Motor engasgou e fez nuvem de fumo! :(

Boas people!
Hoje aconteceu-me algo estranho, e já foi a segunda vez que aconteceu, nas mesmas circunstancias.
Tinha o motor morno, talvez a uns 65º, estava a trabalhar ao ralenti a cerca de 4 minutos, dei 2 ou 3 aceleradelas, nada de muito brusco, talvez no maximo até às 4000 RPM e o gajo caga uma nuvem de fumo escuro, soluça e fica a trabalhar tipo manco a 3 cilindros, desliguei o carro pois assustei-me, e voltei a dar a chave e estava normal, deitou mais um pouco de fumo, mais ligeiro e normalizou. Dei uma volta, puxei 2ª, e tava normal, sem deitar fumo e sem soluçar.
É um motor já bem rodado com quase 300 mil, puxa bem, não está reprogramado, normalmente não deita fumo nenhum, até estranho o carro não fazer fumo nenhum a puxar. Não sei se consome óleo pois tenho-o a pouco tempo e mudei-lhe o óleo no sábado, mas deve consumir algum óleo pois chegou-me a avisar do nivel de óleo no minimo a semana passada, mas também não sei quando foi mudado a ultima vez e quando vi a vareta a cerca de 1 mes estava a menos de meio do picotado.
O que poderá ser?? Segmentos? Não deve ser senão o carro fazia fumo normalmente no dia-a-dia, certo?
Turbo a deixar passar óleo também acho que não é, senão fazia fumo certo? E acho que não soluçava assim em ponto morto.
Desconfio dos injectores...... :(
Nada de erros no Vag-Com. O que posso fazer para conseguir chegar a uma conclusão sem andar a trocar peças desnecessárias?

Tenciono mandar fazer um teste aos injectores e um teste de compressão aos cilindros.
Um log aos injectores seria bom mas não sei interpretar os valores, já fiz um aqui a tempos e notei que a puxar pelo carro um injector andava com valores diferentes dos outros 3, na ordem dos 1,8.

Agradecia umas dicas!
 
Boas people!
Hoje aconteceu-me algo estranho, e já foi a segunda vez que aconteceu, nas mesmas circunstancias.
Tinha o motor morno, talvez a uns 65º, estava a trabalhar ao ralenti a cerca de 4 minutos, dei 2 ou 3 aceleradelas, nada de muito brusco, talvez no maximo até às 4000 RPM e o gajo caga uma nuvem de fumo escuro, soluça e fica a trabalhar tipo manco a 3 cilindros, desliguei o carro pois assustei-me, e voltei a dar a chave e estava normal, deitou mais um pouco de fumo, mais ligeiro e normalizou. Dei uma volta, puxei 2ª, e tava normal, sem deitar fumo e sem soluçar.
É um motor já bem rodado com quase 300 mil, puxa bem, não está reprogramado, normalmente não deita fumo nenhum, até estranho o carro não fazer fumo nenhum a puxar. Não sei se consome óleo pois tenho-o a pouco tempo e mudei-lhe o óleo no sábado, mas deve consumir algum óleo pois chegou-me a avisar do nivel de óleo no minimo a semana passada, mas também não sei quando foi mudado a ultima vez e quando vi a vareta a cerca de 1 mes estava a menos de meio do picotado.
O que poderá ser?? Segmentos? Não deve ser senão o carro fazia fumo normalmente no dia-a-dia, certo?
Turbo a deixar passar óleo também acho que não é, senão fazia fumo certo? E acho que não soluçava assim em ponto morto.
Desconfio dos injectores...... :(
Nada de erros no Vag-Com. O que posso fazer para conseguir chegar a uma conclusão sem andar a trocar peças desnecessárias?

Tenciono mandar fazer um teste aos injectores e um teste de compressão aos cilindros.
Um log aos injectores seria bom mas não sei interpretar os valores, já fiz um aqui a tempos e notei que a puxar pelo carro um injector andava com valores diferentes dos outros 3, na ordem dos 1,8.

