O borne do (-) ou do (+)?o mais eficaz é desligar um borne com o motor a trabalhar, e um voltimetro tem de dar 14 a 15V.
O +, ou seja desligas o borno positivo no proprio alternadorO borne do (-) ou do (+)?
abraços
O +, ou seja desligas o borno positivo no proprio alternador
para poderes medir a tensão em vazio.
Tens de ter o valor minimo em vazio de 12,5V até ao maximo de 14,2V
com o motor no ralanti.
Mas testas tambem com varias rotaçoes diferentes (1000rpm/2000rpm/3000rpm)
isto para verificar tambem se o regulador do alternador funciona bem, pois a rotaçoes
diferentes, pode deixar de carregar correctamente.
Não assustes o homem Madlima :lol: isso é muita fruta para ele... e se medires com o borne da bateria fora, tens o resto do circuito em carga, o alternador tem de manter o carro a trabalhar...
Em carga? Se o alternador esta desligado do circuito, como em carga?
O alternador nao mantem o carro a trabalhar, mas a bateria sim.
Em carga? Se o alternador esta desligado do circuito, como em carga?
O alternador nao mantem o carro a trabalhar, mas a bateria sim.
se desligares a bateria e o alternador (+) o carro fica a trabalhar?
eu digo desligar apenas o borne (+) da bateria e medir com o voltimetro (carro a trabalhar)
o regulador do meu alternador, a 2 anos berrou.... tanto é que o ralenti ficava instavel.... e se desligava o + o carro ia abaixo, porque a centralina não tinha alimentação. troquei regulador, ficou impec.
o que tu sugeris-te não está errado, é o mais correcto! mas pelos vistos o homem não sabe o que é isso!
Como fazes uma medição ao alternador em vazio, desligando o borne da bateria?
Tens é de desligar o borno positivo do alternador, nao da bateria.
Ficas com corrente para o veiculo e o circuito do alternador isolado,
utilizando apenas a rotação do motor como fonte de energia.
Como dizes tambem dá mas é menos precisa a medição.
Mas lá está, eu costumo dizer: não sabe nao mexe, ou entao pede a alguem
entendido para lhe fazer o teste com ele (assim aproveita e já aprende)
É o mais seguro para não fazer asneiras e se precaver de problemas.