Mudar carretos onde?

Boas,

Estou a pensar em mudar os carretos da 5ª velocidade devido a esta ser "curta", para uma longa... ou seja eu aos 140Km/h vou nas 3000RPM.

O objectivo é ter melhores consumos em velocidades (150 160) cruzeiro e diminuição do barulho do motor.

Necessitava de informação de quem já efectuou está alteração, e necessitava de contactos de oficinas (Zona Norte) de confiança para efectuar está Mod.

Se os contactos forem contra a norma do forum podem enviar MP.

Obrigado
 
Last edited:
5ª velocidade ?....
Pode fazer a ateração que fizer nos carretos que o resultado será o mesmo.
Para quem não percebe de mecanica é um pouco confuso mas na realidade a última velocidade não tem factor de desmultiplicação....sendo sempre 1/1.
Quer isto dizer que cada volta que o volante do motor der.... o veio secundário dá as mesmas...
Asim sendo... se o volante do motor der duas voltas. o veio secundario dá duas voltas tambem....chama-se a esta "velocidade directa ou prise".
Já nas restantes velocidades é possivel alterar o factor desmultiplicação transmitida ao veio secundário através do respectivos carretos.(carreto móvel e carreto fixo).
No seu caso haverá alternativa, se aplicar uma caixa com seis velocidades implicando a alteração do sector de velocidades ou com a caixa que possui a alteraçao da desmultiplicação do diferencial (ratio).

abraço....
 
O "Art" fez isso na B5_AFN110 dele... usou os da caixa do AJM_PD115... é da Zona Norte... manda-lhe PM.

;)
 
5ª velocidade ?....
Pode fazer a ateração que fizer nos carretos que o resultado será o mesmo.
Para quem não percebe de mecanica é um pouco confuso mas na realidade a última velocidade não tem factor de desmultiplicação....sendo sempre 1/1.
Quer isto dizer que cada volta que o volante do motor der.... o veio secundário dá as mesmas...
Asim sendo... se o volante do motor der duas voltas. o veio secundario dá duas voltas tambem....chama-se a esta "velocidade directa ou prise".
Já nas restantes velocidades é possivel alterar o factor desmultiplicação transmitida ao veio secundário através do respectivos carretos.(carreto móvel e carreto fixo).
No seu caso haverá alternativa, se aplicar uma caixa com seis velocidades implicando a alteração do sector de velocidades ou com a caixa que possui a alteraçao da desmultiplicação do diferencial (ratio).

abraço....

Posso estar errado, mas a velocidade que se aproxima mais da relação 1/1 normalmente é a 4ª daí os testes de potencia serem feitos em 4ª

Quanto a duvida em si, em carros de tracção traseira o normal é alterar o diferencial, não sei se na tua caixa dará para alterar
 
Penso que já houve pessoal a efectuar esta operação, a colocação de um carreto da 5ª por exe. de um bluemotion.
Era uma grande alteração.
 
como disse acima o tal carreto não existe...
em todas as caixas de velocidades a ultima velocidade não tem carreto de desmultiplicação.
a velocidade é feita directamente através do último carreto sincronizador do veio secundário.......encaixando este directamente no carreto do veio primário.

exemplo:
caixa velicidades 5

1ª---dá 5 voltas o volante do motor e o veio primário....1 volta o veio secundário
2ª....dá 4 voltas o volante do motor e o veio primário....1 volta o veio secundário
3ª....dá 3 voltas o volante do motor e o veio primário....1 volta o veio secundário
4ª....dá 2 voltas o volante do motor e o veio primário....1 volta o veio secundário
5ª....dá 1 volta o volante do motor e o veio primário....1 volta o veio secundário

esta é a regra geral da desmultiplicação em mecãnica.

quando o veio secundário dá uma volta o pinhão de ataque do diferencial também
dá uma volta....e atraves da quantidade de dentes da cremalheira vai tansmitir o movimento ás rodas.
É aqui onde a desmultiplicaçao tem um factor importante.

falando em termos conhecidos do grande publico.......uma motorizada...

pinhão de ataque=pinhão dentado do motor de uma motorizada.
cremalheira..... =cremalheira da roda trazeira.
este movimento é transmitido através de uma corrente com elos...
assim ...se aumentarmos o numero de dentes da cremalheira, o factor desmultiplicação fica optimizado para grandes subidas e reduzido para as descidas.
se diminuimos o numero de dentes ,obtemos o resultado inverso.

cada utente de um veículo tem sempre uma preferencia...

escolham a vossa....

abraço....


m.gif
 
geralmente este termo nao se aplica...o termo técnico é denominado de "ratio".
assim se tivermos um diferencial com um pinhao de ataque com 9 dentes e uma
cremalheira (roda de coroa) com 36 dentes o seu ratio tem o valor ....4.
36:9=...4
quer isto dizer que quando o pinhão de ataque dá 4 voltas... as rodas dão 1volta.
se aumentarmos o numero de dentes da roda de coroa para 40 dentes e com o mesmo numero de dentes do pinhão de ataque o seu ratio será de 4.44.
quanto maior for o ratio do diferencial mais este fica optimizado para subidas.
quando diminuimos o ratio... fica optimizado para descidas.
geralmente o ratio da maioria dos veiculos...vem configurado para o valor intermédio.
para vermos o ratio do nosso veiculo este encontra-se inscrito no topo do pinhao de ataque....mas para os mais leigos desta materia tecnica o aconselhável é dirigir-se
a um concessionário audi acompanhado do respectivo numero de chassis.

abraço.....
 
Back
Top