Bom estou mesmo decidido em meter as molas eibach pro kit alguns dizem que os amortecedores de origem vão rápido a vida(morte) outros dizem que não, aqui mesmo neste topico o amigo goblin diz que teve de mudar de confort para blistein, porque motivo então? Mas já agora como eu posso saber se a minha carrinha é confort, blistein ou outras? É uma A4 2.0 140cv de 2005/5.
Abraço
Não terá sido bem isso que escrevi, mas posso não ter explicado bem.
De acordo com o que sei, nas/nos A4 B6 existem três tipos de suspensão:
1. Confort (designada assim devido dureza do conjunto mola/amortecedor privilegiar o conforto do veículo, ou seja, uma suspensão mais "mole" e mais alta)
2. Sport (Uma suspensão mais baixa que a anterior e por consequência um pouco mais "rija", proporcionando um condução mais desportiva mas perdendo um pouco em conforto)
3. S-Line (das três, a suspensão mais baixa e logo a mais "dura" de todas, proporcionando também uma condução mais desportiva)
Creio que existe alguma dúvida entre a suspensão S-Line e a Sport no que respeita à altura da mesma. Há quem defenda que a Sport é mais baixa que a S-Line e quem defenda o contrário. Eu, pelo que já vi, acho que a S-Line é mesmo mais baixa que a Sport.
Outra questão tem a ver com o conforto, que é sempre um pouco relativo... há quem tenha suspensão S-line ou Sport e possa achar que é até mais confortável que a própria Confort, tudo depende dos parâmetros que cada um define como "Conforto"
Explicando melhor a operação que fiz na minha suspensão:
A minha suspensão é, de origem, a Confort, logo a mais alta de todas.
Como tinha os amortecedores danificados, tive de os trocar e a escolha foi feita como se fossem para aplicar na suspensão original. Foram Bilstein por terem melhor feedback e por já ter tido noutro carro e ter ficado agradado com o desempenho.
A escolha das molas Pro-Kit, no meu caso, teve a ver exactamente com o facto de achar que rebaixariam o suficiente para mim e por outro lado, eram também as que menos afectariam os amortecedores em termos de desgaste prematuro, já que estes são preparados para a suspensão Confort.
Portanto, o facto de ter aplicado Bilstein, não teve a ver com a aplicação das molas, mas sim por os anteriores estarem danificados.
Claro que isto tudo é a descrição da minha experiência pessoal e seguindo o conselho do mecânico.
Não posso afirmar que tenha sido a melhor escolha, mas posso dizer que o comportamento da suspensão que tenho actualmente, agradou-me bastante em todos os aspectos: estética, conforto, segurança.