Motor para A3 2.0 TDi

Boas pessoal.
Venho aqui em busca de uma luz que me ilumine, e estava bem longe de pensar que tal me acontecesse, já que sou daqueles que não descura a manutenção do carro. :S

Há cerca de 2 semanas, quase a chegar a casa à noite, acendeu-me uma luz amarela com o símbolo de uma motolia de óleo e uma linha por baixo aos picos tipo isto: ^^^^^
Igual à que se vê nessa imagem, mas a amarelo..


image hosting sites

Como o manual está em alemão, resolvi na manhã seguinte verificar o nível e vi que o nível de óleo na vareta cobria apenas a marca "min" e completei com pouco +de 0.5L até ao nível máximo.
A luz, depois de iniciar a marcha apagou e não pensei mais no assunto.
Verifiquei no entanto, que tinham passado 10.000km desde que mudou oleo e filtro, com Castrol Edge 5w30.

Tipicamente este carro faz cerca de 25/30km por dia a velocidades limite de 50 a 90km/h, por vezes em viagens de 6km, em que nem tem tempo de chegar aos 90 graus.

No domingo passado, como tinha 400km pa fazer, certifiquei-me como faço sempre, que os níveis de óleo e G12 estavam em ordem e de facto, estava tudo correto.

Fiz a viagem a cumprir os limites de velocidade, quer em cidade, quer em auto-estrada, e no regresso, como até vinha com uma hora de avanço, parei numa area de serviço para tomar um café, e retomei viagem com o cruise-control nas 1800rpm/100km/h para fazer o resto da viagem descontraídamente..

Com 100kms feitos e a 45 do destino, ao abrir o vidro para retirar o ticket da portagem, apercebo-me de um ruído fora do normal do motor e parei logo no estacionamento 100m depois.
Ora, 15m atrás quando arranquei da área de serviço de vidros abertos (estavam 21 graus), soava normalmente..

Abri o capot, ainda com o motor a trabalhar e este estava aos abanões, como se tivesse com um apoio de motor partido ou a trabalhar em 3 cilindros e via o que parecia ser vapores de óleo a sair do lado esquerdo do motor.. desliguei e chamei o reboque.

Quando chegou altura de o meter lá em cima já nem girava o motor, parecia bloqueado.
Descarregado o carro na oficina, engataram a quinta e tentaram empurrar e mal se mexia, parecia estar agarrado! :eek:
Não tive qualquer luz de aviso ou aumento de temperatura!

Disseram-me que na semana passada tinham reparado o motor a uma Passat com o mesmo motor, que tinha gripado por falha da bomba de óleo, e que tinham de desmontar a cabeça e tirar o carter ao meu para confirmar, mas que se fosse isso e o quisesse reparar, que podia contar com 4000€!
Que se fosse isso, talvez fosse +barato comprar um motor usado e montar.

Vou aguardar pla confirmação, mas queria que me ajudassem, se soubessem, por quanto e onde poderei encontrar um motor BKD ou compatível, para me preparar para o pior.

Abraço a todos.
 
Last edited:
Lamento o que te aconteceu.
Infelizmente passei por uma situação semelhante e também me pediram uma fortuna.

Comprei um motor totalmente reconstruído para o meu na Motores de Portugal.
1.8T APX para um Audi TT ficou-me por 1950 euros + IVA.

Procura aqui: Apresentação Motorportugal.com - Melhor preço motors

Consulta o mercado e outra oficina mais especializada.
A reparação pode ser apenas cirúrgica e não necessariamente perda total.

- - - - - - - - - -

Que se fosse isso, talvez fosse +barato comprar um motor usado e montar.

Se optares por um motor completo, compra reconstruído como novo. Se for bem reconstruído, só aproveitam o bloco.

Por muito menos de 4000 euros, podes mandar reconstruir o teu motor actual numa oficina especializada e tens oportunidade de escolher pistons e bielas melhores, válvulas mais largas, cambota reforçada etc...
Se pretenderes, posso enviar-te PM com indicação de uma ou outra oficina.

Agora, se pretendes apenas colocar o carro a circular igual ao original, os reconstruídos de fábrica são boas opções.
 
