Boas pessoal,
Um amigo meu deu um estouro no carro de frente, tendo danificado a parte da frente do motor. Após embater o carro ficou ainda a trabalhar, e só quando ele se orientou é que desligou o carro.
O motor estava em excelente estado, e como anda com duvidas, resolvi criar um tópico para ver se alguém aqui já teve esse experiência.
O motor partiu o cartér, deu cabo da bomba do óleo, não sabe ainda se não danificou alguma polie da combota, e precisa trocar algumas roldanas à frente. A própria correia distribuição ficou meio trincada.
Estes danos dão para reparar sem grande espiga (teve a sorte de o mecânico ter lá um motor idêntico que deverá ter quase tudo o que precisa), a duvida é saber se não causou nenhum dano interno, alguma válvula que possa ter ficado empenada.. alguma fissura no bloco ou outro sitio qualquer, etc.
Só desmontando tudo é que se pode saber ao certo, a questão que lhe levantei (e é apenas uma ideia de alguém que pouco percebe disto), é que se quiser desmontar tudo, depois não basta voltar a montar (mesmo que não encontre nada), tem alguns vedantes/juntas que terá que levar novo, e só após dar à chave é que saberá ao certo se o motor está ok ou não.
Isto pôs-lo na duvida, pois está naquela. tipo.. Ok.. vou gastar dinheiro de mão de obra para desmontar e montar tudo, trocar as peças danificadas, mais juntas e afins.. Se estiver tudo ok não há crise, e se não estiver tudo ok? Toca a desmontar de novo, possivelmente gastar outro tanto ou mais...
O motor em si estava em excelente estado, dai estar a hesitar em procurar alternativas.
Que acham que ele deve fazer? Substituir as peças danificadas no exterior e dar à chave, ou abrir 1º o motor e ver se deteta algum problema? Sendo que abrir o motor é (segundo dizem) sempre algo a evitar.
Abc
Um amigo meu deu um estouro no carro de frente, tendo danificado a parte da frente do motor. Após embater o carro ficou ainda a trabalhar, e só quando ele se orientou é que desligou o carro.
O motor estava em excelente estado, e como anda com duvidas, resolvi criar um tópico para ver se alguém aqui já teve esse experiência.
O motor partiu o cartér, deu cabo da bomba do óleo, não sabe ainda se não danificou alguma polie da combota, e precisa trocar algumas roldanas à frente. A própria correia distribuição ficou meio trincada.
Estes danos dão para reparar sem grande espiga (teve a sorte de o mecânico ter lá um motor idêntico que deverá ter quase tudo o que precisa), a duvida é saber se não causou nenhum dano interno, alguma válvula que possa ter ficado empenada.. alguma fissura no bloco ou outro sitio qualquer, etc.
Só desmontando tudo é que se pode saber ao certo, a questão que lhe levantei (e é apenas uma ideia de alguém que pouco percebe disto), é que se quiser desmontar tudo, depois não basta voltar a montar (mesmo que não encontre nada), tem alguns vedantes/juntas que terá que levar novo, e só após dar à chave é que saberá ao certo se o motor está ok ou não.
Isto pôs-lo na duvida, pois está naquela. tipo.. Ok.. vou gastar dinheiro de mão de obra para desmontar e montar tudo, trocar as peças danificadas, mais juntas e afins.. Se estiver tudo ok não há crise, e se não estiver tudo ok? Toca a desmontar de novo, possivelmente gastar outro tanto ou mais...
O motor em si estava em excelente estado, dai estar a hesitar em procurar alternativas.
Que acham que ele deve fazer? Substituir as peças danificadas no exterior e dar à chave, ou abrir 1º o motor e ver se deteta algum problema? Sendo que abrir o motor é (segundo dizem) sempre algo a evitar.
Abc
Last edited: