Motor descomandado após acidente.. E agora?

Boas pessoal,

Um amigo meu deu um estouro no carro de frente, tendo danificado a parte da frente do motor. Após embater o carro ficou ainda a trabalhar, e só quando ele se orientou é que desligou o carro.

O motor estava em excelente estado, e como anda com duvidas, resolvi criar um tópico para ver se alguém aqui já teve esse experiência.

O motor partiu o cartér, deu cabo da bomba do óleo, não sabe ainda se não danificou alguma polie da combota, e precisa trocar algumas roldanas à frente. A própria correia distribuição ficou meio trincada.

Estes danos dão para reparar sem grande espiga (teve a sorte de o mecânico ter lá um motor idêntico que deverá ter quase tudo o que precisa), a duvida é saber se não causou nenhum dano interno, alguma válvula que possa ter ficado empenada.. alguma fissura no bloco ou outro sitio qualquer, etc.

Só desmontando tudo é que se pode saber ao certo, a questão que lhe levantei (e é apenas uma ideia de alguém que pouco percebe disto), é que se quiser desmontar tudo, depois não basta voltar a montar (mesmo que não encontre nada), tem alguns vedantes/juntas que terá que levar novo, e só após dar à chave é que saberá ao certo se o motor está ok ou não.

Isto pôs-lo na duvida, pois está naquela. tipo.. Ok.. vou gastar dinheiro de mão de obra para desmontar e montar tudo, trocar as peças danificadas, mais juntas e afins.. Se estiver tudo ok não há crise, e se não estiver tudo ok? Toca a desmontar de novo, possivelmente gastar outro tanto ou mais...

O motor em si estava em excelente estado, dai estar a hesitar em procurar alternativas.

Que acham que ele deve fazer? Substituir as peças danificadas no exterior e dar à chave, ou abrir 1º o motor e ver se deteta algum problema? Sendo que abrir o motor é (segundo dizem) sempre algo a evitar.

Abc
 
Last edited:
A meu ver e por já ter assistido a algo semelhante, o dono senão tivesse aberto o motor, nunca teria visto danos resultantes do embate. Não estás a especificar muito o que aconteceu ao carro, mas para partir o carter e a bomba de óleo, e o teu amigo só ter desligado o carro quando "se orientou", ai poderá ter ocorrido uma falta de lubrificação que poderá ter originado algum problema. E abrir motor nem sempre é tão mau ;) .

Mas a minha opinião vale o que vale, porque até nem sou nenhum mecânico, apenas sei o nome de algumas ferramentas.
 
Ainda foi um embate forte, pois os airbags dispararam e segundo ele.. doeu.

Tendo o carter partido e o óleo saido é possível que tenha acontecido o que dizes. Não ficou a trabalhar mais que uns segundos.. mas pode ter sido o suficiente.

Se abrires o motor, e mesmo que à 1ª vista não detetes nada, tens sempre que gastar uns 150€ em juntas e afins, para depois correres o risco de algo estar mal na mesma.

Pelo que percebi, vão só substituir os danos visiveis e dar à chave a ver o que acontece.

Abc
 
Para mim troca o que tá danificado exteriormente, refaz a distribuição e pode tirar a tampa das valvulas para ver como está, roda o motor a mão, se não prender ai sim liga o motor e vê o que ele canta.
 
Não sou Mecanico, mas se partiu a bomba de óleo... É que a mesma esta no mesmo circuito da distribuição! O motor deve ter enrolado todo! :'(

Deve tar aí despesa da grossa! Mas como já disseram, só abrindo e vendo!... ;)
 
Não sei os danos totais da bomba de óleo, mas claramente tem que ser trocada.. a questão aqui é saber se o ter ficado a trabalhar alguns segundos.. provavelmente ao ralenti.. se são suficientes para dar cabo de tudo.

É que mesmo que a bomba de óleo tivesse ficado intacta, ao ter partido o cartér.. o óleo foi-se num instante.

Mas o que o LauAlf disse é um bom ponto de partida.

Abc
 
Boas.
O facto de ter ficado a trabalhar ao ralentim durante uns segundos, mesmo sem óleo, não te agarra o motor.
A lubrificação não desaparece em segundos. Mas aconselhava a fazer o que o user LauAlf te disse.
Se foram mesmo só alguns segundos, não à problema. Agora com essa correia de distribuição trincada, já não sei se passou algum dente ou não.

Se partiu o cárter, ele que aproveite e veja as capas da biela. Se estão muito ou pouco riscadas. A partir daí, dá logo para ter uma noção da lubrificação do motor.
 
Para mim troca o que tá danificado exteriormente, refaz a distribuição e pode tirar a tampa das valvulas para ver como está, roda o motor a mão, se não prender ai sim liga o motor e vê o que ele canta.

X2
Repara o que o impacto danificou, mete o motor no ponto, substitui o kit distribuição (se a bomba de agua estiver na distribuição deves substituir), a bomba de óleo sofreu? Tira o filtro óleo e verifica se ha impuridades, depois mete a distribuição ao sítio da pelo menos duas voltas a motor, se vais por bomba óleo coloca-lhe um bocado de óleo dentro para nao ganhar ar depois, monta tudo e se o motor rodar bem a mão mete a trabalhar e verifica se faz fumo, mas normalmente se passou 2 ou 3 dentes nao deve haver problema. Na minha opinião se ao desligar trabalhava pode nao ter sofrido ao ponto de abrir o motor.

Abraço
 
E depois põe a trabalhar e ...

Se afectou gravemente o motor, toca desmanchar tudo outra vez e abrir o motor!...

Eu abria!... Fazia uma manutenção profunda! Rodava valvulas e ficava como novo!...

Tudo feito só de uma vez!...

Na duvida não se facilita! Aí está a velha maxima!...
 
Se o motor roda sem problema à mão qual será o problema? Nao vejo problema nenhum.
Foi como disse, se passou até 3 dentes na arvore de Cames, nao ha perigo de ferimento das válvulas, mais do que isso nao já fico com duvidas.
Já fiz distribuições que o motor estava descomandado até 3 dentes e nao vi problemas. E até hoje os clientes nao se queixaram na oficina.
Mas também claro que depende do impacto.
Já fiz uma distribuição num a3 que a Correia desfez-se, o rapaz ouviu o motor a cantar e parou-o. E fiquei com duvidas em fazê-lMas o chefe de equipa disse montas a distribuição rodas motor e depois metes a trabalhar. E zero problemas.

Opa depende da pancada, mas se o motor estava a trabalhar bem nao deve haver problemas.

Nao sei os preços que fazem nas oficinas aí. Mas tu o que tas a falar para ele fazer acho que vai soltar muita nota desnecessariamente. Para isso mais vale irem a um centro de abate que motores aí são baratos.
 
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