Agradecia umas dicas!

tens o carro a 65º e puxas ao máximo de um TDi e dizes que não é nada de muito brusco, imagino quando o carro está quente:S:S
 
Ei nada disso, dar 2 ou 3 gazadas em ponto morto não é puxar pelo carro. Nem foi a red line, nem deve ter ido as 4000. Pode não ser a coisa mais saudável do mundo mas não é por aí que o gato vai às filhoses! O carro não estava frio, já tinha feito cerca de 12 kms 1 hora antes, só não estava à temperatura óptima para puxar por ele, mas também não puxei, ou o meu conceito de puxar é diferente do teu!
Alias o carro é conduzido 90% das vezes pela patroa e faz médias inferiores a 5l!!!

PS- Tenho bem noção de como tratar um motor amigo, não sou nenhum garoto que nem sabe o que é um pistão! ;)
 
a nivel de esforço do motor acelarar ao ralenti faz menos esforço do q ir engatado a puxar... isso é certo...
mas... acelarar ao ralenti com o motor "morno" tb não é bom na medida q a rotação sobe e desce mt bruscamente para um motor "morno"...
eu com esses 65º preferia puxar um pouco por uma 4ª velocidade do q fazer revving em ponto morto...
mas o revving é mais para os motores a gasolina, num tdi de 8v (8 grandes e pesadas válvulas) tb por isso "molengão" nas altas, não faria isso... mas isso sou eu...
e o certo é q ele se queixou :p
 
Ei nada disso, dar 2 ou 3 gazadas em ponto morto não é puxar pelo carro. Nem foi a red line, nem deve ter ido as 4000. Pode não ser a coisa mais saudável do mundo mas não é por aí que o gato vai às filhoses! O carro não estava frio, já tinha feito cerca de 12 kms 1 hora antes, só não estava à temperatura óptima para puxar por ele, mas também não puxei, ou o meu conceito de puxar é diferente do teu!
Alias o carro é conduzido 90% das vezes pela patroa e faz médias inferiores a 5l!!!

PS- Tenho bem noção de como tratar um motor amigo, não sou nenhum garoto que nem sabe o que é um pistão! ;)
boas,
se achas que com o carro a 65graus é normal dar acelaradelas às 4000RPm não há problema...
ao que parece, percebes tanto do assunto...:S

para que é que vens com perguntas para a malta!?

estás a falar de um TDI... só para te dizer que é raro levar o meu às 4mil.... e também ando várias vezes acima de 200 tanto no A3 como na A4...
parece-me que a opinião/observação do Koolboy é bastante válida!

mas tu é que percebes do assunto...:p
 
Não se queixou por causa disso, disso tenho a certeza! Não vos tiro a razão, mas ele engasgou por outra coisa!
 
boas,
se achas que com o carro a 65graus é normal dar acelaradelas às 4000RPm não há problema...
ao que parece, percebes tanto do assunto...:S

para que é que vens com perguntas para a malta!?

estás a falar de um TDI... só para te dizer que é raro levar o meu às 4mil.... e também ando várias vezes acima de 200 tanto no A3 como na A4...
parece-me que a opinião/observação do Koolboy é bastante válida!

mas tu é que percebes do assunto...:p

Uma coisa é fazê-lo frequentemente, outra coisa é fazê-lo esporádicamente!

Sabes o porquê de não ser aconselhado puxar pelo motor frio?
 
Uma coisa é fazê-lo frequentemente, outra coisa é fazê-lo esporádicamente!

