Montar radiador de gasóleo num 8p 2.0 tdi 140 cv

O objetivo desta modificação não é aumentar a performances mas sim arrefecer o gasóleo para beneficio da bomba de alta pressão e dos injetores
pelo que investiguei a temperatura ideal de funcionamento do gasóleo é de 50 graus o que nos motores injetor bomba ( PD)
não acontece , porque o retorno da bomba de alta pressão vai direitinho para o filtro de gasóleo o que faz com que a temperatura de funcionamento ande a rondar os 80 graus a provável causa das bombas de alta pressão se danificar e também dos injetores prenderem por falta de lubrificação !


Material necessário : radiador de gasóleo
2 metros de tubo de combustível ( depende onde se vai montar o radiador )
4 abraçadeiras de metal
4 borrachas para fazer os apoios
restos de alumínio para fazer os suportes
4 parafusos 6 x 25 mais
4 porcas 6 mm
4 parafusos rosca de chapa
algumas abraçadeiras plásticas

08062011070.jpg

08062011073.jpg

08062011074.jpg

08062011077.jpg

08062011076.jpg

08062011079.jpg


Ferramentas necessárias:chave de estrelas
chave de fendas
chave de boca anel n 10
roquete mais chave de caixa 10
x-acto
berbequim
broca de 6m
broca de 3,5m

o radiador
08062011070.jpg

O radiador já com os apoios feitos
08062011080.jpg

o radiador no sitio
09062011084.jpg

09062011081.jpg

onde ligar os tubos do radiador
as setas vermelhas são a saida so filtro ( gasóleo quente )
as setas azuis é a entrada da bomba de alta pressão ( gasóleo que ja passou pelo radiador ou seja mais frio )
09062011086.jpg
09062011085.jpg

desde já tenho de agradecer ao fig@s pela ajuda prestada !
 
Last edited:
Ora aí está um DIY interessante, agora não querendo desacreditar nada nem ninguém, os 8p não trazem já um radiador de gasóleo? aquela peça comprida com difusores térmicos que está nos baixos do carro quase por baixo do banco do pendura é o que? Já tinha lido num tópico qualquer uma referencia a essa peça ser o o tal radiador! De qualquer maneira, mal não fará que tenha dois, sempre arrefece o gasóleo!! pax
 
De facto existe esse radiador que só vai arrefecer o gasóleo que regressa ao deposito ou seja no filtro de gasóleo tem 4 ligações duas entradas e duas saídas, o radiador de origem esta ligado no tubo de retorno ao deposito entre o filtro e o deposito, o radiador que montei esta montado a saída do filtro e a entrada da bomba de alta pressão logo o gasóleo vai entrar na bomba muito mais fresco !
 
ja tive para montar um na minha b5, so que so monto se realmente tiver melhorias.. porque para arrefecer ja la ta o permutador de gasoleo que devechegar bem... n sou muito de fazer velocidade. abracos
 
Se não é indiscrição por quanto te ficou isso tudo?

o radiador foi oferecido por um colega meu que trabalha na Mercedes o tubo de combustível e 4 abraçadeiras fico-me em 10 €
o resto do material tinha cá por casa !
na sucata um radiador de gasóleo anda a rondar os 20 a 30 €.
com 50 € compras o material todo!
acaba por ser uma mod barata e que da anos de vida ao motor mais propriamente a bomba de alta pressão e injetores !
 
e ficou a fazer mais fumo?

boas ! não, pelo contrário ficou a fazer menos , e eu que até pensava que ia fazer mais!
até agora só tenho visto vantagens a exceção do cb fazer mais consumo mas na realidade faz mais km com o mesmo gasóleo o motor tem um trabalhar mais suave e pode ser impressão minha mas acho que ficou a fazer mais velocidade de ponta cerca de 5 , 10 km/h
 
tudo ajuda a saude do motor mas dar mais velocidade..naaa isso sao tretas..
visto desse modo o pessoal enchia o carro de radiadores para dar mais gaz..enfim mas bom trabalho..
 
tudo ajuda a saude do motor mas dar mais velocidade..naaa isso sao tretas..
visto desse modo o pessoal enchia o carro de radiadores para dar mais gaz..enfim mas bom trabalho..

boas ! eu frisei na minha resposta ( PODE SER IMPRESSÃO MINHA)! sabes que a parte psicológica é tramada ,as vezes fazemos alterações que ate tira potência por exemplo meter filtros cónicos a aspirar ar quente do motor e depois vamos experimentar e ficamos com a sensação que o carro ta a puxar mais mas na realidade é tudo psicológico!
 
Isso da velocidade pode ser relativo... Ou seja, a partir de determinada temperatura do gasóleo a centralina corta a sua injecção. Se se conseguir manter uma temperatura aceitável para a centralina o gasóleo não será cortado.

Será que isto não é importante para a velocidade de ponta?

Seja como for, ou outros benefícios que trás (injectores, bomba, ...) serão mais importantes (pelo menos para mim)...

Boa modificação. Tentei fazer no meu uma menos hardcore (gasóleo a passar no radeador antes de ir ao filtro) mas não sabia que a barra frontal era em aço :D

Lá tive que montar a frente sem colocar o radiador!
 
Eu tenho um Âudi A4 b7 2.0 tdi de 140 cv e queria por um radiador de gasoleo, o carro esta de origem, só vai levar repro de 30 cv mas quero o carro bastante fiável. Os radiadores de alumínio de 16 linhas chega bem ou é demais?
 
Assim de repente, por baixo do pendura, por baixo do carro, logo a seguir a roda da frente, já não esta la um radiador de gasoleo OEM?
É que o meu 1.9 tem isso...
 
Back
Top