Lamento o que te aconteceu.
Infelizmente passei por uma situação semelhante e também me pediram uma fortuna.

Comprei um motor totalmente reconstruído para o meu na Motores de Portugal.
1.8T APX para um Audi TT ficou-me por 1950 euros + IVA.

Procura aqui: Apresentação Motorportugal.com - Melhor preço motors

Consulta o mercado e outra oficina mais especializada.
A reparação pode ser apenas cirúrgica e não necessariamente perda total.

- - - - - - - - - -



Se optares por um motor completo, compra reconstruído como novo. Se for bem reconstruído, só aproveitam o bloco.

Por muito menos de 4000 euros, podes mandar reconstruir o teu motor actual numa oficina especializada e tens oportunidade de escolher pistons e bielas melhores, válvulas mais largas, cambota reforçada etc...
Se pretenderes, posso enviar-te PM com indicação de uma ou outra oficina.

Agora, se pretendes apenas colocar o carro a circular igual ao original, os reconstruídos de fábrica são boas opções.

1950€ por um APX? dava pa comprar pelo menos 3 com tanto dinheiro.

Já os 4mil, também dá para comprar uns quantos motores. Por 1000 paus ja sacas um
 
1950€ por um APX? dava pa comprar pelo menos 3 com tanto dinheiro.

Reconstruído ou usado? É pena não haver nenhum a esse preço quando são necessários.
Sinceramente não sei onde é que toda a gente vai comprar motores de borla.
 
Last edited:
Reconstruído ou usado? É pena não haver nenhum a esse preço quando são necessários.
Sinceramente não sei onde é que toda a gente vai comprar motores de borla.

Usados tens a partir de 300€ e com o resto do dinehiro podes fazer logo upgrade de internos e tudo
 
Como calculava, não estávamos a falar da mesma coisa.

se te deixaste levar que era reconstruido é tranquilo (só o bloco ficou como dizes). soma o preço das peças OEM que o 1.8T leva, tira 40% de desconto e passas logo os 1950. São motores comprados no mesmo sitio onde eu os compro limpos e quanto muito abertos para levarem segmentos e auxiliares internos (bombas e assim).

usados sao comprados às dezenas e nunca vi ninguem se dar mal.
 
Bom, ainda não preguei olho à conta disto, para já encontrei um usado por 1150€ com 6 meses de garantia.

É claro que não quero gastar 4000€, tenho este carro desde Fevereiro de 2011 e nunca tinha tido um problema de motor.. comprei com 135.000km, metade com recurso a crédito, que está a 5 prestações do fim.
Tinha planos de, para o ano, mexer no Turbo e bimassa, mas isto muda tudo.

Kenzo, agradeço as dicas, talvez seja melhor considerar um reconstruído, tenho receio de gastar 2000 brasas num usado e daqui a 6 meses dar o estoiro.
Basta devolvê-lo à estrada, depois da repro feita pa dar suavidade, reduzir lag do turbo e aumentar autonomia, feita à 4 anos, não preciso de mais calor, troco de bom grado por fiabilidade.

Ainda à 20.000km lhe tinha metido Kit distribuição + bomba de água SKF, à 10.000km fiz a revisão de óleo e filtros com o habitual Castrol Edge 5w30, e este Domingo lhe meti 4 pneus novos!
O kit de distribuição até o mudei 30.000km antes, precisamente porque tendo repro, gosto de andar descansado e até o óleo mudo todos os anos, que apesar de ser longlife nem aos 20.000km chega..

pedrogbranco, 300€?
Perdoa a ignorãncia, mas isso não estará tudo Fuxxdx?
Mesmo que encontre a esse preço, seria sempre preciso um mecânico de confiança pa meter tudo ao fininho, não?

Vou esperar pelo veredicto, depois de lhe tirarem a cabeça e o carter, claro, mas já estou a tentar preparar-me para o pior..
 
Bom, ainda não preguei olho à conta disto, para já encontrei um usado por 1150€ com 6 meses de garantia.

