESP
2. Colocar a DSG em posição S ou manual + e -
3. Travar a fundo com pé esquerdo
4. Acelerar a fundo
5. Quando o carro atingir uma rotação entre 2500rmp e 3000rpm ( estes valores variam muito nos posts que li), largar o pedal de travão segurar-me bem e preparara-me para perder 25€ de pneu e outros tantos euros em gasolina.

Acelerai a fundo .... E no entanto NADA aconteceu para meu desalento!:S

Questiono:

Este modelo possui ou não ou tão aclamado destruidor de borracha/pneu/apoios de motor/embraigem e afins? Ou estarei a fazer algo mal dai não conseguir activar o Launch control?:|
Em alguns websites referem que tem que se usar também o travão de mão em outros que não...

Agradeço ajuda.

Cumprimentos e saudações argolianas para todos

Tb tenho um automóvel com caixa dsg, amanhã já experimento no meu, n sabia da existência desse rev limit....

Short video of how to use launch control on a DSG / S-tronic gearbox.
This should work on any DSG or S-tronic gearbox, but, if the engine doesn't get above 1500 RPM, launch control is not enabled. ( can be enabled by a software update! Contact your dealer)

Filmed in a 2005 Audi A3 Sportback 2.0 TFSI 200HP
No engine or ecu modifications yet.

Last edited by a moderator:
Boa Tarde,

Já tentei de acordo com o video em cima e nada feito o carro não passa das 1500 rpm. Será que é possivel fazer algum upgrade de software para funcionar o launch control? Visto que é o que é mencionado no video "( can be enabled by a software update! Contact your dealer)"

Cumprimentos

isto é parecido com o quik dowm com tração á 4 será um pouco dificil por a queimar borracha mas que dá um bom arranque isso dá

Não te preocupes que não foste o único a ter essa dúvida. Pergunta ao Grale que também não sabia que o tinha :green:

pelo que percebi o user inicialmente diz que

1- desligar ESP
2 - meter caixa em S
3 - carregar no travão
4 - acelerar..

mas no vídeo percebemos que a sequencia é:

1 - travar
2 - desligar o ESP
3 - caixa em modo S
4 - acelerar

Bem, eu já experimentei no meu A3 Sportback 2.0 170cv DSG, e funcionou em pleno!

Não sei se segui exactamente essa ordem, mas o que é certo é que ele fica ali nas 2 mil e poucas rotações (no de gasolina é mais porque também faz mais rotação) à espera que se largue o travão para começar a colar as costas ao banco.

O único problema que tenho no meu é que os pneus que ele trazia e este tempo de chuva, só servem para estragar pneu num semáforo.
Vai o tempo todo a patinar.

Back