Mudar para discos maiores

Boas tenho uma A4 B6 de 2004 e tenho os discos de origem que sao salvo erro 288mm. Para mudar para uns discos maiores tenho que comprar algo mais alem dos discos?? Já agora qual e a medida dos discos que devo comprar??
 
Eu não quero dar a certeza, mas julgo que se mudares para os de 312mm não é preciso
mudar nada, inclusive as pastilhas são as mesmas.

Penso que apenas é necessário colocar uma peça/adaptador para fazer recuar ligeiramente as maxilas.
E inclusivé acho que houve vários user aqui no forum que o fizeram, é questão de confirmar.
 
Sim, de origem são 288x25mm.

Podes passar com facilidade para os travões da versão 3.0, que são 312x25mm.

Para isso apenas precisas de comprar os discos (óbvio), pastilhas (convém aproveitar para mudar) e os adaptadores das pinças de travão. Isto porque as pinças servem na mesma, mas precisas dos adaptadores de 312mm para puxar as pinças para fora para caber o disco maior.

Fiz isto na minha A4 B6 e gastei cerca de 175 euros nos adaptadores e 230 euros nuns discos perfurados Zimmerman e pastilhas EBC greenstuff.

Cumps,
 
pmgoliv disse:
Sim, de origem são 288x25mm.

Podes passar com facilidade para os travões da versão 3.0, que são 312x25mm.

Para isso apenas precisas de comprar os discos (óbvio), pastilhas (convém aproveitar para mudar) e os adaptadores das pinças de travão. Isto porque as pinças servem na mesma, mas precisas dos adaptadores de 312mm para puxar as pinças para fora para caber o disco maior.

Fiz isto na minha A4 B6 e gastei cerca de 175 euros nos adaptadores e 230 euros nuns discos perfurados Zimmerman e pastilhas EBC greenstuff.

Cumps,

Boas...

E notaste alguma diferença notoria ?

Sendo as maxilas iguais, isto é o mesmo numero de bombitos/embolos (Apenas 1, penso eu), só aumentaste o diametro do disco..., teoricamente a diferença não é muito significativa..., repito, teoricamente...

aguarda-se testemunhos... :lol:
 
Tinoni disse:
Boas...

E notaste alguma diferença notoria ?

Sendo as maxilas iguais, isto é o mesmo numero de bombitos/embolos (Apenas 1, penso eu), só aumentaste o diametro do disco..., teoricamente a diferença não é muito significativa..., repito, teoricamente...

aguarda-se testemunhos... :lol:

Se a diferença não se notasse, o A4 B6 3.0 não trazia discos de 312mm... trazia 288mm na mesma. ;)

Óbvio que com pinças maiores e de mais êmbolos, a superfície e a pressão de travagem seriam ainda maiores. Acontece que sendo os discos maiores, a cada volta da roda, a superfície de disco em contacto com a pastilha é maior. Para além do mais o arrefecimento é melhor.

Juntando a isso ter colocado discos perfurados e pastilhas EBC greenstuff, a diferença na travagem nota-se. E nota-se mais quanto mais solicito os travões, pois os anteriores discos/pastilhas iam perdendo eficácia com muito aquecimento e este novo conjunto parece que quanto mais aquece melhor trava.
 
Mantendo o tamanho de origem mas passado para discos perfurados ou ranhurados já se nota, e bem. Aumentado o tamanho melhor ainda. :green:
 
pmgoliv disse:
Se a diferença não se notasse, o A4 B6 3.0 não trazia discos de 312mm... trazia 288mm na mesma. ;)

Óbvio que com pinças maiores e de mais êmbolos, a superfície e a pressão de travagem seriam ainda maiores. Acontece que sendo os discos maiores, a cada volta da roda, a superfície de disco em contacto com a pastilha é maior. Para além do mais o arrefecimento é melhor.

Juntando a isso ter colocado discos perfurados e pastilhas EBC greenstuff, a diferença na travagem nota-se. E nota-se mais quanto mais solicito os travões, pois os anteriores discos/pastilhas iam perdendo eficácia com muito aquecimento e este novo conjunto parece que quanto mais aquece melhor trava.

Mas como é k a superficie de contacto é maior se as pastilhas sao as mesmas...ou pelo menos dos mesmo tamanho?!?!! Se as pastilhas e maxilas têm o mesmo tamanho, entao a superficie de contacto com o disco mantem-se a mm...:S ou estou a ver mal?!
 
Pc_WinBoard disse:
Mas como é k a superficie de contacto é maior se as pastilhas sao as mesmas...ou pelo menos dos mesmo tamanho?!?!! Se as pastilhas e maxilas têm o mesmo tamanho, entao a superficie de contacto com o disco mantem-se a mm...:S ou estou a ver mal?!

Imagina uma circunferência dentro de outra maior. Imagina que a maior é a delimitação do exterior do pneu e a de dentro é a delimitação do exterior do disco. Agora abre as duas circunferências. Obviamente a maior terá uma maior extensão (perímetro do pneu), enquanto que a circunferência menor tem naturalmente uma menor extensão.

Agora imagina um circunferência interior maior do que a inicial. Obviamente que a extensão dela será maior.

Fazendo o paralelismo com os discos, significa que no segundo caso, a extensão/superfície do disco é maior, para o mesmo perímetro de roda.

Isso significa que a cada volta do pneu (a extensão deste não se altera), a superfície de disco sobre o qual a pastilha (embora igual) faz pressão é maior.

Espero que se perceba. Não sou das físicas, mas é basicamente isto.

Cumps,
 
entrando um pouco pela física e com exemplos comuns .. há uma coisa chamada momento da força, porquê que para abrir uma porta empurras/ puxas pelo puxador que está na extremidade da porta? porquê que não abres/fechas a porta num ponto junto á dobradiça?
a força aplicada num ponto a multiplicar pela distância ao ponto de rotação, dá o dito momento da força, logo quanto maior for a distância, maior é o momento

resumindo para abrir a porta junto a dobradiça, precisas de uma força muito grande, pois a distancia ao ponto de rotação é pequena e mesmo assim por vezes não consegues abrir a porta, por outro lado na outra extremidade da porta com um pequenino toque, com uma pequena força abres sem qualquer dificuldade ..

traduzindo isto po carro, se a distância do disco ao seu centro de rotação aumentar o momento final vai ser maior,
logo é mais fácil travar o carro
isto é apenas um dos vários factores que contribui para uma melhor travagem mesmo tendo os mesmo calços, e apenas aumentar o tamanho de disco
 
Com tanta fisica e tanta teoria, conseguiram baralharme... :P :P :P :P :P

Mas ja estou a perceber...;) A unica desvantagem de ter o sistema assim é k so gastamos uma parte do disco.... metade prai..ne?!
Mas tem logica...LOLO ja tou fartod e tentar perceber isso e so agora percebi... :green: :green: :green:

Obrigado;)
 
Pc_WinBoard disse:
Com tanta fisica e tanta teoria, conseguiram baralharme... :P :P :P :P :P

Mas ja estou a perceber...;) A unica desvantagem de ter o sistema assim é k so gastamos uma parte do disco.... metade prai..ne?!
Mas tem logica...LOLO ja tou fartod e tentar perceber isso e so agora percebi... :green: :green: :green:

Obrigado;)

nao ..nao existe essa desvantagem, porque a dimensão da area de disco sobre qual a pastilha actua é igual ..o que aumenta é a distancia dessa zona ao centro de rotação!
 
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