É claro que não quero gastar 4000€, tenho este carro desde Fevereiro de 2011 e nunca tinha tido um problema de motor.. comprei com 135.000km, metade com recurso a crédito, que está a 5 prestações do fim.
Tinha planos de, para o ano, mexer no Turbo e bimassa, mas isto muda tudo.

Kenzo, agradeço as dicas, talvez seja melhor considerar um reconstruído, tenho receio de gastar 2000 brasas num usado e daqui a 6 meses dar o estoiro.
Basta devolvê-lo à estrada, depois da repro feita pa dar suavidade, reduzir lag do turbo e aumentar autonomia, feita à 4 anos, não preciso de mais calor, troco de bom grado por fiabilidade.

Ainda à 20.000km lhe tinha metido Kit distribuição + bomba de água SKF, à 10.000km fiz a revisão de óleo e filtros com o habitual Castrol Edge 5w30, e este Domingo lhe meti 4 pneus novos!
O kit de distribuição até o mudei 30.000km antes, precisamente porque tendo repro, gosto de andar descansado e até o óleo mudo todos os anos, que apesar de ser longlife nem aos 20.000km chega..

pedrogbranco, 300€?
Perdoa a ignorãncia, mas isso não estará tudo Fuxxdx?
Mesmo que encontre a esse preço, seria sempre preciso um mecânico de confiança pa meter tudo ao fininho, não?

Vou esperar pelo veredicto, depois de lhe tirarem a cabeça e o carter, claro, mas já estou a tentar preparar-me para o pior..

Cada um faz como entende e quando não sabem ao que andam têm que se sujeitar aos preços "correntes".

A lei da procura e oferta é que define o preço de um motor. Para teres uma ideia tenho a vender um motor mercedes c220 da versao 170 cavalos, com turbo, injectores, motor de arranque e até caixa automática agarrada por 1050 e podes descansar que não perco dinheiro nele.

Mas lá está, eu não compro motores em Portugal e tão pouco sou mecanico ou vendedor de peças
 
Epá, mas estar dentro do ramo, é outro mundo, é estar de olhos bem abertos e saber se mexer!
Eu estou completamente à nora, nem sei por onde começar, ou onde comprar lá fora.. a única coisa que compro lá fora são bugigangas no ebay, onde aliás, vi só o bloco à venda na Alemanha por 126€ + 150€ portes, e danificado nos cilindros..

Por isso vim aqui pedir umas luzes.. vou ter de recorrer a crédito/facilidades para o arranjar e não me posso dar ao luxo de "apostar no cavalo errado".

Se souberes de algum que te pareça em bom estado, diz qualquer coisa.
Ainda só vi isto:

Motor Skoda Octavia/SuperB 2.0 TDI 140CV BKD Sé E São Lourenço ? OLX Portugal

Mas lá está, nem sei se a casa é de confiança, ou se o motor valerá isso no estado em que eventualmente se encontre..
 
Epá, mas estar dentro do ramo, é outro mundo, é estar de olhos bem abertos e saber se mexer!
Eu estou completamente à nora, nem sei por onde começar, ou onde comprar lá fora.. a única coisa que compro lá fora são bugigangas no ebay, onde aliás, vi só o bloco à venda na Alemanha por 126€ + 150€ portes, e danificado nos cilindros..

Por isso vim aqui pedir umas luzes.. vou ter de recorrer a crédito/facilidades para o arranjar e não me posso dar ao luxo de "apostar no cavalo errado".

Se souberes de algum que te pareça em bom estado, diz qualquer coisa.
Ainda só vi isto:

Motor Skoda Octavia/SuperB 2.0 TDI 140CV BKD Sé E São Lourenço ? OLX Portugal

Mas lá está, nem sei se a casa é de confiança, ou se o motor valerá isso no estado em que eventualmente se encontre..

pouco podes ver a olhemtro, mas se depois de montado tiver boa compressao e nao mamar oleo já é bom. até podes checar que outros motores podes meter no carro porque ha versoes do 2.0 tdi revistas com menos problemas de cabeça
 
O meu já tinha fritado a versão A da cabeça na Alemanha, veio para cá já com a versão B montada.
Até ver, a esse nível, tudo ok.
Uff.. vamos ver no que isto vai dar.
 
Back
Top