Legalização de Jantes em A4 B5

Re: legalizacao

...portanto...
da ultima vez que fiz isso foi para um Golf.
Fui a marca (neste caso a VW) pedir uma autorizaçao que vem da SIVA para tal medida de pneu. (claro que tive que pagar!)
Depois de aprovado foi so ir a DGV e averbar ao livrete (tive que pagar novamente, é claro!) :lol: :lol:
 
Re: legalizacao

Qual a medida que é permitida homologar no caso da jante 17?
E jante 18 é possível?

PS: O meu é também um B5, mas de 1998, o que vai dar ao mesmo...
 
Re: legalizacao

Eu tenho um B5 e tentei legalizar 18 mas não consegui so 17 com pneus 225/45/17. Agora parece que existe aqui um user que consegue legalizar 18.
 
Re: legalizacao

Na minha n tive problema pq vinha na homolgacao... qdo fiz o registo no dgv meti logo nas observacoes: pneumaticos xx/R18
 
Re: legalizacao

Jinx disse:
Na minha n tive problema pq vinha na homolgacao... qdo fiz o registo no dgv meti logo nas observacoes: pneumaticos xx/R18

Descodifica lá esse "xx" se não for muito incómodo... :lol:
 
Re: legalizacao

mnuno_oliveira disse:
Eu tenho um B5 e tentei legalizar 18 mas não consegui so 17 com pneus 225/45/17. Agora parece que existe aqui um user que consegue legalizar 18.
grande sorte a tua eu então paguei 30 e tal euros na siva e ñ homologaram as jantes 17 no meu s2 todos os anos ficam na folha da inspeção :(
 
eu paguei 30 euros ou mais coisa menos coisa assim enviei um pedido a siva para legalizarem 18 no meu B5 de 96 e eles recusaram mas enviaram a carta com o registo maximo aprovado para o meu modelo 1.8T que foi de 17#nao ficou td perdido...
 
Cracked disse:
eu paguei 30 euros ou mais coisa menos coisa assim enviei um pedido a siva para legalizarem 18 no meu B5 de 96 e eles recusaram mas enviaram a carta com o registo maximo aprovado para o meu modelo 1.8T que foi de 17#nao ficou td perdido...
Eu paguei 30Euros mas foi na DGV pk ja tinha o papel da siva a autorizar a legalização..

Pelo k ouvi, e repito ouvi, pra pedir essa autorização na Audi ficava perto dos 150Euros..
 
EgasRS disse:
Eu paguei 30Euros mas foi na DGV pk ja tinha o papel da siva a autorizar a legalização..

Pelo k ouvi, e repito ouvi, pra pedir essa autorização na Audi ficava perto dos 150Euros..


lol

tas trengo home :lol: :lol: :lol: :lol:

na SIVA sao 35€ e mais 30€ na DGV!

ainda desanimas o home e ele ja nem quer homologar jantes nenhumas :D :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :D


Procedimento para homologação medida dos pneus

Introdução: O aumento do diâmetro das jantes e consequente troca dos pneus, seguindo as regras apropriadas, melhora a estética e comportamento do carro. A tracção e a travagem saem normalmente favorecidas. Com diâmetros de jantes superiores há um maior leque de pneus de alta performance disponíveis no mercado. Um dos cuidados que se deve ter é verificar se a medida usada nos pneus consta ou não do livrete. Se o carro foi à IPO com uma medida bem calculada mas que não conste no livrete leva uma anotação e não reprova por causa disso. Mas o facto de ela não constar no livrete é susceptível de ser alvo de uma multa da polícia. Assim, é necessário proceder à homologação dos novos pneus para podermos circular à vontade nas estradas. De seguida mostro os procedimentos que fiz para homologar os meus. Este procedimento descreve o processo de Homologação de pneus para um VW. O processo não difere muito para outras marcas, a não ser no pedido de homologação. Haverá marcas em que o pedido e aceitação pode ser mais ou menos dificil. Na secção técnica do site existe informaçãoadicional sobre pneus e jantes.

Pedido de declaração da marca do veículo: Poderá haver sempre uma certa relutância por parte das marcas em aprovarem algum tipo de alterações nos veículos que foram comercializados por elas. Assim poderão sempre argumentar com perda de garantias ou alteração das características do veículo. Aqui o nosso conhecimento da matéria e insistência poderão ajudar. No caso do meu carro, um VW Golf TDI de 110cv que vinha equipado de origem com jante de 16'', alterei para jante de 17'' com pneus 225/45 R17. Embora na altura de comercialização do meu carro não houvesse outros Golfs equipados com jante de 17'', mais tarde quando foi comercializado o Golf TDI 150cv a medida de 17'' nas jantes e os 225/45 R17 eram standard nesse modelo, o que já de si é uma garantia que a marca poderá aprovar esta medida.