Sabes o porquê de não ser aconselhado puxar pelo motor frio?
Se calhar nem mudar uma lâmpada sabes e vens aqui dar-me liçoes de mecânica!
pois, parece que continuamos no mesmo!:p

como eu te disse, para quem teve um problema e veio pedir umas dicas, não é a melhor maneira de vir com essa arrogância toda, pois não me conheces de lado nenhum, nem fazes a mínima ideia daquilo que sei ou faço!

conforme postei da segunda vez, acho que a tua primeira resposta não foi correcta para o tópico que abriste pois se sabes, não tens dúvidas, não precisas de perguntar!

e para tua informação, já tive um 2.0HDi durante 9 anos, tenho o ASZ há 6 anos, e o BLB há 1 ano, fiz 200mil, no HDI, já fiz 120mil no ASZ e 15mil no BLB e nunca me aconteceu nada disso, também nunca fiz isso que fizeste, será que foi coincidência!?:S
 
Last edited:
Ok, começámos no pé errado. Não disse que sei tudo, nem mais que os outros, nem foi minha intenção ser arrogante mas também não gostei do teu sarcasmo!;) Tenho boas noções de mecânica, faço bastante manutenção dos meus carros em casa, por isso não me considero nenhum maçarico. Tambem trabalho em mecânica industrial a mais de 10 anos. Mas claro que no que toca a mecânica automóvel existe muuuuuito que não sei!
 
pois, parece que continuamos nos mesmo!:p

como eu te disse, para quem teve um problema e veio pedir umas dicas, não é a melhor maneira de vir com essa arrogância toda, pois não me conheces de lado nenhum, nem fazes a mínima ideia daquilo que sei ou faço!

conforme postei da segunda vez, acho que a tua primeira resposta não foi correcta para o tópico que abriste pois se sabes, não tens dúvidas, não precisas de perguntar!

e para tua informação, já tive um 2.0HDi durante 9 anos, tenho o ASZ há 6 anos, e o BLB há 1 ano, fiz 200mil, no HDI, já fiz 120mil no ASZ e 15mil no BLB e nunca me aconteceu nada disso, também nunca fiz isso que fizeste, será que foi coincidência!?:S

Nem podes colocar as coisas dessa maneira. Podes ser o condutor mais cuidadoso do mundo e ter um problema no carro. E 300 mil já é muita fruta e não sei como foram feitos se bem ou mal, uma vez que na minha mão ainda só fez cerca de mil kms...
 
Nem podes colocar as coisas dessa maneira. Podes ser o condutor mais cuidadoso do mundo e ter um problema no carro. E 300 mil já é muita fruta e não sei como foram feitos se bem ou mal, uma vez que na minha mão ainda só fez cerca de mil kms...
claro, concordo e entendo que não!
foi apenas para responder ao teu post anterior!

quanto ao teu problema,

para te dizer que no meu A3 já me aconteceu sair nuvem de fumo escuro, quando se desencaixou um tubo do intercooler, não tem nada a ver com o teu problema! mas aí só trabalhava bem ao ralenti. em andamento soluçava.

agora normalmente fumo escuro é falta de ar na combustão! ou pode ser gasóleo a mais!
 
Pois, por isso é que desconfio de injectores, o filtro de ar está ok, meti junta cega na EGR e limpei o coletor de admissao à tempos, e fechei EGR por Vag-com. Nao deve ter nada a ver com isso.
Mas o que é curioso é que o carro puxa bem, nada de anormal, nada de fumo, nadinha mesmo. Não soluça nem faz barulhos estranhos... A primeira vez que me aconteceu foi a cerca de mes e meio quando lhe mudei o termostato, tambem estava em ponto morto e dei umas gazadas e aconteceu o mesmo, engasga, nuvem de fumo, trabalhar incerto por alguns segundo e normaliza.
Pode estar algum injector marado....
 
a melhor opção e veres alguem da tua zona com vag que te veja os valores dos injectores a ver se esta td ok, pois pode correr mal.
procura por vag com locator e combina com algum user, isto caso não tenhas vag-com.

Fikem Bem...JeT
 
a melhor opção e veres alguem da tua zona com vag que te veja os valores dos injectores a ver se esta td ok, pois pode correr mal.
procura por vag com locator e combina com algum user, isto caso não tenhas vag-com.

Fikem Bem...JeT

Eu tenho Vag-com.
 
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