No caso da SIVA usei para pedido de informação o seguinte endereço: Apoio Clientes [apoio.clientes@siva.pt] onde me foi respondido que necessitaria de enviar a seguinte informação:

1. Carta de apresentação onde conste de forma explícita a morada para a qual desejam o envio da Informação/ Declaração e onde conste o pretendido.
2. Envio da fotocópia do livrete do veículo.
3. Pagamento por transferência bancária NIB 0007.0025.00123840002.24 ou depósito na conta do BES número 025/12384/000.2 em favor de SIVA - Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, SA; no valor de 32,00. euros.

Deverá enviar a fotocópia do comprovativo do pagamento juntamente com estes elementos para o seguinte endereço:
SIVA, S.A
Dpto. de Homologações
Apartado 9
2054-909 Azambuja

Assim foi, feita a transferência, enviei um carta onde incluí o comprovativo da transferência junto com a restante informação. A carta descrevia essencialmente o pretendido com referência ao facto de haver o mesmo modelo de veículo comercializado com a mesma medida de pneu, o que certamente não será o caso em todos os veículos. Lembro que este endereço fornecido serve apenas para veículos das marcas VW, Audi, Seat e Skoda. Serve também para possuidores de veículos da marca Lamborghini e Bentley mas é pouco provavel que existam utilizadores do site com estes carros.

Alteração da medida dos pneus na DGV: com a declaração na mão, deveremos dirigir-nos à Direcção Geral de Viação. A documentação necessária é:

1. Impresso 1402 preenchido e assinado (comprado na DGV)
2. Fotocópia do Bilhete de Identidade
3. Livrete
4. fotocópia do Título de Registo de propriedade
5. A declaração de aprovação da marca do veículo
6. Envelope selado e endereçado para a nossa morada.

Deve-se preparar também 30€ (alterado todos os anos em princípio) para as despesas. Entregue a documentação depois deveremos esperar entre 2 a 3 semanas para receber o livrete em casa.

A DGV disponibiliza no seu site a versão pdf do impresso 1402.

Assim a Homologação é conseguida com mais ou menos 67€ contando com as despesas de correio. Não é barato por certo, mas pelo menos andamos com o carro mais seguro e legal, é mais barato do que a multa, isso sem sombra de dúvida.


:wink:
 
O mais engraçado nisso dos averbamentos.. é que as medidas das minhas rodas estão todas trocadas no livrete, por incompetência da pessoa que emitiu o livrete pela 1ª vez.

Só para terem um cheirinho... normalmente se o gajo do IPO é porreiro, não mete uma menção que os pneus não estão de acordo com o que está no livrete... e porquê? porque o incompetente que meteu os dados no livrete colocou atrás pneus 265 e não 205... onde raio é que eu metia um pneu 265 na traseira de uma B5? só se tivesse a RS4... ah.. ainda para mais, acho que são pneus 265 numa jante 15"..

eu não tenho agora comigo o livrete, mas quando o tiver, vou pedir para digitalizarem e depois ainda coloco por cá para se rirem um bocado com as medidas que lá estão...

moral da história: se eu quisesse uns 265 averbados, não conseguia.. mas como tenho e não os quero tenho de ouvir os gajos do IPO.

já me estou a imaginar com uma B5 estilo tractor
 
Com esses pneus homologados no teu livrete, até devias era de exigir ao reponsável pela sua emissão (porque tem de existir um imcompetente digo anormal) que te passa-se novo doc agora com as medidas autorizadas pela siva, de borla.

Isto só mesmo no nosso País, se um gajo falsifica os docs está sujeito a apreenderem o carro, fora as multas, um anormal passa, por estupidez digo imcompetência, um doc e não acontece nada. :twisted: :twisted:
 
tuningo disse:
Com esses pneus homologados no teu livrete, até devias era de exigir ao reponsável pela sua emissão (porque tem de existir um imcompetente digo anormal) que te passa-se novo doc agora com as medidas autorizadas pela siva, de borla.

Por acaso era grande ideia :)... trocava os 265 por umas jantes 18" hehe. mas como a dgv é do estado o mais provável é a culpa morrer solteira ou a pessoa que emitiu o livrete já estar reformada.
 
obrigado PEREIRA :wink:
o teu post é muito util, vou pedir homologação para 17 no 8l seguindo os passos que descreves. :wink:
 
Back
Top